Gênero: Canções – 8º Ano – 4ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 19/10/2020
https://youtu.be/1Uo4hH1GJ34
Canção
A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais.
A canção é tipicamente interpretada por um único vocalista, mas também pode ser cantada por um dueto, trio ou mais vozes. O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa.
Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário.
São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo.
Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético.
No caso da canção, a combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema, pois está estreitamente vinculada ao ato de cantar. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura “muda” quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula.
Disponível em: https://educrealmirian.blogspot.com/2017/08/genero-textualmusica-cancao-e-receita.html Acesso em 08 de set.de 2020.
Atividade 1
Leia abaixo, a letra da canção apresentada para responder às questões a seguir:
Ana Vilela- compositora de Trem-bala
Música: “Trem-bala”
Compositora: Ana Vilela
“Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos.
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir.”
Disponívelem:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/china-inaugura-maior-linha-de-trem-bala-do-mundo.htmlAcesso 09 de set. de 2020.
Disponível em: encurtador.com.br/nABM8-Acesso em 09 de set. de 2020.
https://youtu.be/sAOwYfuJdI8
Entendendo a música:
- Comente o título da música “Trem-bala”. Você considera esse título adequado ao assunto abordado pela música?
- Na última estrofe, o autor (a) da música nos dá um conselho.
Copie a parte que confirma este conselho.
- Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Marque a alternativa que explica este trecho:
- a) ( ) A vida é uma coisa que nunca se acaba.
- b) ( ) Temos que viver o momento, e não ficar pensando no amanhã, porque o tempo passa rápido.
- c) ( ) Significa que sempre teremos alguém pensando e preocupando com a gente.
- d) ( ) Que não devemos ter pressa porque tudo tem seu tempo.
Atividade 2
- Leia a seguir, a história e a letra de “Canção da América”, de Milton Nascimento, para responder as atividades seguintes:
Vocês sabem como nasceu “Canção da América”?
Conta Milton Nascimento: Eu tava gravando em Holywood e conheci o músico Ricky Fataar. Conversamos sobre a solidão de Los Angeles, a falta de contato físico entre as pessoas e ali nos aproximamos. Passamos bons momentos juntos, cultivando uma linda amizade.
O tempo passou, retornei pra casa e quando voltei para Los Angeles infelizmente ele não estava lá. Sentei no quarto, durante a noite, e fiz uma letra toda em inglês. Fernando Brant estava comigo e passou a letra para o português. Nesses últimos dias parece que o verso “Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar” faz ainda mais sentido. Que a gente possa continuar em casa para em breve retornarmos com segurança para os abraços de nossos amigos.
Disponível em: encurtador.com.br/adsKP Acesso em 08 de set.de 2020.
Milton Nascimento
Canção da América
Amigo é coisa para se guardarDebaixo de sete chavesDentro do coraçãoAssim falava a cançãoque na América ouviMas quem cantava chorouAo ver o seu amigo partirMas quem ficou,no pensamento voouCom seu canto que o outro lembrouE quem voou,no pensamento ficouCom a lembrança que o outro cantouAmigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distânciadigam “não”Mesmo esquecendo a cançãoO que importa é ouvirA voz que vem do coraçãoPois seja o que vier,venha o que vierQualquer dia, amigo, eu volto A te encontrarQualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar. https://www.diariofm.com.br/letras/milton-nascimento/cancao-da-americahttps://youtu.be/YZORRsnTDB0
Interpretando o texto
- A expressão “debaixo de sete chaves”, significa
- a) ( ) uma expressão popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de “algo que está muito bem protegido” ou “um segredo muito bem guardado.”
- b) ( ) uma forma de dizer que está com saudades de alguém.
- c) ( ) uma maneira de expressar sentimentos de ambição.
- d) ( ) uma forma de dizer que amigo não existe.
- Indique o verso que mostra o efeito que causa a canção naquele que vê o amigo partir.
3. Mesmo que o tempo e a distância separem os amigos, onde os autores dizem que devemos guardá-los?
4. O verso “Amigo é coisa pra se guardar ”expressa a ideia de que a amizade
- a) ( ) é um sentimento que acaba facilmente, se mantido em liberdade.
- b) ( ) é frágil, inconstante, e pouco resistente aos problemas da vida moderna.
- c) ( ) deve ser mantida em segredo para não causar inveja.
- d) ( ) é um bem muito precioso, de valor inestimável.
5. Em “Mas quem cantava chorou”, as palavras destacadas expressam, respectivamente
- a) ( ) um verbo e um adjetivo
- b) ( ) um advérbio e uma conjunção
- c) ( ) uma conjunção e um verbo
- d) ( ) um verbo e um substantivo
- Com base no texto de introdução de “Canção da América”, marque as alternativas que melhor explicam a intenção de Milton Nascimento ao compor esta música:
- Em homenagem a Holywood, onde foi morar.
- Em homenagem ao músico Ricky Fataar, com quem fez uma bela amizade.
III. Foi pelos bons momentos que viveu na África.
- O tempo passou, ele voltou para o Brasil e quando retornou para Los Angeles, infelizmente seu amigo Ricky Fataar, havia falecido.
Assinale:
- a) ( ) estão corretas as alternativas I e III
- b) ( ) estão corretas as alternativas II e III.
- c) ( ) estão corretas as alternativas II e IV
- d) ( ) estão corretas as alternativas III e IV
- Comente sobre a mensagem que esta música nos traz.
Não se esqueça de imprimir a atividade, hein?