Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Futsal – PRÁTICAS CORPORAIS: ESPORTE X SAÚDE X EQUIPE – Aula 1 - 11/05/2020

Cooperação e Competição

OBJETIVO – Promover o conhecimento sobre situações de cooperação e competição e suas diferencias na vida humana, podendo resgatar valores como respeito, responsabilidade e união.

Você, aluno deve se perguntar “se eu jogo porque eu gosto de jogar, então o lugar de jogo é na escola?”. Sim: o lugar do jogo é na escola.

E sabe por quê?
Porque quando jogado coletivamente, ele faz você se relacionar melhor com os seus colegas: vocês aprendem a dividir as tarefas, a cooperarem entre si; o jogo desenvolve a rapidez de raciocínio necessária para resolver problemas das mais diversas naturezas; permite que você e seus colegas joguem com as regras tradicionais e modifiquem essas regras sempre que o grupo concordar, e esse tipo de prática permite preparar você para a sua própria vida, exercitando a atitude de ouvir a opinião do outro, de ele ouvir a sua e de vocês chegarem a um acordo bom para todos. E o melhor: além de tudo isso você ainda joga porque gosta, porque é um tipo de atividade prazerosa.

O QUE É COOPERAÇÃO?

Cooperação é uma ação conjunta para uma finalidade, objetivo em comum. Cooperação é uma relação baseada entre indivíduos ou organizações, utilizando métodos mais ou menos consensuais. A cooperação opõe-se, de certa forma, à colaboração e mesmo a competição.

O QUE É COMPETIÇÃO?

Competição esportiva, podendo ser também nomeada como disputa, partida, jogo, ou em alguns casos, corridas, e, dependendo do caso, campeonato, torneio, copa, troféu ou liga, é todo tipo de certame disputado sob as regras de determinado esporte em específico.   
                            

Fonte https://www.google.com.br/search?ei=RUimXu-uNNXB5OUPn8KKgA4&q

 

 

Competição e Cooperação no esporte e nas aulas.

A cooperação é uma relação baseada na colaboração entre pessoas ou organizações, no sentido de alcançar objetivos comuns, usando métodos mais ou menos iguais. Contudo, o desejo de competir com outros do mesmo grupo no sentido de obter um estatuto mais elevado é, por vezes, considerando como catalisador da ação cooperativa. Da mesma forma, os indivíduos podem organizar-se em grupos que cooperam internamente e, ao mesmo tempo, competem com outros grupos. A competição nos ajuda a ter competitividade, e o domínio sobre ganhar e perder. Os esportes criam regras para que a competição seja o mais justo possível. Nas escolas a competição esportiva prepara os alunos para um trabalho em equipe, ou a superação pessoal em caso de esportes individuais e nos ensina ter respeito pelo adversário, ganhando ou perdendo. O futebol também é um exemplo de cooperação e competição. Nas nossas aulas de Educação Física há vários esportes como: Futsal, Handball, Voleibol, etc. Os jogadores são divididos em times diferentes onde cada time tem como objetivo a competição, respeitando os adversários, mas mantendo o seu objetivo. Dentro do time cada integrante ajuda o próximo. Nas demais disciplina escolares a competição não é tão evidente mais podemos percebê-la, em questão das notas, vemos também, que em alguns há a competitividade de tirar notas melhores do que os outros, ou quando um professor faz perguntas, muitos querem dar respostas melhores do que os outros.

Nos jogos cooperativos os pontos positivos são:

  1. Saber lidar com as pessoas
  2. Saber ajudar ao próximo

 Nos jogos competitivos

  1. Saber competir
  2. Saber lidar com os resultados

Não há um tipo de competição onde o resultado não seja vencedor ou perdedor.

 

Fonte:https://nossotrabalhocaprichado.blogspot.com/2013/03/a-cooperacaoe-uma-relacao-baseada-na.html

 

Veja o vídeo, e analise a real importância desse conteúdo:

 

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

1) Qual mensagem o vídeo passou? Descreva com suas palavras o real sentido da palavra cooperação

 

2)Descreva alguma situação vivida por você de competição e cooperação no âmbito esportivo.

 

3) Na sua opinião o que mais importa cooperar ou ganhar? Por quê?

 

 

 

 

Produzido pela professora Ilanna Keren – CRE Santa Helena de Goiás.

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *