Contos populares (de encantamento) – 3 ª SEMANA – Língua Portuguesa – 6° Ano - 27/08/2020

Estamos de volta! “OI NÓIS AQUI TRAVEIS” | Inacio Vacchiano – Filósofo,  jurista, jornalista, escritor, etc.

I – OBJETO DE CONHECIMENTO: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de
sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. Gênero discursivoContos populares (de encantamento).

II- ATIVIDADE I

Era uma vez… um moleiro que tinha três filhos. Um dia, chamou-os para lhes dizer que ia repartir por eles todos os seus bens. Ao mais velho deu o moinho, ao do meio deu o burro e ao mais novo deu o gato. O filho mais novo ficou muito triste porque o pai não tinha sido justo para com ele. Mas, surpresa das surpresas, o gato começou a falar!

-Dá-me um saco e um par de botas.

O rapaz ficou muito espantado e obedecendo ao pedido do gato no dia seguinte, lá foi comprar um saco e umas botas.

– Aqui estão, meu amigo! disse ele.

O gato calçou as botas, pegou no saco e lá foi floresta fora. Como era muito esperto, não demorou muito a apanhar uma lebre bem gordinha, que a pôs dentro do saco. Com o pesado saco às costas, o gato dirigiu-se ao castelo do rei e ofereceu-lhe a lebre, dizendo:

– Majestade, venho da parte do meu amo o marquês de Carabás, trago-lhe esta linda lebre de presente.

O rei ficou muito impressionado e contente com aquela atitude e disse:

– Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!

Daí em diante o gato repetiu aquele gesto várias vezes, levando vários presentes ao rei e dizendo sempre que era uma oferta do seu amo. Um dia, diz o gato a seu amo:

– Senhor, tomai banho neste rio que eu trato de tudo.

O gato esperou que a carruagem do rei passasse junto ao rio onde o seu amo tomava banho e
pôs-se a gritar:

– Socorro! Socorro! O meu amo, o marquês de Carabás, está a afogar-se! Ajudem-no!

O rei mandou logo parar a carruagem e ajudou o marquês, dando-lhe belas roupas e convidando-o a passear com ele e com a filha, a princesa, na carruagem real.

O gato desata então a correr à frente da carruagem. Pela estrada fora, sempre que via alguém a trabalhar nos campos, pedia-lhes que dissessem que trabalhavam para o marquês de Carabás. O rei estava cada vez mais impressionado e contente com aquela atitude e disse:

-Diz ao teu amo que lhe agradeço muito!
O gato chega por fim ao castelo do gigante, um ogro, onde todas as coisas eram grandes e
magníficas.

O gato pede para ser recebido pelo gigante e pergunta-lhe:

-É verdade que consegues transformar-te num animal qualquer?

– É! disse o gigante. Então o gato pede-lhe que se transforme num rato. E assim foi.

O gato que estava atento, deu um salto, agarrou o rato e comeu-o.

O rei, a princesa e o marquês de Carabás chegam ao castelo do gigante, onde são recebidos pelo gato:

– Sejam bem-vindos à propriedade do meu amo! diz o gato.

O rei nem queria acreditar no que os seus olhos viam:

– Tanta riqueza! Tem que casar com a minha filha, senhor marquês – diz o rei.

E foi assim que, graças ao seu gato, o filho de um moleiro casou com a princesa mais bela do reino.

Charles Perrault
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49885 acesso em 5 de ago de 2020

Gostaram do conto? Agora, vamos fazer as atividades!!!

1- Nesse texto, há presença de um narrador. Você identifica que tipo de narrador e em que pessoa foi escrita esta narrativa?

2- Nos contos de encantamento geralmente possuem algo mágico, uma fada ou um bruxo, etc. O texto acima traz alguma característica neste sentido e em qual personagem?

3- Que fato desencadeou as atitudes do gato? Achou certo ou não? Justifique.

4- Você já observou que em muitos contos de encantamento se iniciam com a expressão” Era uma vez…” Na sua opinião o que ela indica?

5- Na composição da narrativa há algumas frases com travessão, exemplo: “ — Diz ao teu amo que
lhe agradeço muito! Ele indica
a) ( ) a ira de alguém.
b) ( ) a descoberta de um segredo.
c) ( ) um caminho para alguém trilhar.
d) ( ) a fala de algum personagem.

6- Escreva os números das figuras de acordo com a ordem dos acontecimentos do conto.

Leia e observe o cartaz a seguir e responda:

7- Qual o tema tratado?

8- Que mensagem eles querem passar para as pessoas?

9- Marque a alternativa que contenha 3 características do cartaz.
a) ( ) letras minúsculas – mesmo tamanho – uma cor só.
b) ( ) letras diferentes na cor – no tamanho – sem imagens.
c) ( ) texto objetivo – uso de cores – imagens
d) ( ) texto chamativo – cor única – linguagem técnica.

10- O público-alvo desse cartaz é
a) ( ) crianças em um parque.
b) ( ) colegas de escola.
c) ( ) pessoas que moram nos arredores (ou condomínio).
d) ( ) aos professores e amigos em particular.

Por hoje é só pessoal, bom descanso a todos | Toluna