FILMES – 8ª Semana – Língua Portuguesa – 9 º Ano - 18/06/2020

Olá pessoal! Sejam bem vindos para mais uma aula!

      SEMPRE AO SEU LADO

      O filme Sempre ao seu lado, protagonizado pelo ator Richard Gere, nos apresenta o grande amor de um cão por seu dono. Baseia-se em uma história verdadeira sobre Hachiko, um cão japonês da raça Akita que, após a morte de seu dono, foi, durante nove anos, esperá-lo na estação onde ele pegava o trem todos os dias para ir trabalhar. A história foi tão comovente e teve um impacto social tão grande entre a população que decidiram criar uma estátua de bronze em homenagem ao cão fiel, localizada na estação de Shibuya, onde o cão esperava todos os dias por seu dono. Hachiko morreu um ano depois aos pés da sua própria estátua.

     Na atividade passada sobre FILME, aprendemos também sobre RESENHA, que é um texto curto que faz a descrição de um filme, com o objetivo de incentivar o receptor a assisti-lo.

 

Observe a seguir o resumo do filme.

Resumo do filme Sempre ao Seu Lado

Um filhote de cachorro da raça akita é enviado por seu criador japonês para os Estados Unidos por encomenda. No transporte, a gaiola do cão cai do veículo e vai parar numa estação de trem, onde um professor universitário chamado Parker Wilson (Richard Gere) o encontra perdido e levemente ferido.

  Ele tenta ajudá-lo e descobrir onde deixá-lo. Fala com o controlador da estação de trem, mas este coloca impedimentos para ficar com ele, então decide levá-lo para casa até encontrar o dono que o reclame. Os dias passam e ninguém reclama do filhote de cachorro, e também não encontra alguém para adotá-lo.

     Professor Parker se apega ao animal de estimação, mas sua esposa se opõe que fiquem com ele, até que se começa a surgir um bonito vínculo entre o filhote e o professor. Sua esposa, vendo como seu marido gostava do filhote, finalmente concordou em ficar com ele permanentemente.

     Depois de dias de brincadeira e carinho mútuo, o professor e o cachorro estabeleceram uma forte ligação a ponto de que quando ele tinha que ir para ao trabalho de docente na universidade, “hachi” como batizou seu cachorro, o acompanhava todos os dias até a estação de trem. Mais tarde, ele estava sempre esperando na mesma estação, para que se encontrassem novamente após o trabalho e voltassem juntos para casa caminhando.

     Parker tinha tentado de todas as formas que seu animal de estimação ficasse em casa enquanto ele ia para o trabalho, mas nada funcionava; o cão acabava fugindo para acompanhá-lo até a estação de trem e dali não se movia até que seu dono terminasse a sua jornada de trabalho e voltasse à estação de novo.

     Um dia, dando aulas na universidade, o professor Parker sofreu um ataque cardíaco e morreu no local. Seu cão ficou lhe esperando na estação de trem por horas até que um parente levou o animal de estimação de volta para casa. No entanto, no dia seguinte, Hachi fugiu e voltou para a estação de trem para esperar por seu dono, e passou a ficar por ali dia e noite.

       A mulher do professor Parker vende a casa, muda-se com sua filha e também leva o cão. No entanto, o cachorro foge de novo para a antiga casa, mas ao ver que lá morava outra família desconhecida, volta à estação de trem em busca de seu amado dono falecido.

       Ali fica esperando por horas e horas, mas vendo que seu dono não aparece, fica perambulando pela zona e dorme debaixo de um vagão de um trem abandonado. Vai sobrevivendo graças a um vendedor de cachorro-quente, amigo do falecido professor Parker que o alimenta.

     Os anos passam e, dia após dia, Hachi continua indo todas as manhãs para a estação de trem para esperar pelo seu dono e, assim, passa os longos dias de sua vida. A família do Professor Parker testemunhou como depois de muitos anos, Hachi continuava esperando seu dono na estação de sempre, com aparência envelhecida e fraca.

     Finalmente, numa noite fria sob os vagões de um trem, o animal de estimação morre sonhando momentos antes com a presença de seu dono na estação. A filha do professor falecido conta a seu filho de 10 anos de idade a triste história de seu pai e de seu leal animal de estimação. A criança aprende o que é o amor e lealdade verdadeira, e conta na escola em um exercício onde eles têm que explicar a quem consideram um herói.

     Fica a dica: O filme é maravilhoso, se você ainda não assistiu, recomendo a você e toda família, pois além de pertencer a uma classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções. 

Disponível em: http://ahttpsmenteemaravilhosa.com.br/simplesmente-amor-filme/ Acesso em 26 de maio de 2020 Adaptado.

ATIVIDADES

01-O que significa “classificação livre” para um filme?

 

02-Escreva a diferença entre resenha e resumo de um filme.

 

03-No trecho “O filme Sempre ao seu lado, protagonizado pelo ator Richard Gere, nos apresenta o grande amor de um cão por seu dono.” Escreva o significado da palavra em negrito.

 

04-Qual a temática utilizada pelo autor do filme “Sempre ao seu lado”?

a) ( ) O grande amor de um cão por seu dono.

b) ( ) O abandono de um cão da raça akita.

c) ( ) O abandono e o maltrato dos animais.

d) ( ) A morte do cachorro chamado Hachiko.

 

05-A população decidiu criar uma estátua em homenagem ao cão fiel, por que

a) ( ) a gaiola com o filhote de cão havia caído de um veículo.

b) ( ) o professor Parker encontra o cão perdido e levemente ferido.

c) ( ) a história foi comovente e causou impacto social entre as pessoas.

d) ( ) a esposa do professor Parker não queria aceitar o filhote de

                                                                                                                              

06-No trecho “…mas sua esposa se opõe que fiquem com ele, até que se começa a surgir um bonito vínculo entre o filhote e o professor.”

O motivo que faz com que ela concorde em ficar com o filhote de cachorro foi porque

a) ( ) a esposa sensibilizou com a fragilidade do cachorro.

b) ( ) ela acredita que todos viveriam mais felizes.

c) ( ) a relação entre o cão e o esposo já era muito intensa.

d) ( ) a filha queria ter um outro cachorro em sua casa.

 

07-Você concorda que um cachorro pode se tornar amigo de verdade de uma pessoa? Justifique sua resposta.

 

08-Você já viu ou ouviu alguma história em que algum animal teve uma atitude semelhante? Como foi?

 

09-O filme Sempre ao seu lado, protagonizado pelo ator Richard Gere, nos apresenta o grande amor de um cão por seu dono. Baseia-se em uma história verdadeira sobre Hachiko, um cão japonês da raça Akita que, após a morte de seu dono, foi durante nove anos, esperá-lo na estação onde ele pegava o trem todos os dias para ir trabalhar.”

            Descreva com suas palavras o que quer dizer “baseado em fatos reais”.

Por hoje é só pessoal! Fiquem em casa e lave as mãos!


Deixe um comentário