Gênero: Canções – 8º Ano – 4ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 19/10/2020

Tudo bem com você? Hoje nossa atividade é sobre o gênero textual: canções……….. olha só que maravilha!!!! Anime-se!!!!

https://youtu.be/1Uo4hH1GJ34

 

                        Canção

 

    A canção é uma composição musical para a voz humana, escrita, normalmente sobre um texto, e acompanhada por instrumentos musicais.

    A canção é tipicamente interpretada por um único vocalista, mas também pode ser cantada por um dueto, trio ou mais vozes. O texto ou letra das canções são tradicionalmente versos de poesia, mas podem ser versos religiosos de livre prosa.

    Os gêneros textuais poema e canção são bastante semelhantes. Ambos têm como objetivo fazer da língua o instrumento artístico capaz de tocar a sensibilidade do destinatário.

 

    São similares também quanto ao formato, pois são constituídos de versos, agrupados em estrofes e se caracterizam pelo ritmo. 

 

    Assim, ambos os gêneros textuais (poema e canção) trabalham com recursos expressivos, com a linguagem poética, apoiam-se em métrica fixa ou não, em rimas regulares ou não, mas têm no ritmo a sua marca essencial e visam a causar prazer estético. 

    No caso da canção, a combinação harmoniosa dos sons dos instrumentos é acrescida da musicalidade das palavras. É no ritmo que a canção se distingue um pouco mais do poema, pois está estreitamente vinculada ao ato de cantar. O ritmo é muito ligado à música, aos instrumentos, aos arranjos etc. Muitas vezes, a nossa leitura “muda” quando ouvimos a música da canção que analisamos em sala de aula. 

 

 Disponível em: https://educrealmirian.blogspot.com/2017/08/genero-textualmusica-cancao-e-receita.html Acesso em 08 de set.de 2020.

 

    Atividade 1

 

 

    Leia abaixo, a letra da canção apresentada para responder às questões a seguir:

    Ana Vilela- compositora de Trem-bala

 

Música: “Trem-bala”

Compositora: Ana Vilela

 

“Não é sobre ter

Todas as pessoas do mundo pra si

É sobre saber que em algum lugar

Alguém zela por ti

É sobre cantar e poder escutar

Mais do que a própria voz

É sobre dançar na chuva de vida

Que cai sobre nós

 

É saber se sentir infinito

Num universo tão vasto e bonito

É saber sonhar

E, então, fazer valer a pena cada verso

Daquele poema sobre acreditar

 

Não é sobre chegar no topo do mundo

E saber que venceu

É sobre escalar e sentir

Que o caminho te fortaleceu

É sobre ser abrigo

E também ter morada em outros corações

E assim ter amigos contigo

Em todas as situações

 

A gente não pode ter tudo

Qual seria a graça do mundo se fosse assim?

Por isso, eu prefiro sorrisos.

E os presentes que a vida trouxe

Pra perto de mim

 

Não é sobre tudo que o teu dinheiro

É capaz de comprar

E sim sobre cada momento

Sorriso a se compartilhar

Também não é sobre correr

Contra o tempo pra ter sempre mais

Porque quando menos se espera

A vida já ficou pra trás

 

Segura teu filho no colo

Sorria e abrace teus pais

Enquanto estão aqui

Que a vida é trem-bala, parceiro

E a gente é só passageiro prestes a partir.”

 

 

Disponívelem:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/12/china-inaugura-maior-linha-de-trem-bala-do-mundo.htmlAcesso 09 de set. de 2020.

Disponível em: encurtador.com.br/nABM8-Acesso em 09 de set. de 2020.

 

https://youtu.be/sAOwYfuJdI8

 

                 Entendendo a música:

 

  1. Comente o título da música “Trem-bala”. Você considera esse título adequado ao assunto abordado pela música?

 

  1. Na última estrofe, o autor (a) da música nos dá um conselho.

Copie a parte que confirma este conselho.

 

 

  1. Em: “Porque quando menos se espera / A vida já ficou pra trás.” Marque a alternativa que explica este trecho:

 

  1. a) ( ) A vida é uma coisa que nunca se acaba.
  2. b) ( ) Temos que viver o momento, e não ficar pensando no amanhã, porque o tempo passa rápido.
  3. c) ( ) Significa que sempre teremos alguém pensando e preocupando com a gente.
  4. d) ( ) Que não devemos ter pressa porque tudo tem seu tempo.

 

                     Atividade 2

 

  1. Leia a seguir,  a história e a letra de “Canção da América”, de Milton Nascimento, para responder as atividades seguintes:

 

    Vocês sabem como nasceu “Canção da América”?

 

    Conta Milton Nascimento: Eu tava gravando em Holywood e conheci o músico Ricky Fataar. Conversamos sobre a solidão de Los Angeles, a falta de contato físico entre as pessoas e ali nos aproximamos. Passamos bons momentos juntos, cultivando uma linda amizade.

    O tempo passou, retornei pra casa e quando voltei para Los Angeles infelizmente ele não estava lá. Sentei no quarto, durante a noite, e fiz uma letra toda em inglês. Fernando Brant estava comigo e passou a letra para o português. Nesses últimos dias parece que o verso “Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar” faz ainda mais sentido. Que a gente possa continuar em casa para em breve retornarmos com segurança para os abraços de nossos amigos.

 

Disponível em: encurtador.com.br/adsKP Acesso em 08 de set.de 2020.

 

Milton Nascimento                 
Canção da América

 Amigo é coisa para se guardarDebaixo de sete chavesDentro do coraçãoAssim falava a cançãoque na América ouviMas quem cantava chorouAo ver o seu amigo partirMas quem ficou,no pensamento voouCom seu canto que o outro lembrouE quem voou,no pensamento ficouCom a lembrança que o outro cantouAmigo é coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distânciadigam “não”Mesmo esquecendo a cançãoO que importa é ouvirA voz que vem do coraçãoPois seja o que vier,venha o que vierQualquer dia, amigo, eu volto A te encontrarQualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar. https://www.diariofm.com.br/letras/milton-nascimento/cancao-da-americahttps://youtu.be/YZORRsnTDB0

 

    Interpretando o texto

 

 

  1. A expressão “debaixo de sete chaves”, significa

 

  1. a) (   ) uma expressão popular da língua portuguesa, utilizada no sentido de “algo que está muito bem protegido” ou “um segredo muito bem guardado.”
  2. b) (   ) uma forma de dizer que está com saudades de alguém.
  3. c) (   ) uma maneira de expressar sentimentos de ambição.
  4. d) (   ) uma forma de dizer que amigo não existe.

 

  1. Indique o verso que mostra o efeito que causa a canção naquele que vê o amigo partir.

 

 

 

3. Mesmo que o tempo e a distância separem os amigos, onde os autores dizem que devemos guardá-los?   

 

Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito!

     4. O verso “Amigo é coisa pra se guardar ”expressa a ideia de que a amizade

 

  1. a) (  ) é um sentimento que acaba facilmente, se mantido em liberdade.
  2. b) (  ) é frágil, inconstante, e pouco resistente aos problemas da vida moderna.
  3. c) (  ) deve ser mantida em segredo para não causar inveja.
  4. d) (  ) é um bem muito precioso, de valor inestimável.

      5. Em Mas quem cantava chorou, as palavras destacadas expressam, respectivamente

 

  1. a) (   ) um verbo e um adjetivo
  2. b) (   ) um advérbio e uma conjunção
  3. c) (   ) uma conjunção e um verbo
  4. d) (   ) um verbo e um substantivo

 

  1. Com base no  texto de introdução de “Canção da América”, marque as alternativas que melhor explicam a intenção de Milton Nascimento ao compor esta música:

 

 

  1. Em homenagem a Holywood, onde foi morar.
  2. Em homenagem ao músico Ricky Fataar, com quem fez uma bela amizade.

    III. Foi pelos bons momentos que viveu na África.

  1. O tempo passou, ele voltou para o Brasil e quando retornou para Los Angeles, infelizmente seu amigo Ricky Fataar, havia falecido.

 

 

    Assinale: 

 

  1. a) (   ) estão corretas as alternativas I e III
  2. b) (   ) estão corretas as alternativas II e III.
  3. c) (   ) estão corretas as alternativas II e IV
  4. d) (   ) estão corretas as alternativas III e IV

 

  1. Comente sobre a mensagem que esta música nos traz.

 

Amigos são pra sempre!!!!!!
Até a proxima atividade!

Não se esqueça de imprimir a atividade, hein? 

8º LP 4ª quinzena 3º ciclo