Portal NetEscola

Esporte de Campo e Taco – Beisebol - 17/08/2020

História e origem do Beisebol

 

Há quem defenda que o Beisebol foi criado nos Estados Unidos, em 1839, pelo oficial combatente Abner Doubleday. Do mesmo modo, outros tantos defendem que ele é uma criação legitimamente inglesa.

A segunda é muito bem aceita, principalmente, porque no século XVIII, na Inglaterra, havia um jogo muito semelhante, mas chamado de “rounders”. Dessa forma, é estabelecida a teoria de que o esporte foi levado aos Estados Unidos pelos imigrantes ingleses.

Oficialmente, a National League, que é uma das instituições mais antigas da modalidade na América do Norte, reconhece Doubleday como o responsável por estabelecer as bases do esporte, de modo que a primeira partida foi disputada em Nova York em 1839.

Já o Congresso Nacional norte-americano, em 1953, declarou oficialmente que Alexander Cartwright foi o criador do esporte, embora alguns historiadores apontem que ele apenas contribui para a consolidação das regras do beisebol.

Antes de tudo isso, no século XIV, há registro documental de um esporte com características semelhantes na França. Levando em consideração este fato, a origem da modalidade fica ainda mais incerta.

Apesar de tudo, no decorrer do tempo o beisebol ganhou muita popularidade ao redor do mundo, principalmente na América do Norte. Nos Estados Unidos, principalmente, ele é um fator cultural importantíssimo. Além de muitos adeptos ao esporte, as competições ao redor do país reúnem uma infinidade de torcedores.

 

No Brasil, este não é um esporte muito praticado. O beisebol chegou ao país em 1936, na cidade de São Paulo. No início, o maior destaque na prática ficou por conta dos imigrantes norte-americanos e japoneses que residiam aqui.

 

Em relação às Olimpíadas, a modalidade esteve presente pela primeira vez nos jogos de 1992, realizados em Barcelona, na Espanha. Entretanto, a participação durou somente até a edição de 2012. A boa notícia é que o Comitê Olímpico decidiu pela volta do beisebol nas Olimpíadas de 2020, sediadas em Tóquio.

 

Assista o vídeo:

Regras, fundamentos e como jogar Beisebol

 

Os jogos de beisebol costumam aparecer muito nos filmes e seriados norte-americanos. Entretanto, a maioria das pessoas desconhecem as regras e acabam um pouco pedidas pelas imagens.

Para sanar todas as dúvidas em relação às regras do esporte, listamos as principais, além de alguns fundamentos da modalidade.

*O objetivo dos jogadores em posição de ataque é marcar pontos por meio de bolas rebatidas e do percursos das bases sem serem eliminados;

*Já os jogadores de defesa são responsáveis por eliminar atacantes do time adversário sem perder pontos;

*As partidas não possuem tempo definido, contudo, cada uma delas, obrigatoriamente, tem nove entradas. As entradas são definidas como um tempo em que o time assume o ataque e a defesa;

*Uma das equipes, a que ficará em posição de defesa, entra em campo com nove jogadores, enquanto a outra, em posição de ataque, entra com apenas um;

*Quando um arremessador lança a bola, o rebatedor deve rebatê-la e percorrer as quatro bases do campo até que um jogador da defesa devolva a bola para aqueles que guardam as bases;

*Os nove jogadores do time devem tomar a posição de batedor, de acordo com uma sequência estabelecida previamente;

*No caso de um batedor não conseguir completar as quatro bases em um única jogada, outro jogador do mesmo time deverá entrar como batedor, de modo que ele retome da base onde parou;

*Não há empates no beisebol. Se houver empates, novas entradas vão sendo adicionadas até que um equipe ultrapasse a outra e vença a partida;

*Os pontos são marcados de acordo com a trajetória percorrida pelos jogadores, assim, a equipe que ao final tiver mais corridas será a vencedora.

 

Atividades

 

 

1- Há quem defenda que o Beisebol foi criado nos Estados Unidos Em que ano?

    1. 1879,

    2. 1839,

    3. 1939,

 

2- Qual o nome do combatente que criou oficialmente o Beisebol?

    1. Abner Doubleday,

    2. Willian Morgan,

    3. Juan Carlos,

 

3- Em relação às Olimpíadas, a modalidade esteve presente pela primeira vez nos jogos de 1992, realizados em Barcelona, na Espanha. Entretanto, a participação durou somente até qual edição?

    1. De 2016,

    2. De 2020,

    3. De 2012,

 

4-Quantos jogadores jogam do time devem tomar a posição de batedor, de acordo com uma sequência estabelecida previamente?

  1. Os dez jogadores,

  2. Os nove jogadores,

  3. Os onze jogadores,

 

Material Produzido por:

 

Adriana Pereira – CRE Quirinópolis – Colégio Estadual Bartolomeu Bueno da Silva

Cremilda Martins – Superintendencia de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *