LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE MAPAS – GEOGRAFIA – 1ª semana – 7° Ano - 10/08/2020

Olá galerinha! Hoje iremos aprender sobre Leitura e Interpretação de Mapas.

1. Quais são os elementos primordiais para a correta leitura dos mapas?
2. Observe a imagem a seguir.

Relacione os itens enumerados corretamente às suas descrições.

(1) Paralelos / (2) Meridiano de Greenwich

(3) Meridianos / (4) Linha do equador

  1. a) (  ) Divide o planeta Terra em duas partes.
  2. b) (  ) São linhas imaginárias traçadas de norte e sul.
  3. c) (  ) São linhas imaginárias que se encontram paralelas à linha do Equador.
  4. d) (  ) É o principal meridiano terrestre. Ele divide nosso planeta em duas partes. Hemisfério oeste e hemisfério leste.
3. Às linhas imaginárias, que tem como função localizar qualquer ponto da superfície terrestre, dá-se o nome de:

a) (   ) Cartografia

b) (   ) Projeções cartográficas

c) (   ) Coordenadas geográficas

d) (   ) Linhas astronômicas 

 

4. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a seguir.

a) (  ) O movimento de rotação da Terra gera a passagem do dia e da noite, e diferenças no horário dos diversos pontos longitudinais da Terra.
b) (  ) O meridiano de Greenwich é referência para a latitude.
c) (  ) Latitude é a medida, em graus, de qualquer lugar até o Equador.
d) (  ) A escala expressa o quanto a realidade foi reduzida para se caber em um mapa. Ela pode ser numérica ou gráfica.

5. Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:

(1) Título
(2) Escala
(3) Legenda
(4) Orientação

(  ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.
(  ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.
(  ) Indica o tema que será retratado no mapa.
(  ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:

a) 2,1,4,3
b) 2,4,1,3
c) 4,2,1,3
d) 2,3,4,1

6. Explique a relação do tamanho de uma escala com a área representada e o nível de detalhamento dos mapas.

____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________


Deixe um comentário