Grandezas e medidas– 8 ª Aula de Matemática 6 ° Ano – 24/06/2020 - 25/06/2020

Olá pessoal! Vamos continuar com o conteúdo sobre Grandezas e Medidas?

Resolva em seu caderno os seguintes exercícios para praticar.

1. Os pratos da balança ao lado estão equilibrados.

As peças em forma de cone são idênticas e possuem massa igual a 12,7 g cada uma.
A massa em forma de cilindro tem massa igual a:

(A) 36,1 g.
(B) 38,1 g.
(C) 42,8 g
(D) 50,8 g.

2. Uma carreta transportou uma carga de 5,5 toneladas. Já foram descarregadas 3,27 toneladas. Quantas toneladas ainda faltam descarregar?

3. Em espécies pequenas de beija-flor, verifica-se a incrível contagem de 60 batimentos das asas por segundo. Calcule a quantidade de batidas das asas desse beija-flor em:
a) um minuto b) uma hora.

4. Um curso, em modalidade EaD, é dividido em 8 módulos trimestrais. Sabe-se que um trimestre é uma quantidade de tempo equivalente a 3 meses. Nessas condições, a duração total desse curso EaD é:

(A) 1 ano e 8 meses.
(B) 2 anos.
(C) 2 anos e 4 meses.
(D) 3 anos.

5. Complete as lacunas usando o banco de palavras a seguir:

a) O período de dois meses é chamado de ______________________.
b) Um ano bissexto tem ______________________. Nele, o mês de fevereiro tem 29 dias.
c) Um casal completa bodas de prata com ______________ de casamento.
d) O período de 15 dias é chamado de _______. Esse período é maior do que 2 ___, que só possui 14 dias.
e) Um ano pode ser dividido em 2 __________.
f) Cada ___ é equivalente a 3 meses.
g) O ano 2 000 foi o último ano do ______ XX, o qual iniciou em 1901. O ano 2 000 também marcou a transição do segundo para o terceiro ___, que começa no ano 2001 e vai até o ano 3 000.
h) Um dia que corresponde a _______, é o período necessário para a Terra girar de forma completa em torno de seu próprio eixo. O período em que a Terra gira completamente em torno do Sol é de ____ ou 1 ano.
i) Um casal que comemora bodas de ouro completa ___________ de casamento, ou seja, esse casal vai completar a quinta ____ juntos.

6. Leonardo é motorista de caminhão e pesa 86 kg. Ele está carregando seu caminhão de 2,5 toneladas com 120 caixas de 50 kg cada uma. Na pesagem que fará na rodovia, a massa total não poderá ultrapassar 8 500 kg. O caminhão de Leonardo está ou não dentro das normas estabelecidas?

7. O avô de Ronaldo toma um remédio em que cada comprimido apresenta os componentes e as quantidades especificadas a seguir.

a) Qual é a massa total de 12 comprimidos?

b) Escreva essa massa total em gramas (g).

8. Luís comprou 18 arrobas de soja para seu armazém e pagou R$ 43,28 a arroba. Depois, ele vendeu toda a soja por R$ 6,00 o quilograma. Qual foi o lucro de Luís nessa venda?

9. A temperatura em uma cidade variou da seguinte forma:

 À meia noite, o painel marcava 10°C.
 4 horas depois, baixou 3,3°C.
 De 4h até às 8h: subiu 2,5°C.
 De 8h até meio-dia: subiu 4,1°C
 4 horas depois, baixou: 3,1°C
 De 16h às 20h: baixou 2,3°C

Qual é a temperatura marcada no painel dessa cidade às 20h?

(A) 7,9°C
(B) 8,2°C