Gênero: Anúncios – 9º ano – Língua Portuguesa – 3a semana – Revisão - 27/08/2020

Débora Bertaco - Ateliê de Costura, Rua Araldo Rodrigues, Itu (2020)

I – OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: Apreciação e réplica: Construção composicional e estilo das peças publicitárias; Estilo: Recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários; Gênero: Anúncios.

ATIVIDADES:  

                                                                Texto I

Empatia domina tom das campanhas durante pandemia de covid-19 - 14/04/2020  - UOL Economia

Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/14/empatia-domina-tom-das-campanhas-durante-pandemia-do-coronavirus.htm Acesso em: 03, agosto de 2020.

“A Havaianas […] se apoiou na empatia para enfrentar a crise do coronavírus. Fernanda Romano, diretora global de marketing da Alpargatas (companhia dona da marca), acredita que a empatia e o senso de coletividade são os caminhos que as pessoas devem seguir”.

Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/14/empatia-domina-tom-das-campanhas-durante-pandemia-do-coronavirus.htm Acesso em: 03, ago. 2020.

1- Diante da informação acima, pode-se afirmar que no slogan do texto I “VISTA AS SANDÁLIAS DOS OUTROS” a mensagem subliminar utilizada para vender as sandálias foi

a) (  ) se colocar no lugar dos outros.

b) (  ) fazer donativos aos outros.

c) (  ) doar sandálias aos outros.

d) (  ) visitar os outros.

2- Em “VISTA AS SANDÁLIAS DOS OUTROS” o modo verbal empregado está no

a) (  ) indicativo, porque expressa uma ação de forma precisa e segura.

b) (  ) subjuntivo, porque exprime desejos, possibilidades ou dúvidas.

c) (  ) imperativo, porque exprime conselho, ordem ou pedido.

3- Marque a opção correta relativa ao texto I.

a) (   ) O texto trata-se de uma propaganda pois possui caráter político, religioso ou ideológico e seu objetivo é disseminar ideias. Não há uma nele uma relação clara entre serviço/produto e consumidor.

b) (  ) O texto trata-se de publicidade e está diretamente relacionada à comercialização de produtos.

                                                                Texto II

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/74309462587300947/Acesso: 05, ago. 2020

4. O texto publicitário acima é composto por elementos selecionados que objetivam persuadir o leitor. Observe, no texto II, características como: imagem, texto, letras, cores, slogan, assinatura e responda:

a) Qual é o tema tratado no texto? 

b) Quais são os elementos ou aspectos semióticos (imagem, cores, tipo e tamanho de letra, distribuição dos elementos na página), que reforçam, na propaganda, a ideia de combate à violência contra a mulher? Justifique sua resposta.  

c) O texto é uma propaganda ou uma publicidade? Justifique a sua resposta.

d) Em “NÃO SE CALE” qual o modo verbal empregado e qual é a ideia vinculada a esse modo verbal?

5. Após a leitura dos textos a seguir, responda:

        Texto 3    

PERÍODO DE REVISÃO – 3ª semana

                                                                                                            

Texto 4     

                                                                                 Texto 5

    Texto 6

Imagens dos textos 3,4,5 e 6 disponíveis em: https://br.pinterest.com/keciacrojas/viol%C3%AAncia-contra-a-mulher/ Acesso em: 03, ago. 2020.

   Quanto a esses textos, são considerados corretos os seguintes itens:

I- Os quatro textos abordam a mesma temática.

II- Um dos textos chama a atenção do público infantil.

III- O texto 4 traz cores escuras e o rosto desfigurado de uma mulher.

IV- O texto 6 aborda uma temática diferente dos demais.

V- O texto 3 traz uma cor representativa do sangue e do perigo.

a) (  ) II – IV.

b) (  ) I – V.

c) (  ) I – IV.

d) (  ) I – II.

Por hoje é só pessoal, bom descanso a todos | Toluna
Fica em casa! Juntos contra o Covid-19!

Últimos Comentários

Deixe um comentário