Ginástica Laboral em Tempos de Isolamento Social – Aula 1 - 04/05/2020

Isolamento Social

Objetivo: Definir isolamento social e aliar a atividade física em tempos de pandemia.

Diante do isolamento e do bombardeio de notícias sobre o que fazer, atualização de números de casos e mortes causadas pela pandemia, precisamos lembrar-nos de cuidar das nossas emoções, que pode muitas vezes ficar em último plano.

“As pessoas se desesperam, querem saber de tudo, comprar, mantimentos e remédios, mas esquece da angústia e da tristeza por trás de todo esse movimento”, segundo alguns médicos, todo esse stress aumenta a liberação de cortisol (tipo de hormônio) no organismo, que acaba, inclusive, diminuindo nossa resistência imunológica. O que pode nos causar vários transtornos.

Filtrar as notícias:

De olho nisso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou uma cartilha de cuidados para lidar com esse estado de stress mental durante a pandemia do novo (COVIDE 19) coronavírus. Procurar não usar cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções e limitar o tempo de exposição às notícias sobre o assunto.

Procurar um tempo de qualidade com você mesmo e com a família é de grande importância, pois, “Não podemos ficar reféns das notícias que chegam, mas em tempos de tanta informação é necessário filtrar, principalmente o que recebemos [via WhatsApp]”.

Uma rotina especial

Estabelecer uma nova rotina é a estratégia mais eficaz para lidar com o momento e manter a mente ativa e positiva, Só assim é possível se organizar e, no fim do dia, ter a sensação de que algo foi realizado, o que provavelmente nos proporcionara um sentimento agradável.

“Ficar sem fazer nada, no ócio, pode gerar tristeza e ansiedade. “As tarefas domésticas também precisam de um tempo específico. Inclua aí arrumações que há tempos você pensa em fazer e nunca consegue.

É importante estar com a mente ocupada, e estando em casa, é possível escolher sua rotina. “Vamos aproveitar essa oportunidade”, a ginástica pode nos proporcionar uma grande e agradável variedade de movimentos nos possibilitando ocupar a nossa mente com bons pensamentos.

“A idéia principal aqui é que você tenha consciência de que podemos estar isolados em casa, mas continuamos rodeados de pessoas na mesma situação. Por isso estamos envolvidos na busca de soluções para minimizar os efeitos do isolamento social. E encontramos na ginástica uma grande e importante ferramenta para nos ajudar a amenizar um pouco todo esse stress mental que vem afetando nossos alunos nesses tempos de pandemia.

Proposta de Atividade.

1- Como você está lhe dando com o isolamento social?

2- Dentro das suas perspectivas o que você acha de fazer atividade física durante a pandemia?

3- Você tem alguma sugestão de atividade?

4- Quais os tipos de ginástica que você conhece?

• Ao finalizar envie a resposta para seu professor.

Material produzido pela equipe:

Elaine Machado Silveira – Gerente de Projetos Extracurriculares de Desporto Educacional, Arte e Educação.

Enio Felicio Monteiro –Professor de Educação Física – CRE Jataí.

Carlos Roberto Perez – Professor de Educação Física – CRE Jataí.

Rhaylla Gimenez – Professora de Educação Física – CRE Jataí.

Últimos Comentários