Gênero: Seminário – 8º Ano – 6ª Quinzena – 3º Ciclo – Aula e Impressão - 19/11/2020

Tudo jóia???? Está se cuidando???? Quem bom….
Hoje temos um ótimo assunto: Vamos tratar do Genêro Seminário!!!!


O Seminário – O que é e como realizá-lo?

 

Disponível em: https://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario Acesso em 23 de set. de 2020.

 

    Entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade, está o Seminário.

    O objetivo principal do seminário é proporcionar o desenvolvimento da capacidade de pesquisa, sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto. Ele possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.

    Ele pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.
Não somente na escola é que ele acontece, mas também no meio acadêmico e no profissional, podendo ser apresentado individualmente ou em grupo.

    Assim como a escrita requer procedimentos específicos para realizá-la, os textos expositivos também não fogem à regra. Por isso é de fundamental importância que saibamos a maneira correta de nos portarmos diante de um seminário, como também nos inteirarmos de todos os seus elementos constitutivos.     Atentemo-nos para a técnica de planejamento:

    Antes de tudo, é preciso que o(S) apresentador (ES):

  1. Domine o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
  2. Produza um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
  3. Realize ensaios prévios com objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
  4. Enriqueça o conteúdo com recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

    Só lembrando que para o planejamento, devem ser levadas em consideração as características do público-alvo, como faixa etária, tipos de interesse, expectativas e conhecimentos prévios em relação ao tema em questão.
No momento da apresentação é imprescindível o uso da linguagem formal, pois certos hábitos da linguagem oral do tipo: né? Tipo assim, ahnn… prejudicam a fluência na exposição.

    A postura do apresentador é fator relevante.  O mesmo deve evitar gestos excessivos, expressões faciais que não condizem com a situação, manter o tom da voz num ritmo bem articulado de modo a não se tornar monótono. E, sobretudo, permanecer de frente para a plateia.

 

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/o-seminarioque-e-como-realizalo.htm Acesso em 22 de set. de 2020.

 

    Há vários tipos de seminários sendo os mais comuns: seminário escolar, seminário acadêmico, seminário profissional e seminário religioso. Aqui trataremos apenas do seminário escolar.

 

 

 

 

Seminário escolar.

 

 

Disponível em:https://es.123rf.com/photo_45658183_grupo-de-hombres-de-negocios-que-tienen-una-reuni%C3%B3n-en-torno-a-la-conferencia-colaboraci%C3%B3n-y-discusi%C3%B3n-confer.html Acesso em 24 de set. de 2020.

 

    O seminário escolar é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria turma. Geralmente o professor determina um tema que deve ser estudado minuciosamente por quem fica responsável por apresentar as informações. Pode-se dizer que o seminário escolar é uma aula dada por alunos para seus colegas de classe.

    A escolha do seminário para apresentação de temas é uma opção à qual, muitos professores recorrem para incentivar os alunos a desenvolverem as capacidades de pesquisa, formulação de texto e apresentação oral.

 

  •  
  • Roteiro de organização de um seminário
  •  

    Veja abaixo um exemplo de como um seminário deve ser organizado:

 

  1. Antes do seminário: distribuir uma sinopse sobre a apresentação para todos os participantes.
  2. No dia do seminário: breve introdução ao assunto perante os participantes. No caso de haver mais de um comunicador, deve ser escolhido um coordenador para desempenhar essa função.
  3. Apresentação: deve ser iniciada a apresentação por parte dos comunicadores (não esquecendo da importância de cumprir uma etapa de explicação e outra de síntese da reflexão).
  4. Discussão geral: o comunicador (ou coordenador do grupo, no caso de haver mais de um comunicador) abre a discussão a todas as pessoas presentes no recinto.
  5. Síntese final: após a discussão geral, deve ser apresentada uma síntese final sobre a apresentação.

    Finalizando, apontamos que todo tema de um seminário precisa conter em termos de roteiro as seguintes partes:

  1. Introdução ao tema-(também chamado de início) chamativa. É o começo do texto (óbvio) e deve começar atraente, pois é através dela que o leitor percebe se o texto vai ser interessante como um todo.
  2. Desenvolvimento– (chamado de meio) deve ser explicativo, argumentativo e apresentar informação consistente em ideias criativas. É no desenvolvimento que as ideias serão explanadas.
  3. Conclusão– (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento.                                                                                                                                  

    A conclusão deve conter um resume breve, forte e coerente de tudo que foi abordado no texto.

    De posse de todos estes aparatos, só faltará ter confiança em si mesmo e comemorar o sucesso do bom desempenho diante da tarefa realizada.

 

    Disponível em:

https://www.significados.com.br/seminario/#:~:text=O%20semin%C3%A1rio%20escolar%20%C3%A9%20uma,para%20seus%20colegas%20de%20classe. Acesso em 22 de set. de 2020.

 

 

 

Atividades

 

  1. O gênero textual que tem como foco principal a oralidade é

 

 

  1. a) (   ) notícia
  2. b) (   ) reportagem
  3. c) (   ) seminário
  4. d) (   ) poema

 

 

2. Qual é o objetivo principal do seminário?

 

 

 

 

  1. Considere as informações sobre o gênero textual seminário:

 

I- O seminário possibilita ao estudante a elaboração clara e objetiva de trabalhos científicos.

II-O seminário pertence à categoria vinculada à exposição oral com base na transmissão de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) a respeito de um assunto relacionado à determinada área do conhecimento.

III- O seminário não está entre os gêneros textuais que tem como foco principal a oralidade.

IV-  O seminário acontece somente na escola.

 

Marque os itens corretos:

 

 

  1. a) ( ) Os itens I e II estão corretos.
  2. b) ( ) Os itens II e III estão corretos.
  3. c) ( ) Os itens I,II e IV estão corretos.
  4. d) ( ) Os itens I e III estão corretos.

 

 

 

 

  1. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, observando as atitudes que o apresentador deve ter antes da exposição de um seminário:

 

  1. a) ( ) Dominar o assunto que será abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, Internet, revistas especializadas, vídeos, e outros.
  2. b) ( ) Produzir um esquema contendo informações sucintas que nortearão o discurso do apresentador.
  3. c) ( ) Não há necessidade de realizar ensaios prévios no objetivo de evitar certas falhas que poderão comprometer a qualidade do trabalho apresentado.
  4. d) ( ) É dispensável o uso de recursos audiovisuais, tais como: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, microfone, entre outros.

 

Muito boa esta atividade!!!!!

 

 

  1. “A postura do apresentador é fator relevante. “Comente essa afirmativa do texto.

 

 

 

  1. Complete as lacunas com as palavras sugeridas abaixo, para melhor entender o enunciado apresentado:

 

(colegas- responsável- escolar- aula- seminário- turma- tema)

 

“O seminário _______________é uma apresentação feita por um ou mais alunos para sua própria __________. Geralmente o professor determina um ____________ que deve ser estudado minuciosamente por quem fica __________________ por apresentar as informações. Pode-se dizer que o ___________________ escolar é uma___________ dada por alunos para seus _____________de classe.”

 

 

 

  1. Releia o texto em estudo e grife as frases mais importantes para um entendimento aprofundado.

 

Tudo bem aí?

 

 

  1. Utilizando as frases grifadas no texto, faça um resumo ou esquema que deixa claro o que você entendeu sobre o que é um seminário e como realizá-lo.

 

 

 

  1. Marque a alternativa INCORRETA quanto à organização do seminário:

 

  1. a) ( ) Antes do seminário: distribuir uma sinopse sobre a apresentação para todos os participantes.
  2. b) ( ) Apresentação: deve ser iniciada a apresentação por parte dos comunicadores (não esquecendo da importância de cumprir uma etapa de explicação e outra de síntese da reflexão).
  3. c) ( ) Discussão geral: o comunicador (ou coordenador do grupo, no caso de haver mais de um comunicador) abre a discussão a todas as pessoas presentes no recinto.
  4. d) ( ) Síntese final: após a discussão geral, o apresentador sai sem agradecer e não apresenta nenhuma síntese sobre a apresentação

 

Você finalizou mais uma atividade!!!!!
Lave frequentemente as mãos! Esta ação salva vidas!
Até a próxima aula ok?
 
E não se esqueça de imprimir esta atividade, certo?
8º LP 6ª quinzena