Matéria e Energia – Misturas homogêneas e heterogêneas – Ciências – 6º Ano – 4ª Semana - 27/08/2020

Olá…. tudo bem? Você está se cuidando? Olha, simples ações como lavar bem as mãos podem salvar vidas, ok? Preparado pra mais uma atividade de ciências? Então, vamos lá!

  1. Observe as imagens a seguir:

 

Disponível em: < https://tinyurl.com/yyv55jb8>. Acesso em 11 de ago. de 2020 Disponível em: < https://tinyurl.com/yyg5mmsz>. Acesso em 11 de ago. de 2020

A mudança que ocorre no bolo é uma transformação irreversível, ou seja, depois do bolo pronto os ingredientes não podem voltar ao que eram antes. Essa característica é de uma transformação

  1. (  ) química.
  2. (  ) física.
  3. (  ) mecânica.
  4. (  ) de energia. 

2. Na primeira imagem da atividade anterior podemos observar os ingredientes, como a farinha, os ovos, o leite. Na segunda imagem não é possível diferenciar os ingredientes individualmente. Se substituir apenas a farinha por areia, com os grãos do mesmo tamanho, é possível obter o mesmo resultado? Por quê?

 

3. Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

As ______________ da matéria são comuns em nosso cotidiano, como o __________ do gelo em um copo de água ou o fogo de uma____. Essas transformações são ___________ para que a vida exista como ________________hoje.

4. Observe as imagens a seguir:

Na imagem 1 observa-se folhas de papel, na imagem 2 o papel está picado e na imagem 3 o papel está queimado. Considerando que a imagem 1 representa o papel antes de sofrer transformações, quais as transformações que ocorreram na imagem 2 e 3 respectivamente?

  1. (   ) Química e física.
  2. (   ) Física e física.
  3. (   ) Física e química.
  4. (   ) Química e química.

5. Observe a imagem a seguir e determine quais os termos que completam a frase para que faça sentido.

A substância A, que é um sólido azul, se transforma em outras duas substâncias diferentes, B e C, que são um pó branco e um gás incolor respectivamente. A imagem descreve uma transformação ________, pois transformações __________ formam apenas um produto.

  1. (  ) Química – Físicas não
  2. (  ) Química – Físicas
  3. (  ) Física – Químicas
  4. (  ) Física – Químicas não

6. Observe as imagens a seguir:                                                                                                                                                    Disponível em: <https://tinyurl.com/y6lzr2as>. Acesso em 11 de ago. de 2020

Considerando que a barra de alumínio presente na imagem 1 foi aquecida até seu derretimento, representado na imagem 2, qual transformação ocorreu entre a imagem 1 e a imagem 2?

E aí? tá bem fácil, né?

O quê? Já acabou??? Mas então foi muito fácil, hein?


Últimos Comentários

Deixe um comentário