Continentes, oceanos e mares mundiais – 8º Ano – 3ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 02/10/2020

Galera!!!

Sejam bem vindos!

Hoje vamos fazer uma grande viagem!

Reconhecer e localizar os continentes, oceanos e mares mundiais.

Para tornar sua viagem mais interessante…

…é preciso que vocês observem os mapas e façam a leitura deste texto e de outras fontes de informações.

Continentes, mares e oceanos

          Ao analisarmos a superfície da terra através de recursos como mapas e fotos, concluiremos que a porção de terra na superfície (continentes e ilha) é inferior à quantidade de água dos oceanos e mares (massa líquida). Isso pode ser visto claramente na imagem do mapa-múndi.


Nosso primeiro destino será pelos mares…

…e depois pelos continentes.

Vem comigo!!!!

Mares

Os mares possuem características diferenciadas e podem ser vistos de várias maneiras:

Mares interiores

Apesar de estarem ligados ao oceano através de estreitos e canais, encontram-se quase totalmente envolvidos por terra. Como exemplo citamos o Báltico, Vermelho, Negro e Mediterrâneo.

Imagem de satélite do mar Mediterrâneo.

Mares abertos

          Possuem ligação direta com as águas oceânicas, como por exemplo o Mar das Antilhas e o Mar da China.

Mares fechados

    Sustentam-se de forma isolada dos oceanos, como o Cáspio, Aral e Morto.

Continentes

 Um continente é uma vasta extensão de terra cercada pelas águas oceânicas, correspondendo a cada uma das divisões tradicionais da Terra.

Principais características dos continentes

Continente Americano

          Seu formato é alongado no sentido norte-sul, sendo dividido pela linha do Equador. Ao norte, tem-se o Trópico de Câncer; ao sul, o Trópico de Capricórnio. Na porção setentrional está o Círculo Polar Ártico. A leste e oeste do continente tem-se os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente. Ao norte, o continente é envolvido pelas águas geladas do Glacial Ártico. O continente americano é formado por dois grandes blocos que se unem por um istmo (um “corredor de terras”), que condiz ao tamanho do continente da América Central.

Continente Africano

Encontra-se separado da Eurásia pelo caminho do canal de Suez, que faz a ligação entre os mares Vermelho e Mediterrâneo. Extenso, seus 30 milhões de quilômetros são banhados pelos oceanos Atlântico (oeste) e Índico (leste), além dos mares Vermelho e Mediterrâneo. Entre todos os continentes é o mais encorpado, sendo dividido ao sul pelo Trópico de Capricórnio, ao norte pelo Trópico de Câncer e, ao centro, pela Linha do Equador.

Continente Eurasiano

          Diferencia-se dos demais continentes por ser o que possui o maior bloco continental. É banhado pelos oceanos Pacifico (leste), Atlântico (oeste), Glacial Ártico (norte) e Índico (sul). O continente eurasiano é circundado por diversos mares: Mediterrâneo, Vermelho, Arábico, Cáspio, Negro, Bering e do Norte. Divide-se pelo Círculo Polar Ártico, pelo Trópico de Câncer e Equador (unicamente na parte insular: Malásia e Indonésia).

Continente Australiano

Localiza-se na latitude do Trópico de Capricórnio (hemisfério sul), tendo suas costas banhadas pelos oceanos Pacífico (oeste) e Índico (leste). Destaca-se dos demais continentes por ser o menor.

Continente Antártico

O continente é banhado pelas águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. É praticamente todo coberto por uma encorpada camada de gelo. Encontra-se envolvido pelo Círculo Polar Antártico.

Ocupação dos continentes

          Em razão dos continentes serem distintos uns dos outros em forma de ocupação, convencionou-se, a partir do período de ocupação feito pelo homem, a designação própria para cada um deles.

Antigo Continente ou Velho Mundo: Região de onde saíram os colonizadores (Eurásia e África).

Novo Continente ou Novo Mundo: Região colonizada pelos europeus e descoberta por Cristóvão Colombo no século XV (América).

Novíssimo Continente: Chamada de Oceania e também conhecida como continente Australiano (Austrália, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico). Região tomada pelos europeus no início do século XVIII. Também usamos no sistema geográfico a denominação Mundo Oriental e Mundo Ocidental, tendo como referência a longitude inicial de Greenwich.

http://Disponível em: https://tinyurl.com/continentes-mares-oceanos Acesso em: 04 de set de 2020.

Agora chegou o momento de você registrar o seu conhecimento.

Atividades

  1. “Os oceanos ocupam cerca de 70,7% da superfície terrestre, e o _________________, com extensão de aproximadamente 146,5 milhões de quilômetros quadrados, é o maior de todos eles. Ele também apresenta a maior profundidade média: 4.049 metros, sendo que o ponto mais profundo, na fossa das Marianas, atinge 11.022 metros”.

Retirado de: www.brasilescola.com

     O nome do oceano que preenche a lacuna conforme as características citadas é o:

    a) (   ) Índico

b) (   ) Pacífico

c) (   ) Atlântico

d) (   ) Glacial Ártico

  1. O planeta Terra possui seis continentes, que apresentam 149.440.850 quilômetros quadrados, ocupando aproximadamente 29,3% da superfície terrestre. Marque a alternativa que indica o maior continente da Terra.

    a) (   ) Ásia

b) (   ) África

c) (   ) América

d) (   ) Europa

  1. A Terra é habitada por 6,826 bilhões de pessoas, conforme dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Alguns continentes apresentam maior contingente populacional, abrigando boa parte dos habitantes da Terra. Portanto, marque a alternativa que corresponde ao continente mais habitado.

     a) (   ) América

b) (   ) Europa

c) (   ) África

d) (   ) Ásia

  1. Do ponto de vista histórico-geográfico, podemos dividir o mundo em Velho Mundo; Novo Mundo e Novíssimo Mundo. Quais continentes pertencem ao velho mundo?

 

  1. Quais são as principais diferenças entre os mares e os oceanos?

 

  1. Cite as principais características do continente africano.

Que legal!

Chegamos ao final de mais uma aventura.

Não se esqueça de compartilhar com seus colegas e o seu professor.


8º GEO 3ª quinzena 3º corte

Baixe e imprima sua atividade

Até a próxima e se cuidem!!!