Gênero: Anúncios – 9º ano – Língua Portuguesa – 3a semana – Revisão - 27/08/2020
I – OBJETO DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: Apreciação e réplica: Construção composicional e estilo das peças publicitárias; Estilo: Recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários; Gênero: Anúncios.
ATIVIDADES:
Texto I
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/14/empatia-domina-tom-das-campanhas-durante-pandemia-do-coronavirus.htm Acesso em: 03, agosto de 2020.
“A Havaianas […] se apoiou na empatia para enfrentar a crise do coronavírus. Fernanda Romano, diretora global de marketing da Alpargatas (companhia dona da marca), acredita que a empatia e o senso de coletividade são os caminhos que as pessoas devem seguir”.
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/04/14/empatia-domina-tom-das-campanhas-durante-pandemia-do-coronavirus.htm Acesso em: 03, ago. 2020.
1- Diante da informação acima, pode-se afirmar que no slogan do texto I “VISTA AS SANDÁLIAS DOS OUTROS” a mensagem subliminar utilizada para vender as sandálias foi
a) ( ) se colocar no lugar dos outros.
b) ( ) fazer donativos aos outros.
c) ( ) doar sandálias aos outros.
d) ( ) visitar os outros.
2- Em “VISTA AS SANDÁLIAS DOS OUTROS” o modo verbal empregado está no
a) ( ) indicativo, porque expressa uma ação de forma precisa e segura.
b) ( ) subjuntivo, porque exprime desejos, possibilidades ou dúvidas.
c) ( ) imperativo, porque exprime conselho, ordem ou pedido.
3- Marque a opção correta relativa ao texto I.
a) ( ) O texto trata-se de uma propaganda pois possui caráter político, religioso ou ideológico e seu objetivo é disseminar ideias. Não há uma nele uma relação clara entre serviço/produto e consumidor.
b) ( ) O texto trata-se de publicidade e está diretamente relacionada à comercialização de produtos.
Texto II
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/74309462587300947/Acesso: 05, ago. 2020
4. O texto publicitário acima é composto por elementos selecionados que objetivam persuadir o leitor. Observe, no texto II, características como: imagem, texto, letras, cores, slogan, assinatura e responda:
a) Qual é o tema tratado no texto?
b) Quais são os elementos ou aspectos semióticos (imagem, cores, tipo e tamanho de letra, distribuição dos elementos na página), que reforçam, na propaganda, a ideia de combate à violência contra a mulher? Justifique sua resposta.
c) O texto é uma propaganda ou uma publicidade? Justifique a sua resposta.
d) Em “NÃO SE CALE” qual o modo verbal empregado e qual é a ideia vinculada a esse modo verbal?
5. Após a leitura dos textos a seguir, responda:
Texto 3
Texto 4
Texto 5
Texto 6
Imagens dos textos 3,4,5 e 6 disponíveis em: https://br.pinterest.com/keciacrojas/viol%C3%AAncia-contra-a-mulher/ Acesso em: 03, ago. 2020.
Quanto a esses textos, são considerados corretos os seguintes itens:
I- Os quatro textos abordam a mesma temática.
II- Um dos textos chama a atenção do público infantil.
III- O texto 4 traz cores escuras e o rosto desfigurado de uma mulher.
IV- O texto 6 aborda uma temática diferente dos demais.
V- O texto 3 traz uma cor representativa do sangue e do perigo.
a) ( ) II – IV.
b) ( ) I – V.
c) ( ) I – IV.
d) ( ) I – II.
1.”A”
2.”C”
3.”C”
4.a)O tema tratado no texto e que as vitimas de violência contra a mulher nao se cale.
B)os elementos que aparecem são: a imagem de um rosto triste com uma lagrima de sangue. Sim todos os elementos esforçam a ideia da propaganda.
C)Propaganda. Pois nao ha intenção de vender algo, mas sim trazer uma informação.
D) O modo verbal em que vemos em nao ss cale e o imperativo.
5. “D”
BOA TARDE..
GOSTEI MUITO DESSAS ATIVIDADES.
Que bom Graziele!! Continue acessando o portal.Bons estudos!
OBRIGADA PELO APOIO, AS ATIVIDADES SÃO ÓTIMAS.
SÓ É NECESSÁRIO, QUE SEJAM ENVIADAS COM ANTECEDÊNCIA. POIS A MESMA SEMPRE FICA ATRASADA EM RELAÇÃO AOS PLANOS QUE SÃO ENVIADOS QUINZENALMENTE.
Boa tarde. Estamos nos esforçando para cumprir o cronograma, e, tivemos problemas técnicos no portal.Obrigada pela observação, iremos repassar para todos os envolvidos no processo.