Diferentes formas de uso do solo – 3 ª e 4 ª Aula Geografia – 6 º Ano - 20/05/2020

Ola pessoal! Tudo bem com vocês? Vamos para mais uma atividade?

Os Solos

Os solos e suas composições variam conforme as características de suas rochas formadoras e das ações dos agentes de transformação.

solo é a camada superficial da Terra. De maneira geral, ele é conhecido como sendo “a terra”, aquilo em que pisamos; mas sob o ponto de vista da Geografia, é o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, sendo, portanto, uma importante fonte de vida. Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre.

Os solos originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo. Em razão disso, suas características e composições estão diretamente vinculadas às rochas que lhe deram origem, associadas também às heranças e marcas causadas pelo tempo.

O processo formativo dos solos pode levar milhares e milhares de anos, mas em algumas zonas, ele ainda se encontra em processo de formação. Um exemplo disso são as formações rochosas, onde é difícil a presença de algumas espécies vegetais.

Os solos diferenciam-se um dos outros entre os diversos lugares da Terra em virtude da influência do clima em suas composições. Assim, zonas com maior temperatura e umidade, por exemplo, formam solos diferentes daqueles existentes em regiões de clima mais seco e ameno.

Tipos de solo: Quanto aos seus tipos, os solos possuem uma ampla variedade, apresentando diferentes cores, texturas, porosidades e outras características.

Arenoso: Os solos do tipo arenoso são aqueles que mais sofreram com as ações do intemperismo. Eles possuem uma grande quantidade de minerais primários e oferecem grandes dificuldades para a permanência de plantas e micro-organismos em função da sua elevada porosidade e permeabilidade, que impedem o acúmulo de água e nutrientes.

Orgânico ou Organossolos: Ao contrário dos solos arenosos, os orgânicos são extremamente férteis em razão da elevada quantidade de nutrientes neles existente, o que ocorre graças à decomposição de plantas, corpos de animais e micro-organismos.

Argiloso: São solos compostos, basicamente, por ferro e alumínio, sendo bastante úmidos em face de sua baixa permeabilidade. São relativamente férteis e permitem a presença de vegetações, porém não é indicado para a prática da agricultura.

Áridos: São aqueles solos que se formaram ou se transformaram em regiões com baixos índices de chuvas, com pouquíssimas quantidades de água. Sofrem bastante com as ações do intemperismo e costumam ser pouco férteis.

Latossolos: Solos minerais cuja coloração varia de acordo com os tipos de minerais predominantes. Podem ser vermelhos, amarelos e alaranjados. Apresentam muitos desgastes em suas superfícies e são suscetíveis a erosões.

Além desses principais tipos, existem muitos outros, cujas denominações se alteram conforme os critérios adotados e o tipo de classificação elaborada.

ATIVIDADES

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica originada da decomposição de animais e plantas.

Podemos dizer que a vida está profundamente ligada ao solo. Por quê?

02. A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas.

Explique em poucas palavras, o porquê da erosão aumentar quando a vegetação natural de uma área é removida.

03. O Brasil se destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo. Após algum tempo de cultivo, é preciso acrescentar fertilizante ao solo. Por que não é necessário tomar essa medida em vegetações naturais (nativas)?

04. “A cobertura vegetal, matas e florestas, desenvolvem importantes papéis na manutenção do solo e na qualidade do ar que respiramos”. Justifique essa afirmação.

05. A diversidade de vegetação e sua localização são influenciadas
a) pela chuva e pelas rochas
b) pelo tipo de solo e condições do clima
c) por condições climáticas e pela população
d) pelos ventos e pelos oceanos

06. O que significa um solo ser permeável ou impermeável?

07. Por que é melhor plantar em solo com muita matéria orgânica (húmus)?

08. Solos pouco porosos são bons para a agricultura? Por quê?


Deixe um comentário