Imperative, Genitive Case (Possessive Case) and Possessive Adjective – 6º ano – 5ª quinzena – 3º ciclo – AULA e IMPRESSÃO - 13/11/2020
Imperative case: é usado pelo falante para dar uma sugestão, uma ordem, um conselho ou uma instrução para que uma determinada ação aconteça. Não é necessário informar o sujeito, pois entende-se que este receberá a ordem, sugestão ou conselho implicitamente.
O imperativo poderá marcar algumas ações, como:
fazer um convite: Let’s go now. – para convites sempre utilizar o “Let’s”.
fazer um oferecimento: Have a piece of cake.
dar uma ordem: Listen to them.
fazer um pedido: Open the door.
dar um conselho: Be careful!
Se for necessário deixar a frase mais educada basta acrescentar a expressão “please” (por favor) no começo ou no final da frase.
Please, come with me.
Call the doctor, please.
Se for necessário formar o imperativo na negação basta acrescentar o auxiliar “do” mais o “not” (forma contraída don’t) no começo da frase.
Do not (don’t) eat this cake.
Do not (don’t) forget to close the window.
Disponível em https://www.infoescola.com/ingles/frases-imperativas-imperatives/ Acesso em 16 de set. de 2020. (Adaptado)
Genitive case: também conhecido como Possessive Case, é usado para indicar que algo pertence ou está associado a alguém ou a alguma coisa. Essa indicação é feita de forma gráfica, através do uso de‘s ou ‘ imediatamente após a palavra que representa o possuidor (quem possui) e antes do que é possuído.
Regra geral, ’s é usado com palavras que não terminam em “s” e o ’ é usado com palavras que terminam em “s”.
Daniel’s dog is big.
The kids’ toys are dirty.
Possessive Adjectives: são utilizadoscom o objetivo de expressar o sentido de posse. (MY, YOUR, HIS, HER, ITS, OUR, YOUR, THEIR)
My t-shirt is blue.
Your bike is new.
His name is Gabriel.
Her mother is tall.
Disponível em: https://learnenglishteens.britishcouncil.org/sites/teens/files/a_recipe_-_exercises_0.pdf Acesso em 16 de set. de 2020.
1- Answer these questions in English.
a) What type of text is it?
b) What are the ingredients for Pepperoni pasta?
c) Is Pepperoni pasta the author’s favorite dish?
d) Do you like pepperoni pasta?
Disponível em: http://ps81queens.weebly.com/school-rules.html Acesso em 16 de set. de 2020.
3- Ao lermos o texto, verificamos que ele tem o objetivo de
a) ( ) informar os leitores sobre os remédios que podem ser usados na escola.
b) ( ) esclarecer os leitores sobre as regras da instituição escolar.
c) ( ) instruir os leitores sobre as medidas de segurança da escola.
d) ( ) orientar os leitores sobre as roupas adequadas para frequentarem a escola.
4- Complete the sentences with the genitive case (‘s or ‘).
a) Daniel _________ car is in the garage.
b) Sofia__________ dress is beautiful.
c) I like the boys________ t-shirts.
d) My friends ________ cousins are tall.
5- Replace the Personal Pronouns by Possessive Adjectives. (Substitua os Personal Pronouns por Possessive Adjective.)
a) (I) _______________ mother lives in Jussara.
b) (They) ________________ dog is friendly.
c) (We) _________________ city is not as big as Goiânia.
d) (He) _________________ Bike is red and white.
O inglês já invadiu nossos salões de beleza, restaurantes, a mídia, lugares de compras, na propaganda, no nome de grifes nacionais, etc. Assim, é comum se deparar com palavras ou expressões, como: beauty hair, saloon, coffee break, shopping, outdoor, selfservice, play, off, delivery, free, etc.
Algumas expressões já possuem equivalentes em português, outras foram incorporadas com formas aportuguesadas e outras estão no dicionário assim como vieram, como: show e marketing, por exemplo.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/educacao/o-estrangeirismo-invadiu-lingua-portuguesa.htm Acesso em 16 de set. de 2020.
6- Pesquise, dentro da sua casa, palavras na língua inglesa referentes a alimentos, nomes de marcas de produtos alimentícios, produtos de limpeza que fazem parte do seu cotidiano. Você pode solicitar ajuda a seus familiares.
You can print this lesson if you want.