Números Inteiros – 2 ª Aula Matemática 7 ° Ano – 13/05/2020 - 13/05/2020
Olá pessoal! Vamos aprender hoje sobre Números Inteiros.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Você ainda não entende o que são números inteiros? Saiba que eles estão presentes em nosso dia a dia, como no preço das mercadorias, na temperatura do ambiente ou no nosso saldo da conta no banco. Números inteiros é um conjunto numérico composto pelos números: elemento neutro, conjunto dos números naturais e os números negativos. Eles podem ser positivos, negativos ou neutro (zero).
Entenda por inteiro todo o número que é completo, ou seja, que não é um número decimal.
Veja o vídeo a seguir sobre regra de sinais com números inteiros.
Adição e subtração de números inteiros
As adições e subtrações envolvendo estes números, requerem a utilização de regras matemáticas envolvendo os sinais positivos e negativos, assim como o conceito módulo (valor absoluto) de um número.
Exemplos:
Módulo de + 5 = |+5| = 5
Módulo de –2 = |–2| = 2
Adição e subtração de números inteiros sem a presença de parênteses.
Sinais iguais: adicionamos os módulos e conservamos o sinal.
Sinais diferentes: subtraímos os módulos e conservamos o sinal do número de maior módulo.
Exemplos:
+ 6 + 7 = + 13
– 7 + 4 = – 3
+ 10 – 8 = +2
– 5 – 7 = –12
Adição e subtração de números inteiros com a presença de parênteses.
Para eliminarmos os parênteses devemos realizar um jogo de sinal, observe:
Após a eliminação dos parênteses, seguimos as regras já estabelecidas:
+ (+7) + (–5) = + 7 – 5 = + 2
– (– 9) – (+5) = + 9 – 5 = + 4
+ (– 10) – (– 6) = – 10 + 6 = – 4
– (+ 15) − (– 8) = – 15 + 8 = – 7
– ( + 8 ) + (– 11) = – 8 – 11 = – 19
Multiplicação e divisão de números inteiros
Sinais iguais na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal positivo.
Exemplos:
(+ 3) . (+ 4) = + 12
(– 4) . (– 9) = + 36
(– 15) : (– 3) = + 5
(+ 20) : (+ 4) = + 5
Sinais diferentes na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal negativo.
Exemplos:
(+ 6) . (– 8) = – 48
(– 11) . (+ 3) = – 33
(+ 100) : (– 4) = – 25 (– 50) : (+ 5) = – 10
Agora pratique resolvendo os seguintes exercícios no caderno.
01. Complete a seguinte tabela, calculando as operações de números inteiros. (como no exemplo).
02. Resolva cada operação a seguir:
a) -7+6=
b) -8-7=
c) 10-2=
d) 7-13=
e) -1-0=
f) 16-20=
g) -18-9=
h) 5-45=
i) -15-7=
03. A temperatura hoje está 10 °C. Se ela diminuir 2 °C por dia, calcule como ficará daqui a uma semana.
04. Um alpinista, ao descer uma montanha, percebe que a temperatura aumenta 2 °C a cada dia. Quando ele saiu, a temperatura estava 6 °C. Duas semanas depois ele chegou a base da montanha. Calcule qual era a temperatura que ele encontrou ao término da descida.
05. A soma e a diferença entre – 7 e 5 valem, respectivamente:
(A) – 12 e 2
(B) 2 e 12
(C) 12 e 2
(D) – 2 e – 12
(E) 12 e – 2
06. José depositou em sua conta bancária as importâncias de R$ 300,00 e R$ 200,00. Posteriormente, retirou R$ 350,00 e R$ 250,00. O saldo de sua conta corrente representado com números relativos é de quanto?
07. A respeito do produto entre números inteiros, assinale a alternativa correta.
(A) O produto entre dois números inteiros sempre tem resultado positivo.
(B) O produto entre dois números inteiros com sinais negativos tem resultado negativo.
(C) O produto entre dois números inteiros com sinais positivos tem resultado negativo.
(D) O produto entre dois números inteiros diferentes tem resultado negativo. (E) O produto entre dois números com sinais diferentes tem resultado negativo.
08. Marlene vai pagar uma dívida de R$ 300,00, dividindo-a em 5 parcelas iguais. Represente essa situação escrevendo uma operação com números negativos e positivos.
Ufa!! Acabamos por aqui!
Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas e professores.
Até a próxima, pessoal!!!