Futsal – Capacidades Físicas Coordenativas – Aula 1 - 11/05/2020

Conhecendo Capacidades Coordenativas 

 

OBJETIVO: Conhecer e analisar as capacidades coordenativas e a sua importância para o aprendizado do futsal

AVALIAÇÃO: fotografar e enviar a atividade para o professor.

As capacidades físicas coordenativas são as capacidades determinadas principalmente pelos processos nervosos de orientação, regulação e controle dos movimentos, isto é, são determinadas pelas componentes onde predominam os processos de condução do sistema nervoso central. Estas capacidades possuem uma grande importância, uma vez que constituem a base para a aprendizagem, a execução e domínio dos gestos técnicos, pois são elas que permitem organizar e regular o movimento.

São as capacidades motoras que permitem que o atleta domine as suas ações motoras de forma segura e econômica, não só em situações previsíveis como em situações imprevisíveis e permitem, também, identificar a posição do próprio corpo ou parte dele em relação ao espaço.

 

O que é a coordenação motora?

Segundo Kiphard (1976), “a coordenação do movimento, de acordo com a idade, é a interação harmoniosa e, na medida do possível, económica, dos músculos, nervos e órgãos dos sentidos, com o fim de produzir ações cinéticas precisas e equilibradas e reações rápidas e adaptadas à situação”. A coordenação motora permite, então, obter uma ação ótima dos diversos grupos musculares na sequência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

1.Capacidade de equilíbrio:

 

O equilíbrio é a capacidade de manter uma posição, mesmo que as condições sejam desfavoráveis, ou de a recuperar rapidamente após amplos movimentos e solicitações. Isto é, o equilíbrio é conseguido através de uma combinação de ações musculares, combinação essa que permite assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. De uma forma mais simples, trata-se da capacidade de manter ou recuperar a estabilidade: manter se se trata de movimentos estáticos ou movimentos lentos; recuperar se se trata da realização de movimentos rápidos ou saltos.

 

2.Capacidade de coordenação motora:

 

A capacidade de coordenação motora é a capacidade de garantir uma boa combinação de movimentos, de modo a que estes se desenvolvam ao mesmo tempo ou em sucessão. Esta permite fazer a ligação de habilidades motoras como corrida e salto, impulso e lançamento e de movimentos de membros superiores e inferiores, como na natação, nos saltos, etc. Possibilita também que os movimentos sejam sincronizados e ajustados entre eles, fazendo com que, deste modo, as suas ligações sejam realizadas maneira mais fluente.

 

3.Capacidade de reação motora:

 

A capacidade de reação motora é a capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos. Na reação motora, podem ser distinguidas a reação simples, a reação complexa e a reação de escolha. Esta capacidade coordenativa tem grande importância nos desportos onde o tempo entre o estímulo e a resposta motora deve ser o menor possível, como, por exemplo, numa corrida no momento do tiro de partida. A reação motora complexa refere-se à situação exigida em toda sua complexidade. Além de uma reação rápida é ainda necessária uma resposta relativamente exata. A reação rápida está associada a uma escolha apropriada entre várias possibilidades alternativas.

 

4.Capacidade de agilidade
Agilidade é capacidade da troca de direção e sentido do movimento em alta velocidade. Ou seja, o indivíduo troca de direção e sentido do movimento dentro do eixo rotatório na maior velocidade possível. Entretanto, para que o indivíduo tenha uma boa agilidade além de uma boa dose de potência muscular é necessário que se tenha uma boa amplitude de movimento. Caso o indivíduo não tenha uma boa amplitude de movimento terá dificuldade de realizar a troca de direção e sentido de forma coordenada, em virtude de um possível encurtamento muscular (menor elasticidade muscular) ou por falta de mobilidade articular, que estão influenciando essa baixa amplitude de movimento. Então para ter uma ótima agilidade é necessário ter além de potência muscular algum grau de flexibilidade.

 

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

Leia o texto e responda, questões, fotografe e envie para seu professor:

 

  1. O que é coordenação motora?
  2. Qual a importância de se desenvolver as capacidades físicas coordenativas?
  3. Qual a importância de um bom equilíbrio para o jogador?
  4. Por que a capacidade coordenativa de reação motora tem grande importância nos desportos?
  5. Para que o indivíduo tenha uma boa agilidade o que mais lhe é necessário?

 

Ao finalizar a atividade, envie para seu professor.

 

 

Material Produzido pela Professora Raquel Maria da Silva – CRE Palmeiras

Deixe um comentário