Equação do 1° grau com duas incógnitas – 6 ª Aula Matemática 8 ° Ano – 10/06/2020 - 10/06/2020
Olá pessoal! Vamos aprender hoje sobre Equações do 2° grau com duas incógnitas.
Veja o vídeo a seguir que explica sobre.
Como esse estudo será voltado para sistemas de equações lineares, então, vamos entender primeiramente o conceito de uma equação linear.
Uma equação será dita linear quando puder ser escrita dessa forma:
a1 ·x1 + a2 ·x2 + a3 ·x3 +…+ an ·xn = k
Em que (a1,a2,a3,…,an) são os coeficientes da equação, (x1,x2,x3,…,xn) são as incógnitas e devem ser lineares e k é o termo independente.
As equações do 1º grau com duas incógnitas são representadas pela expressão ax + by = c, com a ≠ 0, b ≠ 0 e c assumindo qualquer valor real. Nesse modelo de equação, os valores de x e y estão ligados através de uma relação de dependência.
Veja as equações a seguir conforme sua quantidade de incógnitas.
-2x + 1 = -8 Equação linear com uma incógnita
5p + 2r =5 Equação linear com duas incógnitas
Para encontrarmos numa equação de 1º grau com duas incógnitas, por exemplo, 4x + 3y = 0, os valores de x e de y é preciso relacionar essa equação com outra ou outras com as mesmas incógnitas. Essa relação é chamada de sistema.
Exemplo
João usou apenas cédulas de R$ 20,00 e de R$ 5,00 para fazer um pagamento de R$ 140,00. Quantas cédulas de cada tipo ele usou, sabendo que no total foram 10 cédulas?
x cédulas de 20 reais y cédulas de 5 reais
Equação do número de cédulas: x + y = 10
Equação da quantidade e valor das cédulas: 20x + 5y = 140
MÉTODO DA SUBSTITUIÇÃO
O primeiro passo consiste em escolher uma das equações e isolar uma das incógnitas. Assim,
No segundo passo, basta substituir, na outra equação, a incógnita isolada no primeiro passo. Logo,
O terceiro passo, consiste em substituir o valor encontrado no segundo passo em qualquer uma das equações.
Assim,
x = 10 – 4→x = 6. Como x representa o número de cédulas de R$ 20,00 e y o número de cédulas de R$ 5,00, temos que João gastou 6 cédulas de 20 reais e 4 cédulas de 5 reais.
MÉTODO DA ADIÇÃO
Considere o mesmo sistema do exemplo 1.
E substituindo o valor de x em qualquer uma das equações temos:
Portanto, a solução do sistema é S {(6, 4)}
Equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b
EXEMPLO 1
Uma fazenda possuía 3 celeiros quadrados com o mesmo tamanho de lado para guardar arroz, feijão e trigo. A área total utilizada é de 300 m². Qual é a medida do lado do celeiro destinada para o armazenamento do arroz?
Vamos fazer um esboço da situação.
Observe que neste caso estamos considerando que a medida do lado é igual a um número L que ainda não sabemos qual é. Você pode considerar qualquer outra letra para representar esta medida.
Veja: se são quadrados de lado L metros, podemos dizer que cada um ocupa a área relativa a um quadrado de lado L, ou seja, L² metros quadrados.
Podemos dizer, então que temos:
L²+ L²+ L²=300
Ou seja,
3L²=300
Essa é a equação que podemos utilizar para traduzir o problema para a linguagem algébrica.
Agora, observe que:
3 x L²=3 x 100
Neste caso, concluímos que:
L²=100
Por isso, estamos procurando “de onde veio esse quadrado?”, ou seja, o número 100 é o quadrado de qual número?
L²=10²
Sabendo disso, chegamos a conclusão que L=10. Então o lado do celeiro em que o arroz é armazenado (assim como os outros celeiros) é igual a 10 metros.
Vamos praticar! Resolva em seu caderno os exercícios.
1. Observe o sistema de equações a seguir e encontre o valor de x e y e determine a solução do sistema.
02. Xayane resolveu, em um final de semana, 36 exercícios de matemática a mais que Yara. Sabe-se que o total de exercícios resolvidos por elas foram 90.
Dessa forma é possível afirmar que o número de questões que Xayane resolveu é igual a:
(A) 63.
(B) 54.
(C) 36.
(D) 27.
3. A soma de dois números dados é 8 e a diferença entre estes mesmos números é igual a 4. Quais sãos os números?
4. A quantidade de pontos em um jogo de Alberto é o dobro da quantidade de pontos do Beto nesse mesmo jogo. Somando a pontuação dos dois tem-se o total de 150 pontos. Quantos pontos tem Alberto?
Dica: Indique a quantidade de pontos de cada um deles por uma incógnita (letra que representará um valor desconhecido)
Alberto = x e Beto = y
5. Em um abrigo para animais, entre gatos e cachorros, há 300 animais. Se o número de gatos é igual a metade do número de cachorros, determine quantas são o número de gatos e quantos são o número de cachorros.
6. Em um sítio existem cavalos, e galinhas, fazendo um total de 60 cabeças e 180 pés. Quantos são os animais de duas patas e quantos são os de quatro patas?
7. Para construir 3 paredes quadradas do seu banheiro, Arya precisou de 27 azulejos de 1 m² cada um. Qual é a medida da largura do banheiro de Arya?
(dica: utilize a equação 3x²=27 construída a partir dessa situação problema)
8. Determine o lado de um quadrado que é face de um cubo que possui superfície total medindo 150 cm².
9. Uma colcha com 10 retalhos quadrangulares idênticos possui uma superfície de 10m². Qual seria a medida do lado de cada retalho?
10. Um tapete possui uma área quadrada de 5m². Qual é a medida aproximada do lado deste tapete?
Ufa!! Acabamos por aqui!
Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas e com o seu professor.
Até a próxima, pessoal!!!
Muito bom…………