Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Portal NetEscola

Futsal – Aula 1 – Contexto Histórico - 05/05/2020

História do Futsal.

Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história do futsal. Alguns acreditam que ele tenha se originado na década de 40, quando alguns jovens da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, mediante a falta de campos de futebol, começaram a improvisar e a jogar nas quadras de basquete. Como acontece em vários esportes, há divergências no que se refere à história do futsal. Alguns acreditam que ele tenha se originado na década de 40, quando alguns jovens da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo, mediante a falta de campos de futebol, começaram a improvisar e a jogar nas quadras de basquete. Entretanto, a versão mais aceita (reconhecida inclusive pela FIFA) narra que a história do futsal começa mais cedo, na década de 30, em outro país sul-americano: o Uruguai. Nesta época, os uruguaios viviam um intenso sentimento de paixão pelo futebol, fruto da conquista da primeira Copa do Mundo em 1930. Semelhante ao que aconteceu no caso da Associação Cristã de Moços de São Paulo, as crianças uruguaias não tinham onde praticar o esporte, então simplesmente começaram a jogar futebol nas quadras de basquete.

 

 

Vendo aquela realidade professor de educação física da ACM de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani, decidiu elaborar regras para tal prática esportiva. Desta forma, usou o regulamento de outros esportes, como o handebol e o basquete. Ceriani passou a chamar a nova modalidade de Indoor-Foot-Ball ou futebol de salão é uma modalidade esportiva criada na América do Sul. Devido a suas facilidades (o menor número de jogadores e o tamanho menor do campo, por exemplo), este é considerado o esporte mais praticado no Brasil, embora o futebol de campo continue sendo o mais popular por aqui.

 

       Em 1965, o esporte já havia se difundido por toda América do Sul, fato que resultou na criação da Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão, composta por Uruguai, Paraguai, Peru, Argentina e Brasil. Após sua vinculação com a FIFA em 1989, o Futsal começou a contar com grandes torneios organizados, aspecto que permitiu à modalidade alcançar uma grande visibilidade mundial. 

 

A história da bola nos leva à época da Pré-História.

No basquete ela é a personagem principal. No futebol, é o centro das atenções. Já sabe do que estamos falando? Sim, a bola. Você seria capaz de imaginar como seriam as modalidades esportivas sem sua existência? Difícil, não?

De fato, a bola é um objeto muito antigo. Talvez isso possa ser explicado pela simplicidade da ideia por trás dele: algo esférico que podemos lançar e chutar. Uma pedra, por exemplo, já poderia servir como fonte de inspiração para sua criação. E é justamente dessa forma que muitos acreditam que a bola tenha surgido: o homem pré-histórico teria chutado uma pedra – não muito pesada, claro – e percebido que aquilo poderia ser algo útil ou simplesmente divertido. Essa é a hipótese mais aceita, já que ninguém sabe ao certo como surgiram as primeiras bolas. De fato, desenhos realizados em cavernas há mais de 30000 anos retratam homens segurando objetos esféricos feitos com pedras. Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórica. Essa é a hipótese mais aceita, já que ninguém sabe ao certo como surgiram as primeiras bolas. De fato, desenhos realizados em cavernas há mais de 30000 anos retratam homens segurando objetos esféricos feitos com pedras. Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico. É bem provável que o “esporte” mais antigo que se baseou no uso da bola tenha sido o kemari. Na verdade, esta prática, criada pelos chineses no século X a.C, estava mais para um treinamento militar. Os participantes se organizavam em um grande círculo e deveriam chutar uma pequena bola, com o fim de acertar o alvo no centro da roda. Além disso, podemos citar diversos outros registros da utilização do objeto em civilizações da Antiguidade, como a grega, a romana e a japonesa. Em muitos casos, as bolas eram elementos centrais de rituais religiosos e celebrações mitológicas.

 

Fonte: Goog historiadetudo.com/história-do-futsal




Atividade para Responder.

  1. Prezados, depois de fazer a leitura e assistir o vídeo busque algo que você ache interessante na história do futsal, escreva e envie para seu professor.

Material produzido por:

Professora: Cleide Aparecida Martins França.

CRE SANTA HELENA DE GOIÁS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *