Portal NetEscola

Conto de animais – 8 ª Semana – Língua Portuguesa 6° Ano - 15/06/2020

Bem vindas e bem vindos
a mais uma aula de
Língua Portuguesa

Hoje continuaremos a falar sobre...

Contos de animais

Atividades

Cachorrinhos para venda

    Um rapazinho olhou para o letreiro da loja onde estava escrito: “Vendem-se cachorrinhos.”

    — Por quanto vai vender os cachorrinhos? — perguntou.

    — Entre trinta e cinquenta reais — respondeu o dono da loja.

    — Tenho dois reais— disse o rapazinho. — Posso vê-los?

    O dono da loja sorriu e assobiou, e do canil saíram cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos ia ficando bastante para trás. O rapazinho viu imediatamente o cachorrinho atrasado que mancava, e disse:

    — O que é que tem aquele cãozinho?

    O dono da loja explicou que ele não tinha o encaixe da anca e que seria sempre manco. O rapazinho ficou entusiasmado:

    — É esse cãozinho que eu quero comprar.

 O dono da loja comentou:

   — O cão não está à venda. Se quiseres, te dou.

   O rapazinho ficou muito aborrecido. Olhou bem nos olhos o dono da loja e disse:

    — Não quero que me dê. Esse cãozinho vale cada centavo, tal como os outros, e vou pagar o preço total. Vou dar-lhe dois reais por mês até o ter pago.

    O dono da loja insistiu.

    — Não podes querer comprar este cãozinho. Nunca vai conseguir correr e saltar contigo como os outros cães.

    A isso, o rapaz respondeu, baixando-se e levantando a perna da calça. Mostrou em seguida a perna esquerda muito torta e defeituosa, presa por um grande aro de metal. Olhou para o dono da loja e respondeu suavemente:

    — Eu também não corro lá muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que o compreenda!

Dan Clark: Canja de galinha para a alma – Mem Martins, Lyon Edições, 2002

Adaptado de: lerpensar.wordpress.com/2008/04/25/cachorrinhos-para-) venda/

      Disponível em: https://contosparacrescer.wordpress.com/2010/11/14/cachorrinhos-para-venda/, acesso em27 de maio de 2020

GOSTOU DA HISTÓRIA? VAMOS INTERPRETAR O TEXTO!

Se liga na dica! Anote as respostas no seu caderno

1. Por qual valor o dono da loja vendia os cachorrinhos? 

a) ( ) Entre trinta e sessenta reais.

b) ( ) Cinquenta reais.

c) ( ) Entre trinta e cinquenta reais.

d) ( ) Trinta reais.

 

2. Quanto em dinheiro o rapazinho tinha?

a) ( ) Um real.

b) (  ) Dois reais.

c) ( ) Cinco reais.

d) (  )  Três reais.

 

3. O menino queria comprar qual cãozinho?

a) ( ) O cãozinho marrom.

b) ( ) O cãozinho manco.

c) ( )  O cãozinho dorminhoco.

d) ( ) O cãozinho pequeno.

 

4. Por que o dono da loja não queria vender o cãozinho?

 

5. Por que o menino escolheu o cachorrinho manco?

 

6. Quem são as personagens da história?

 

7. Em que cenário (lugar) a história acontece?

 

8. Qual é o título do conto? E o autor?

 

9. Você compraria um cachorrinho com deficiência motora? Por quê?

 

10. O fato de o garoto usar aparelho para sua locomoção ajudou -o a se identificar com o cachorrinho. Por quê?

 

11.  Ao contestar o dono da loja, o garoto teve motivo. Qual era esse motivo?

a) (  ) O garoto era mal educado.

b) ( ) A deficiência do cachorrinho não era motivo para que se sentisse pena dele.

c) (  ) O preço do cachorrinho era alto.

 

12. Esse cãozinho vale cada centavo, tal como os outros… Com essa afirmação o garoto deixa claro que

a) (  ) o cão estava barato demais.

b) (  ) os outros deviam custar menos.

c) (  ) o dono deveria parcelar a venda.

d) (   ) embora portador de deficiência física, isso não o impediria de ter uma vida normal.

Eba! chegou a sua vez de escrever um lindo texto!

Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto, considerando sua finalidade, características e os elementos do conto.Não se esqueça da revisão e correção do seu texto. Lembre-se, um texto de qualidade deve ser projetado, rascunhado e revisado, sempre.

 

Use e a sua criatividade e escreva um conto de animais!

 

Vou começar uma história e você continua usando a sua imaginação.

Combinado?

A onça e o gato

A onça pediu ao gato para lhe ensinar a pular, e o gato prontamente lhe ensinou. Depois indo juntos para a fonte encontraram lá o rato, e então disse a onça para o gato:

– Compadre, vamos ver quem de um só pulo pega o camarada rato?

– Vamos, disse o gato.

– Só você pulando adiante, disse a onça.

 O gato pulou em cima do rato…

Agora, você continua...

É hora de avaliar seu texto

Responda no seu caderno

  1. O que foi narrado em seu texto está claro? É fácil de entender?
  2. A linguagem está formal, clara e objetiva?
  3. O leitor conseguirá entender?
  4. Seu conto tem um título?
  5. Seu texto está escrito conforme as normas-padrão da língua?
  6. Usou parágrafos?
  7. Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens?
  8. Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases?
  9. Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras?
  10. Usou a pontuação adequadamente?

Parabéns pelo seu esforço!
Por hoje é só...
Até a próxima aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *