ATIVIDADE 12 – Função das redes de transporte e comunicação - 27/07/2021

REDES DE TRANSPORTE

As trocas comerciais mundiais e as prestações de serviços tiveram as suas ações modificadas ao longo do processo da Revolução Técnico-Científica-Informacional, tanto no sentido de prática como no que se refere às “forças” entre os países. Com isso, a dinâmica econômica e a social em cada país também foram alteradas.

REDES MATERIAIS: são a materialização dos fluxos (aquilo que se movimenta) que transportam cargas (bens materiais) e passageiros.

Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL11901626091,00VEJA+JEITINHOS+PARA+TRANSPORTE+DE+CARGAS+GIGANTES+EM+VEICULOS+PEQUENOS.html Acesso em: 23 de jun de 2021

REDES IMATERIAIS: ocorrem quando as informações são enviadas virtualmente (a telefonia) e ainda necessitam de suporte físico, como cabos, centrais, antenas etc.

Em outros casos elas podem ser operadas por meio de centros de emissores e receptores, ou de satélites artificiais (wireless/sem fio).

Um dos fatores que contribuíram para essas alterações foi a velocidade das trocas, principalmente, de informações. A fibra ótica, os satélites artificiais, a banda larga aumentaram a velocidade e a capacidade de transmissão de dados e portanto, a troca de informações passou a ser realizadas em tempo real. Isso foi possível em função da internet que possibilita a comunicação on-line.
Assim ficamos sabendo o que acontece no mundo em poucos segundos, o que no passado era um processo muito lento. Os fluxos de informações e de bens ocorrem em função da existência de redes que podem ser materiais e materiais.

REDE DE TRANSPORTES

Os transportes correspondem ao conjunto de materiais e instrumentos técnicos utilizados no deslocamento de pessoas e cargas de um lugar para o outro. No contexto do desenvolvimento dos países e das sociedades, os meios de transporte são uns dos principais elementos para garantir a infraestrutura, ou seja, o suporte material para que tal crescimento ocorra.

Quanto maior o crescimento econômico de um determinado país – o que equivale dizer que há uma maior presença de indústrias, atividades agrárias e comerciais –, maior a demanda e a pressão sobre os meios de transporte. Nesse caso, se esses meios não tiverem uma estrutura adequada para suportar essa carga, fatalmente o desenvolvimento desse país encontrará maiores desafios e dificilmente se concretizará. Por esse motivo, dizemos que os transportes, ao lado da comunicação, são um elemento estratégico para qualquer país ou governo.

O próprio sistema capitalista necessitou, ao longo da história, da evolução dos meios de transporte para desenvolver-se. Nos séculos XV e XVI, foram o desenvolvimento das técnicas de navegação e a produção das grandes caravelas que permitiram a expansão colonial europeia e a reprodução de seu sistema econômico para outras sociedades, dando início ao processo de mundialização do capitalismo que, hoje, chamamos por globalização. Esse processo de globalização para evoluir e, ao final do século XX, consolidar-se no mundo precisou da transformação e aprimoramento do setor de transportes. E isso foi possível graças aos instrumentos técnicos dos diferentes tempos, a exemplo da Revolução Industrial e da implementação do trem a vapor e dos grandes navios, bem como da invenção do carro e sua popularização posterior. Mais tarde, a invenção e a difusão do transporte aéreo deram uma nova dimensão à forma como as pessoas, matérias-primas e mercadorias deslocam-se

Disponível em: http://marinhadeguerraportuguesa.blogspot.com/2013/12/ciencia-nautica-portuguesa.html Acesso em: 23 de jun de 202

Disponível em: http://www.osmais.com/?ver=MTIzOTk= Acesso em: 24 de jun de 2021

A Revolução Técnico-Científica-Informacional deu novos contornos à dinâmica dos transportes, permitindo a modernização dos meios já existentes e a criação de novas formas de deslocamento ao longo do espaço geográfico. Se, nos primeiros tempos, viagens em curtas distâncias levavam dias, atualmente os voos mais longos do mundo levam algumas horas (sem considerarmos as escalas e conexões) para efetuarem-se.

Portanto, entender o funcionamento e as características dos meios de transporte é entender também o próprio processo de evolução das sociedades, pois todo país precisa de um sistema de transporte eficiente e adequado às condições de seu território para desenvolver-se. Assim, quando vemos notícias de que o governo anuncia a construção, por exemplo, de uma grande rodovia, ferrovia ou hidrovia, entendemos que essa ação é fruto de uma necessidade de crescimento para gerar mais riquezas, empregos e investimentos.

Distância percorrida com um galão de combustível (comparação)

Disponível em: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/conheca-o-maior-navio-de-conteineres-do-mundo/ Acesso em: 23 de jun de 2021.

Disponível em: http://docplayer.com.br/2584735-2-matriz-do-transporte-de-cargas-no-brasil.html Acesso em: 24 de jun de 2021

Outra consideração necessária é a de que os diferentes sistemas de deslocamento articulam-se em redes, as redes de transportes, que costumam também ser chamadas de modais. Como toda rede, os transportes articulam-se por nós, que são pontos fixos, e linhas, por onde passam os fluxos. Isso acontece com os transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário, marítimo, aéreo, dutoviário, que transportam materiais fluídos, como gás (gasoduto), óleo oleoduto) e minerais (minerodutos).

Desse modo, a eficiência desses modais, bem como a capacidade de interligação (o que chamamos de intermodalidade), é determinante para medir a capacidade de um determinado país de desenvolver-se em um futuro a médio e longo prazo. É por isso que ouvimos costumeiramente muitas pessoas dizendo que os transportes são os fatores decisivos no crescimento de qualquer território do mundo.

GASODUTO BRASIL-BOLÍVIA

Disponível em: http://ecen.com/eee10/gasp.htm Acesso em: 24 de junt de 2021

Porto de São Francisco do Sul (SC)

INTERMODAL/ MULTIMODAL

A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.
A intermodalidade caracteriza-se pela responsabilidade de tráfego invidual por uma empresa, envolvendo mais de uma ou várias modalidades de transporte, é indicado para atingir locais de difícil acesso.

Na multimodalidade, ao contrário, existe a utilização de apenas uma empresa transportadora, cobrindo o trajeto total da carga, do seu ponto de origem até o ponto de destino final. Ou seja, uma única empresa se responsabilizará pelo processo de transporte de várias mercadorias entre vários modais de transporte diferentes. Geralmente se trata das empresas
que fazem a logística (trajetos/viagens) de importações e exportações.

Disponível em: http://www.revistafatorbrasil.com.br/imprimir.php?not=88384 Acesso em: 25 de jun de 2021

Disponível em: https://cabotagembrasil.com.br/retrato-da-cabotagem-no-brasil/ Acesso em: 25 de jun de 2021

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/transportes.htm#:~:text=No%20contexto%20do%20desenvolvimende%20dos,que%20tal%20crescimento%20instrumentali ze-se Acesso em: 25 de jun de 2021

Disponível em: http://geoconceicao.blogspot.com/2016/05/as-trocas-comerciais-mundiais-eas.html Acesso em: 25 de jun de 2021

ATIVIDADES

1. Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, considere as afirmações a seguir:

I – Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte.

II – Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior.

III – Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.

As proposições acima representam, respectivamente, as descrições dos transportes:

a) (       ) rodoviário, ferroviário e hidroviário
b) (      ) ferroviário, rodoviário e aéreo
c) (       ) marítimo, pluvial e aéreo
d) (      ) rodoviário, aéreo e ferroviário.

2. Leia o texto a seguir e responda.

“O transporte público no Brasil sempre foi alvo de muitas reclamações ao longo do tempo. Na maioria das vezes, as queixas referem-se ao fato de os veículos estarem sempre lotados, às condições ruins dos carros e à baixa qualidade dos serviços prestados […]. A insatisfação da população com o transporte coletivo nas cidades brasileiras, no entanto, não é uma questão recente. Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012, revelaram um quadro negativo, com avaliações classificadas como “péssimas ou ruins” ultrapassando os 60%”.

(Disponível em: brasilescola.uol.com.br)

Assinale a alternativa que indica um dos principais elementos responsáveis pelos problemas do transporte público no Brasil.

a) (    ) Ausência de veículos particulares para a população.

b) (    ) Crescimento das cidades menor que o do campo.

c) (    ) Barateamento das passagens, elevando a procura e diminuindo os serviços.

d) (      ) Crescimento desordenado urbano sem um acompanhamento em infraestrutura.

3. As ferrovias são frequentemente indicadas como a melhor opção para o escoamento de cargas e, até mesmo,
de pessoas em todo o território nacional. Entre as vantagens que esse tipo de transporte oferece para o país,
assinale a alternativa que não corresponde a um característica deste modal de transporte.
a) ( ) Baixo custos de manutenção e consumo.
b) ( ) Participação no deslocamento de todo o percurso da mercadoria a ser entregue.
c) ( ) Desafogamento do trânsito nas rodovias.
d) ( ) Melhorias na relação entre cargas transportadas e combustível consumido.

4. O transporte rodoviário é uma modalidade de transporte:
a) ( ) Fluvial b) ( ) Aéreo c) ( ) Terrestre d) ( ) Marítimo

5. As modalidades de transporte são diversificadas, sendo que cada uma apresenta pontos positivos e
negativos. Tendo em mente que este é um modal complementar ao ferroviário e mais popular no Brasil, marque
a alternativa que indica uma das maiores vantagens do transporte rodoviário.
a) Ele apresenta baixos custos para viagens de longas distâncias.
b) A construção e a manutenção das rodovias possuem baixos valores.
c) Ele é dinâmico e ágil, sendo muito mais prático para percorrer pequenas distâncias.
d) Sua capacidade de transporte de carga é bem maior se comparada às outras modalidades.

6. O que são redes imateriais?

7. O que são redes materiais?

8. Segundo o texto, qual é a definição de transporte e qual sua importância para a economia de um país?

9. Explique a importância dos meios de transporte utilizados pelo europeus para colonização do mundo
durante os séculos XV e XVI.

10. Explique o que é intermodalidade e multimodalidade.

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