Gênero: Seminário – 8º Ano – 6ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 19/11/2020
O Seminário – O que é e como realizá-lo?
Disponível em: https://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario Acesso em 23 de set. de 2020.
Entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário.
O objetivo principal do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto. Ele possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
Ele pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.
Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos. Atentemo-nos para a técnica de planejamento:
Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES):
- Domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
- Produza um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
- Realize ensaios prévios com objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
- Enriqueça o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
Só lembrando que para o planejamento, devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: né? Tipo assim, ahnn… prejudicam a fluência na exposição.
A postura do apresentador é fator relevante. O mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm Acesso em 22 de set. de 2020.
Há vários tipos de seminários sendo os mais comuns: seminário escolar, seminário acadêmico, seminário profissional e seminário religioso. Aqui trataremos apenas do seminário escolar.
Seminário escolar.
Disponível em:https://es.123rf.com/photo_45658183_grupo-de-hombres-de-negocios-que-tienen-una-reuni%C3%B3n-en-torno-a-la-conferencia-colaboraci%C3%B3n-y-discusi%C3%B3n-confer.html Acesso em 24 de set. de 2020.
O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as informações. Pode-se dizer que o seminário escolar é uma aula dada por alunos para seus colegas de classe.
A escolha do seminário para apresentação de temas é uma opção à qual, muitos professores recorrem para incentivar os alunos a desenvolverem as capacidades de pesquisa, formulação de texto e apresentação oral.
-
-
Roteiro de organização de um seminário
Veja abaixo um exemplo de como um seminário deve ser organizado:
- Antes do seminário: distribuir uma sinopse sobre a apresentação para todos os participantes.
- No dia do seminário: breve introdução ao assunto perante os participantes. No caso de haver mais de um comunicador, deve ser escolhido um coordenador para desempenhar essa função.
- Apresentação: deve ser iniciada a apresentação por parte dos comunicadores (não esquecendo da importância de cumprir uma etapa de explicação e outra de síntese da reflexão).
- Discussão geral: o comunicador (ou coordenador do grupo, no caso de haver mais de um comunicador) abre a discussão a todas as pessoas presentes no recinto.
- Síntese final: após a discussão geral, deve ser apresentada uma síntese final sobre a apresentação.
Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:
- Introdução ao tema-(também chamado de início) chamativa. É o começo do texto (óbvio) e deve começar atraente, pois é através dela que o leitor percebe se o texto vai ser interessante como um todo.
- Desenvolvimento– (chamado de meio) deve ser explicativo, argumentativo e apresentar informação consistente em ideias criativas. É no desenvolvimento que as ideias serão explanadas.
- Conclusão– (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento.
A conclusão deve conter um resume breve, forte e coerente de tudo que foi abordado no texto.
De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.
Disponível em:
https://www.significados.com.br/seminario/#:~:text=O%20semin%C3%A1rio%20escolar%20%C3%A9%20uma,para%20seus%20colegas%20de%20classe. Acesso em 22 de set. de 2020.
Atividades
- O gênero textual que tem como foco principal a oralidade é
- a) ( ) notícia
- b) ( ) reportagem
- c) ( ) seminário
- d) ( ) poema
2. Qual é o objetivo principal do seminário?
- Considere as informações sobre o gênero textual seminário:
I- O seminário possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.
II-O seminário pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
III- O seminário não está entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade.
IV- O seminário acontece somente na escola.
Marque os itens corretos:
- a) ( ) Os itens I e II estão corretos.
- b) ( ) Os itens II e III estão corretos.
- c) ( ) Os itens I,II e IV estão corretos.
- d) ( ) Os itens I e III estão corretos.
- Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, observando as atitudes que o apresentador deve ter antes da exposição de um seminário:
- a) ( ) Dominar o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
- b) ( ) Produzir um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
- c) ( ) Não há necessidade de realizar ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
- d) ( ) É dispensável o uso de recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.
- “A postura do apresentador é fator relevante. “Comente essa afirmativa do texto.
- Complete as lacunas com as palavras sugeridas abaixo, para melhor entender o enunciado apresentado:
(colegas- responsável- escolar- aula- seminário- turma- tema)
“O seminário _______________é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria __________. Geralmente o professor determina um ____________ que deve ser estudado minuciosamente por quem fica __________________ por apresentar as informações. Pode-se dizer que o ___________________ escolar é uma___________ dada por alunos para seus _____________de classe.”
- Releia o texto em estudo e grife as frases mais importantes para um entendimento aprofundado.
- Utilizando as frases grifadas no texto, faça um resumo ou esquema que deixa claro o que você entendeu sobre o que é um seminário e como realizá-lo.
- Marque a alternativa INCORRETA quanto à organização do seminário:
- a) ( ) Antes do seminário: distribuir uma sinopse sobre a apresentação para todos os participantes.
- b) ( ) Apresentação: deve ser iniciada a apresentação por parte dos comunicadores (não esquecendo da importância de cumprir uma etapa de explicação e outra de síntese da reflexão).
- c) ( ) Discussão geral: o comunicador (ou coordenador do grupo, no caso de haver mais de um comunicador) abre a discussão a todas as pessoas presentes no recinto.
- d) ( ) Síntese final: após a discussão geral, o apresentador sai sem agradecer e não apresenta nenhuma síntese sobre a apresentação
E não se esqueça de imprimir esta atividade, certo?
8º LP 6ª quinzena