Conto de animais – 8 ª Semana – Língua Portuguesa 6° Ano - 15/06/2020
Bem vindas e bem vindos
a mais uma aula de
Língua Portuguesa
Hoje continuaremos a falar sobre…
Contos de animais
Atividades
Cachorrinhos para venda
Um rapazinho olhou para o letreiro da loja onde estava escrito: “Vendem-se cachorrinhos.”
— Por quanto vai vender os cachorrinhos? — perguntou.
— Entre trinta e cinquenta reais — respondeu o dono da loja.
— Tenho dois reais— disse o rapazinho. — Posso vê-los?
O dono da loja sorriu e assobiou, e do canil saíram cinco bolinhas de pelo. Um dos cachorrinhos ia ficando bastante para trás. O rapazinho viu imediatamente o cachorrinho atrasado que mancava, e disse:
— O que é que tem aquele cãozinho?
O dono da loja explicou que ele não tinha o encaixe da anca e que seria sempre manco. O rapazinho ficou entusiasmado:
— É esse cãozinho que eu quero comprar.
O dono da loja comentou:
— O cão não está à venda. Se quiseres, te dou.
O rapazinho ficou muito aborrecido. Olhou bem nos olhos o dono da loja e disse:
— Não quero que me dê. Esse cãozinho vale cada centavo, tal como os outros, e vou pagar o preço total. Vou dar-lhe dois reais por mês até o ter pago.
O dono da loja insistiu.
— Não podes querer comprar este cãozinho. Nunca vai conseguir correr e saltar contigo como os outros cães.
A isso, o rapaz respondeu, baixando-se e levantando a perna da calça. Mostrou em seguida a perna esquerda muito torta e defeituosa, presa por um grande aro de metal. Olhou para o dono da loja e respondeu suavemente:
— Eu também não corro lá muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que o compreenda!
Dan Clark: Canja de galinha para a alma – Mem Martins, Lyon Edições, 2002
Adaptado de: lerpensar.wordpress.com/2008/04/25/cachorrinhos-para-) venda/
Disponível em: https://contosparacrescer.wordpress.com/2010/11/14/cachorrinhos-para-venda/, acesso em27 de maio de 2020
GOSTOU DA HISTÓRIA? VAMOS INTERPRETAR O TEXTO!
Se liga na dica! Anote as respostas no seu caderno
1. Por qual valor o dono da loja vendia os cachorrinhos?
a) ( ) Entre trinta e sessenta reais.
b) ( ) Cinquenta reais.
c) ( ) Entre trinta e cinquenta reais.
d) ( ) Trinta reais.
2. Quanto em dinheiro o rapazinho tinha?
a) ( ) Um real.
b) ( ) Dois reais.
c) ( ) Cinco reais.
d) ( ) Três reais.
3. O menino queria comprar qual cãozinho?
a) ( ) O cãozinho marrom.
b) ( ) O cãozinho manco.
c) ( ) O cãozinho dorminhoco.
d) ( ) O cãozinho pequeno.
4. Por que o dono da loja não queria vender o cãozinho?
5. Por que o menino escolheu o cachorrinho manco?
6. Quem são as personagens da história?
7. Em que cenário (lugar) a história acontece?
8. Qual é o título do conto? E o autor?
9. Você compraria um cachorrinho com deficiência motora? Por quê?
10. O fato de o garoto usar aparelho para sua locomoção ajudou -o a se identificar com o cachorrinho. Por quê?
11. Ao contestar o dono da loja, o garoto teve motivo. Qual era esse motivo?
a) ( ) O garoto era mal educado.
b) ( ) A deficiência do cachorrinho não era motivo para que se sentisse pena dele.
c) ( ) O preço do cachorrinho era alto.
12. Esse cãozinho vale cada centavo, tal como os outros… Com essa afirmação o garoto deixa claro que
a) ( ) o cão estava barato demais.
b) ( ) os outros deviam custar menos.
c) ( ) o dono deveria parcelar a venda.
d) ( ) embora portador de deficiência física, isso não o impediria de ter uma vida normal.
Eba! chegou a sua vez de escrever um lindo texto!
Para tanto, deve-se planejar a escrita do texto, considerando sua finalidade, características e os elementos do conto.Não se esqueça da revisão e correção do seu texto. Lembre-se, um texto de qualidade deve ser projetado, rascunhado e revisado, sempre.
Use e a sua criatividade e escreva um conto de animais!
Vou começar uma história e você continua usando a sua imaginação.
Combinado?
A onça e o gato
A onça pediu ao gato para lhe ensinar a pular, e o gato prontamente lhe ensinou. Depois indo juntos para a fonte encontraram lá o rato, e então disse a onça para o gato:
– Compadre, vamos ver quem de um só pulo pega o camarada rato?
– Vamos, disse o gato.
– Só você pulando adiante, disse a onça.
O gato pulou em cima do rato…
Agora, você continua…
É hora de avaliar seu texto
Responda no seu caderno
- O que foi narrado em seu texto está claro? É fácil de entender?
- A linguagem está formal, clara e objetiva?
- O leitor conseguirá entender?
- Seu conto tem um título?
- Seu texto está escrito conforme as normas-padrão da língua?
- Usou parágrafos?
- Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens?
- Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases?
- Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras?
- Usou a pontuação adequadamente?
Parabéns pelo seu esforço!
Por hoje é só…
Até a próxima aula