Handebol – Aula 3 - 11/05/2020

FUNDAMENTOS DO HANDEBOL

 

 

OBJETIVO: Possibilitar estudos que enfatizem o conhecimento teórico-prático dos fundamentos técnicos do handebol.

Leia ao texto: “Fundamentos do Handebol” em seguida responda o questionário proposto.

TEXTO 1

 

Fundamento Empunhadura no Handebol

 

A Empunhadura é um dos fundamentos mais básicos do Handebol, trata-se do ato de segurar a bola de Handebol com uma das mãos. A Empunhadura correta no Handebol é feita segurando a bola na palma da mão e apertando (fazendo pressão) com as pontas dos dedos. Dica de execução: A pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para a realização de uma boa empunhadura.

 

Fundamento Recepção no Handebol

 

A Recepção é um dos fundamentos mais simples do Handebol, trata-se do ato de receber (recepcionar) a bola. A Recepção no Handebol deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas (em forma de concha) e voltadas para frente. Observação: A Recepção no Handebol também pode ser feita com uma só mão.

 

Fundamento Passe no Handebol

 

O Passe é um dos principais Fundamentos técnicos do Handebol, o passe é o ato de lançar a bola entre os jogadores de uma mesma equipe. Quais são os Tipos de Passe no Handebol? Passe acima do ombro: conhecido como Passe de Ombro, é o passe mais utilizado num jogo de Handebol, pode ser feito em trajetória reta ou parabólica.

Passe em pronação: O Passe em Pronação no Handebol feito segurando a bola com a palma da mão apontada para baixo e realizando um giro do punho para fora. Pode ser feito com direção lateral ou para trás.

Passe por de trás da cabeça: O passe por trás da cabeça no Handebol é executado exatamente como diz o nome, lançando a bola “por trás da cabeça”, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.

Passe por de trás do corpo: O passe por trás do corpo é feito lançando a bola por trás do corpo, pode ser feito em direção lateral ou diagonal.

Passe para trás: É o passe feito na altura da cabeça com extensão do punho jogando a bola para trás.

Passe quicado: É quando a bola toca o solo da quadra uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro de equipe. Esse tipo de passe é utilizado para desviar a bola de um marcado adversário.

 

Fundamento Arremesso no handebol

O Arremesso é também um dos principais Fundamentos Técnicos do Handebol, é através do arremesso que se marca os gols em um jogo de Handebol. O Arremesso é o ato de lançar a bola em direção ao gol (meta) da equipe adversária.

 

 

 

Quais são os Tipos de Arremessos no Handebol?

Arremesso com apoio – É o tipo de arremesso no Handebol onde um ou os dois pés estão em contato com o solo no momento da execução do arremesso.

Arremesso em suspensão – Nesse tipo de Arremesso o jogador de Handebol realiza um salto e fica com o corpo completamente suspenso no ar no momento da execução do arremesso.

Arremesso com queda – É o tipo de Arremesso no Handebol onde o jogador projeta uma queda após o arremesso. Ao forçar uma queda o jogador de Handebol projeta o corpo e consegue colocar mais potência no arremesso. É um tipo de arremesso muito utilizado entre os pivôs no Handebol.

 

Arremesso com rolamento – É o tipo de Arremesso onde após o jogador lançar a bola, ele realizado um rolamento, normalmente um rolamento de ombro. É um tipo de arremesso comumente utilizado pelos “Pontas” no Handebol.

 

Fundamento Drible no Handebol

 

O Drible é um fundamento básico do Handebol, trata-se do ato de quicar a bola com uma das mãos sem perder o domínio da bola. O Drible pode ser feito com o jogador parado ou em movimento. A principal função do drible no Handebol é a progressão com posse de bola. Quais são os tipos de Drible no Handebol?

 

O Drible Alto: É muito usado para deslocamento em velocidade do jogador de Handebol. O Drible alto é bastante utilizado em contra-ataques.

O Drible Baixo: O Drible baixo é basicamente usado para proteger a bola diante de um marcador adversário. Os objetivos do Drible no Handebol são: fintar a defesa; sair da marcação; conquistar uma posição de arremesso mais favorável.

 

https://www.youtube.com/watch?v=QTXOO6pO7vo

 

Fundamento Finta no Handebol

 

A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.

São Características Técnicas da Finta no Handebol:

  • Deslocamento (mudar de um ponto para o outro da quadra);

  • Mudança de direção (se deslocar em direções diferentes);

  • Troca de Ritmo (do lento para o rápido e do rápido para o lento)

 

Quais são os Objetivos do Finta no Handebol?

 

  • Passar pela marcação de um adversário;

  • Desequilibrar um adversário direto;

  • Desviar a atenção do adversário;

  • Ganhar superioridade numérica em relação a equipe adversária;

São características para uma boa Finta:

  • Ter uma boa velocidade de reação;

  • Ter uma bola velocidade de deslocamento;

  • Ter um bom equilíbrio;

  • Ser ágil nas mudanças de direção.

Quais são os Tipos de Finta no Handebol?

  • Finta de Arremesso;

  • Finta de Passe;

  • Finta com deslocamento para direita;

  • Finta com deslocamento para esquerda.

 

 

Fonte: https://www.dicaseducacaofisica.info/resumo-dos-fundamentos-do-handebol/

 

 

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

1- Quais são os fundamentos técnicos e individuais dos jogadores de linha do Handebol?

 

2 – Corresponde à ação do (a) jogador (a) em impulsionar consecutivamente a bola contra o solo, podendo para isto, utilizar uma das mãos isoladamente ou as duas alternadamente. Ele é também uma das formas de fazer a bola avançar para a quadra adversária. De qual fundamento estamos falando?

 

3 – Um dos fundamentos básicos do handebol é a finta, mas o que é uma FINTA?

 

4 – É a ação que o jogador realiza, de posse de bola, para dirigir os movimentos do defensor numa direção falsa, desviando a sua atenção da sua própria real intenção, causando-lhe o desequilíbrio. Tem como objetivo enganar e passar pelo adversário além de desorganizar a defesa. Esse é a definição de qual Fundamento do Handebol?

 

5 – Quais as posições estabelecidas para cada jogador em uma equipe de Handebol?

Material produzido por:     

     Professora: Giselle Rosa Ferreira. Colégio CEPMG Ariston Gomes da Silva. CRE:Iporá

    Professor: Hederson Pinheiro de Andrade. Col. Estadual Menino Jesus. CRE: Trindade         

         Professor: Weber Ramos Barbosa. Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico. CRE: Jataí

                          Professora: Tânia Silva Carrijo. CEPMG Waldemar Mundim. CRE: Goiânia

Deixe um comentário