Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Humanismo, Renascimento e seus significados – 1 ª Aula História 7 ° Ano - 06/05/2020

OI PESSOAL!!! VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR EM RENASCIMENTO? SEM OLHAR EM LIVROS OU DICIONÁRIO VOCÊ CONSEGUIRIA DIZER O QUE FOI O RENASCIMENTO?

O trecho do texto de Marcondes (2016), irá ajuda-lo:

Sobre o Conceito de Renascimento: “[…]Foi Giorgio Vasari em sua obra “ Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos (1550) quem primeiro e empregou o termo “Renascimento” (rinascitá) para designar a retomada do estilo clássico na pintura – pelo pintor Giotto (séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. […] O conceito de Renascimento designando um período histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os séc. XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860). […] O Renascimento, fiel a sua valorização dos clássicos, foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, […] “o homem é a medida de todas as coisas.” […]. Assim[…] o humanismo renascentista retoma a herança greco-romana como base da nova identidade cultural. […]”   MARCONDES, Danilo. As origens do pensamento moderno e a ideia de modernidade. Ed. Zahar, São Paulo: 2016, 23 páginas).

Disponível em:  https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRGZmz3Uasacru7Xb6EdqrywhK8ucy62urMK9bjAgNA6MxVyQ4ta8t6nJN5C/his7-04und-01-atividade-i-sobre-o-conceito-de-renascimento.pdf Acesso em: 23/04/2020.

AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO, DE ACORDO COMO O FRAGMENTO DO TEXTO:

1- Qual o motivo de ter sido usado o nome de “Renascimento” para o novo estilo ou movimento artístico que surgia no século XIV?

 2- Mais tarde a expressão Renascimento, que representava um movimento artístico teve sua dimensão expandida para um movimento de mudança de ideias, de pensamento (Humanismo) associado a ascensão burguesa, que passou a ser usada para representar todo um período histórico. Qual o período que ele representa? E quando, em que obra escrita por quem foi utilizada pela primeira vez?

VAMOS APROFUNDAR UM POUCO MAIS.

HUMANISMO RENASCENTISTA

O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu.

Durante o Renascimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Itália, no século XIV, o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma).

O interesse pela Antiguidade Clássica não revelou uma vontade de retornar ao passado (vontade nostálgica). Os homens medievais tinham a consciência de que viviam e tinham outros valores sociais e culturais, ou seja, eram homens diferentes dos homens da Antiguidade Clássica. A revalorização da ciência, da arte e da filosofia clássica era necessária para adaptá-las ao novo contexto histórico.

O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. O principal representante dessa corrente filosófica foi São Tomás de Aquino (1225-1274), filósofo e teólogo da Igreja Católica. São Tomás acreditava que a razão, o intelecto humano, não devia ser temida – ele considerava a razão como outro caminho para Deus. A Escolástica adaptou os ensinamentos do filósofo grego Aristóteles à religião. As ideias do filósofo foram utilizadas para esclarecer e explicar os ensinamentos da religião através de conceitos e princípios lógicos.

Os pensadores e intelectuais humanistas geralmente são confundidos com antirreligiosos, porém não podemos perpetuar esse equívoco de interpretação, visto que os humanistas queriam manter uma relação com Deus e com o mundo natural. A investigação humana seria privilegiada, o homem racionalizaria através dos seus pensamentos a investigação dos diversos fenômenos naturais, sociais, culturais e míticos.

Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. Os humanistas romperam com o Teocentrismo (a ideia de que Deus era o centro de todo o universo e de toda a vida humana) e passou a prevalecer a ideia do Antropocentrismo (o homem no centro do universo e da vida humana).

O Humanismo levou a reformas nos ensinos das universidades europeias e ocorreu uma valorização das humanidades (ciências humanas, hoje), que privilegiou o ensino e o estudo da Poesia, Filosofia e História. Os humanistas pretendiam introduzir métodos críticos na leitura e interpretação de obras e desejavam reconstruir os textos originais para corrigir erros, omissões e modificações realizadas pelos monges copistas medievais.

Um fato importante que aconteceu no século XV foi a criação da imprensa, ou prensa, por Johann Gutemberg. O invento revolucionou a produção de livros, que não precisaram ser mais manuscritos por copistas, processo que demandava bastante tempo. Com a criação de Gutemberg – os tipos móveis metálicos (imprensa) –, o processo de produção do livro diminuiu, sendo impressas, em poucos anos, milhares de obras, o que facilitou o contato dos leitores com as ideias e os autores humanistas, ou seja, a invenção propiciou uma maior difusão do conhecimento.

O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.

CARVALHO, Leandro. “Humanismo renascentista”; Brasil Escola.

 Disponível em:https://brasilescola.uol.com.br/historiag/humanismo-renascentista.htm.> Acesso em:17/04/2020.

Segue o link de uma vídeo aula para complementação dos estudos, vale a pena assistir!  

VAMOS TESTAR SEUS CONHECIMENTOS ATÉ AQUI? RESPONDA AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM NO SEU CADERNO.

01 – De acordo com o texto e a vídeo aula, o que o período do Humanismo Renascentista valorizou e quais eram suas principais características?

02 – O retorno às obras dos pensadores clássicos teve início com a Filosofia Escolástica. Qual foi o principal representante dessa corrente filosófica no período Humanista Renascentista?

3- Não há dúvida de que, cultural e artisticamente, o período do Renascimento foi uma parte importante da história do mundo. De acordo com o texto e observando a imagem a seguir, como o homem passou a ser visto e representado no período do Humanismo?

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/antropocentrismo/Acesso em 24/04/2020.

4- Os humanistas romperam com o Teocentrismo. De acordo com os textos o que é Teocentrismo?

UFA!!! POR HOJE É SÓ. NA PRÓXIMA AULA CONTINUAREMOS DISCUTINDO SOBRE ESSE MESMO TEMA: RENASCIMENTO. ATÉ BREVE GALERA…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *