Futsal – TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA GOLEIRO – Aula 6 - 01/06/2020

CONTEÚDO: Queda.

 

OBJETIVO: Conhecer mais amplamente os tipos de quedas no futsal (goleiro)

 

Para o adversário, o goleiro é a meta de ataque mais importante, enquanto para o próprio time muitas vezes o anjo salvador. Muitas vezes depende da sua agilidade, da sua capacidade de reação e concentração, da qualidade de suas defesas, que o adversário faça ou não um gol. Por isso suas capacidades nesta área devem ser muito bem treinado (Maier, 1978).

O goleiro talvez tenha um dos papéis que mais exigem de um jogador de futebol. A área de pênalti é de seu domínio e ele tem que decidir como responder aos desafios. O goleiro faz muito mais do que deter os chutes, ele é parte fundamental da equipe. Ele deve então, nos treinamentos diários e ao longo do decorrer de sua atividade tem que desenvolver sua técnica (Liniker, 1994).

O goleiro em grande importância do ponto de vista tático, por estar de frente para o jogo o goleiro possui o privilégio de ter ampla visão da partida, sendo assim, tem a incumbência de comandar sua defesa e se possível à equipe toda para isso deve ter um grande entrosamento com os colegas de equipe (Lopes, 1999; Leal, 2000; Antunes, 2002).O goleiro deve dominar totalmente sua área de meta, sua presença deve impor respeito e confiança a seus companheiros, ele deve estar em condições de defender todas as bolas que forem sobre a sua área, sob pena de fracasso total na sua função (Carlesso, 1981).

Numa abordagem específica, a técnica é a primeira e mais importante dentre todos os requisitos para um bom goleiro, os fundamentos técnicos devem estar sempre prontos a serem exigidos em condições favoráveis (Domingues, 1997).

 

Fonte: http://guarda-metas.com/fundamentos/

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

 

  1. Realizar os movimentos realizados nos vídeos dos links abaixo, registre este momento e envie para seu professor.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Z427E2SxeGEhttps://www.youtube.com/watch?v=rnJP4MK8fLshttps://www.youtube.com/watch?v=jfuOFeYl0_c&t=103shttps://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=UI5WlJTIa_Q&feature=emb_logohttps://www.youtube.com/watch?v=798G9hmsOY8

 

 

Obs: Lembrando que não deve esquecer de hidratar bastante e alongar antes e depois de realizar os exercícios.

 

 

 

Material produzido pela equipe:

 

Elaine Machado Silveira – Gerente de Projetos Extracurriculares de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Cleide Aparecida M. França – Professora de Educação Física – CRE: Santa Helena de Goiás.

Ilanna Keren – Professor de Educação Física – CRE Santa Helena de Goiás.

Ivan José Alves de Assis – Professor de Educação Física – CRE Aparecida.

Nayara Ramos M. da Silva – Professora de Educação Física CRE Itumbiara.

Raquel Maria da Silva – Professora de Educação Física – CRE Palmeiras.

Rogério Teles dos Santos – Professor de Educação Física – CRE Palmeiras.

 

Deixe um comentário