Futsal – Posições e Sistemas Táticos – Aula 1 - 11/05/2020

Leiam o Texto 1 sobre as posições dos jogadores e o texto dois sobre os sistemas táticos para conhecer e analisar as posições e as variações táticas do futsal, em seguida responda o questionário que estará no final da atividade, onde vocês terão que refletir sobre os treinamentos de vocês no Projeto Desporto Educa.

Texto 1

As Posições dos Jogadores de Futsal

  • Fixo

O Fixo é o jogador mais recuado ou defensivo de uma equipe de Futsal. São características de um bom Fixo ser um bom marcador e ter um bom Passe. O Fixo também deve ser comunicativo para organizar a marcação e a saída de bola de sua equipe.

 

  • Alas

No Futsal há o ala direito e o ala esquerdo, os alas são os jogadores que ocupam as laterais da quadra. São características dos alas a velocidade e agilidade tanto para atacar quanto para defender.

 

  • Pivô

O Pivô é o jogador mais adiantado ou ofensivo de uma equipe de Futsal. São características de um bom Pivô ter um bom controle de bola, um bom Passe e um bom Chute/Finalização. O Pivô normalmente recebe a bola de costas para o goleiro adversário, a partir daí o Pivô pode passar a bola para um companheiro de equipe que se aproxima ou tentar girar e finalizar chutando ao gol. O Pivô deve estar em constante movimentação, procurando espaços na defesa adversária para receber a bola.

 

  • Goleiro

O goleiro é o jogador cujo principal objetivo é evitar que a bola entre em sua própria meta. O goleiro deve ser veloz e pode usar qualquer parte do corpo para realizar uma defesa. Um bom Goleiro deve ser ágil, ter um bom posicionamento e se comunicar bastante com seus companheiros para organizar o sistema defensivo.

 

  • Goleiro linha

O Goleiro Linha é o goleiro que assume a função de jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Isso normalmente acontece quando uma equipe está perdendo uma partida e necessita aumentar suas opções ofensivas para conseguir reverter o resultado. O Goleiro Linha pode ser o próprio goleiro que passa a jogar como um jogador de linha ou um jogador de linha que substitui o goleiro.

 

 

Texto 2

Os Sistemas Táticos do Futsal

 

Existem diferentes formas de táticas de Futsal, tanto sistemas defensivos quanto sistemas ofensivos, ou seja, sistema tático ou esquema tático é a forma que uma equipe de Futsal se posiciona em quadra.

Como escolher um sistema tático?

A escolha do sistema de jogo para uma equipe de Futsal deve ocorrer a partir da características dos jogadores que formam a equipe. Se você é um treinador de Futsal, não tente impor a sua equipe um esquema tático sem levar em consideração as características dos seus jogadores.

 

A melhor formação tática depende de alguns fatores:

 

Contra quem você está jogando contra.

Qual as características dos jogadores da sua equipe.

Qual o nível de condicionamento físico dos jogadores da sua equipe.

 

Sistema 3×1 ou Diamante

 

Esta é uma das formações mais comuns no Futsal, ela fornece equilíbrio entre defesa e ataque. Possui um jogador dedicado ao ataque (o Pivô), enquanto há também um jogador dedicado à defesa (o Fixo). Há também dois Alas, o Ala Direito e o Ala Esquerdo que devem apoiar tanto a defesa quanto o ataque.

 Vantagens do Sistema 3×1:

 

  • Há claramente um jogador com a principal especialista em defesa e um jogador especialista em ataque.

  • A equipe fica mais compacta tanto para defender quanto para atacar.

 

Desvantagens do Sistema 3×1

 

  • Se ambas os alas se concentrarem muito no ataque isso deixará a defesa muito exposta e Fixo sobrecarregado

  • Também pode sobrecarregar o Pivô, caso os Alas tenham dificuldades ofensivas

 

Sistema 2×2 ou Quadrado

O Sistema Tático 2×2 no Futsal, também conhecido como “Quadrado”, basicamente divide os quatro jogadores de linha de uma equipe nas duas principais áreas de responsabilidade: defesa e ataque. É um sistema simples que pode ajudar a desenvolver boas duplas de defensores e de atacantes.

Embora dois jogadores sejam orientados a ficar mais avançados (no ataque) e dois a ficar mais recuados (na defesa), esses papéis vão precisar ser bastante flexíveis, pois os atacantes precisarão ajudar a defesa e vice-versa. Além disso a maioria das equipes ataca e defende com pelo menos três jogadores.

 

Vantagens do Sistema 2×2 no Futsal

 

  • Ótimo sistema para iniciantes

  • Dá equilíbrio entre ataque e defesa.

  • Garante que a defesa e o ataque tenham pelo menos um jogador em todos os momento do jogo.

 

Desvantagens do Sistema 2×2 no Futsal

 

  • Restringe a movimentação dos jogadores

  • Pode ser defensivamente fraco se os defensores se juntarem ao ataque e os atacantes não estiverem dispostos a cumprir funções defensivas

  • Se a equipe é pouco treinada ou não se comunica bem em quadra pode haver confusão entre qual dos atacantes deve apoiar a defesa e entre qual defensor deve apoiar o ataque.

 

Sistema 4×0

 

Sistema Tático 4×0 no Futsal é usado por equipes de alto nível, como as equipes profissionais. A ideia é ter todos os 4 jogadores se movendo de uma só vez, promovendo uma movimentação que permite muitas opções de tabelas, ocupação de espaço e oportunidades de ataque.

 

Vantagens do Sistema 4×0 no Futsal

 

  1. Promove uma movimentação mais dinâmica da equipe;

  2. Sempre permite opções de tabelas;

  3. Dificulta a defesa da equipe adversária devido a grande movimentação;

  4. Fisicamente pode desgastar a equipe defensora;

  5. A bola se move extremamente rápido;

  6. Ótima opção para manter a posse de bola;

  7. Facilita a ocupação de espaço;

  8. Melhor forma de sair da marcação sobre pressão;

  9. Dificulta a cobertura da equipe adversária.

 

Desvantagens do Sistema 4×0

 

  1. Todos na quadra devem entender o sistema caso contrário, não vai funcionar!

  2. Os jogadores devem estar extremamente bem condicionados fisicamente;

  3. Se os jogadores focarem muito na movimentação a equipe fica previsível e pouco ofensiva;

  4. Os jogadores devem ser bons tecnicamente;

  5. Os jogadores devem ser ágeis;

  6. Gera bastante desgaste físico.

 

Sistema 3×2

 

 

 

O Sistema Tático 3×2 no Futsal acontece quando o goleiro (Goleiro Linha) sai de sua área para participar das jogadas de ataque de sua equipe. Geralmente o goleiro é substituído por um jogador de linha, para tornar esse sistema mais eficiente ofensivamente. Com esta formação os jogadores não mudam de posição muitas vezes. Eles tentam cansar os defensores, passando a bola rapidamente em todos os cantos da quadra.
DETALHE: Na imagem acima o Goleiro (de amarelo) está posicionado na quadra de ataque, isso acontece, pois a Regra do Futsal restringe a posse de bola do goleiro na quadra de defesa, ele não pode receber a bola mais de uma vez e não pode permanecer com ela por mais de 4 segundo (estando na quadra de defesa).
Nessa formação é importante que os jogadores tenham bastante precisão nos passes e esperem uma oportunidade bem clara para chutar ao gol, pois um chute precipitado ou um passe errado pode ser fatal, já que o goleiro estará fora de sua meta.”
 

Vantagens do Sistema 3×2

 

  1. Cria-se uma vantagens numérica ao atacar;
  2. Possibilita a criação de oportunidades claras de finalizações.

 

Desvantagens do Sistema 3×2

 

  1. Há um grande risco de sofrer um gol de contra-ataque, já que o goleiro fica fora da meta nesse sistema;
  2. A equipe pode jogar com um goleiro não especialista em defender.

 

 

Fonte:

https://www.dicaseducacaofisica.info/taticas-de-futsal/

 
OBS: Lembrando que devemos ter cuidados antes e durante a prática de qualquer exercício físico. É fundamental a hidratação e alongamento para que todos possam usufruir com segurança.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

Após ter lido e compreendido os conteúdos responda as duas alternativas:

 

  1. Durante os treinos de vocês, todos já vivenciaram e jogaram em todas as posições, gostaria que vocês relatassem as posições dos seus colegas e de você na sua equipe.
  2. Vamos relembrar os sistemas táticos treinados e vivenciados por vocês, quais sistemas sua equipe prefere jogar? Justifique os motivos da escolha.
 
OBS: Após ter concluído as atividades você deverá enviar todas as repostas ao seu professor.

 

 

 

Material produzido pelo professor Rogério Teles dos Santos – CRE Palmeiras.

Últimos Comentários

Deixe um comentário