Números Inteiros – 2 ª Aula Matemática 7 ° Ano – 13/05/2020 - 13/05/2020

Olá pessoal! Vamos aprender hoje sobre Números Inteiros.

OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS

Você ainda não entende o que são números inteiros? Saiba que eles estão presentes em nosso dia a dia, como no preço das mercadorias, na temperatura do ambiente ou no nosso saldo da conta no banco. Números inteiros é um conjunto numérico composto pelos números: elemento neutro, conjunto dos números naturais e os números negativos. Eles podem ser positivos, negativos ou neutro (zero).

Entenda por inteiro todo o número que é completo, ou seja, que não é um número decimal.

Veja o vídeo a seguir sobre regra de sinais com números inteiros.

Adição e subtração de números inteiros

As adições e subtrações envolvendo estes números, requerem a utilização de regras matemáticas envolvendo os sinais positivos e negativos, assim como o conceito módulo (valor absoluto) de um número.

Exemplos:

Módulo de + 5 = |+5| = 5

Módulo de –2 = |–2| = 2

Adição e subtração de números inteiros sem a presença de parênteses.

Sinais iguais: adicionamos os módulos e conservamos o sinal.

Sinais diferentes: subtraímos os módulos e conservamos o sinal do número de maior módulo.

Exemplos:

+ 6 + 7 = + 13

– 7 + 4 = – 3

+ 10 – 8 = +2

– 5 – 7 = –12

Adição e subtração de números inteiros com a presença de parênteses.

Para eliminarmos os parênteses devemos realizar um jogo de sinal, observe:

Após a eliminação dos parênteses, seguimos as regras já estabelecidas:

+ (+7) + (–5) = + 7 – 5 =  + 2

– (– 9) – (+5) = + 9 – 5 = + 4

+ (– 10) – (– 6) = – 10  + 6 = – 4

– (+ 15) − (– 8) = – 15 + 8 = – 7

– ( + 8 ) + (– 11) = – 8 – 11 = – 19

Multiplicação e divisão de números inteiros

Sinais iguais na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal positivo.

Exemplos:

(+ 3) . (+ 4) = + 12

(– 4) . (– 9) = + 36

(– 15) : (– 3) = + 5

(+ 20) : (+ 4) = + 5

Sinais diferentes na multiplicação ou na divisão sempre resultam em sinal negativo.

Exemplos:

(+ 6) . (– 8) = – 48

(– 11) . (+ 3) = – 33

(+ 100) : (– 4) = – 25 (– 50) : (+ 5) = – 10

Agora pratique resolvendo os seguintes exercícios no caderno.

01. Complete a seguinte tabela, calculando as operações de números inteiros. (como no exemplo).

02. Resolva cada operação a seguir:

a) -7+6=

b) -8-7=

c) 10-2=

d) 7-13=

e) -1-0=

f) 16-20=

g) -18-9=

h) 5-45=

i) -15-7=

03. A temperatura hoje está 10 °C. Se ela diminuir 2 °C por dia, calcule como ficará daqui a uma semana.

04. Um alpinista, ao descer uma montanha, percebe que a temperatura aumenta 2 °C a cada dia. Quando ele saiu, a temperatura estava 6 °C. Duas semanas depois ele chegou a base da montanha. Calcule qual era a temperatura que ele encontrou ao término da descida.

05. A soma e a diferença entre – 7 e 5 valem, respectivamente:

(A) – 12 e 2

(B) 2 e 12

(C) 12 e 2

(D) – 2 e – 12

(E) 12 e – 2

06. José depositou em sua conta bancária as importâncias de R$ 300,00 e R$ 200,00. Posteriormente, retirou R$ 350,00 e R$ 250,00. O saldo de sua conta corrente representado com números relativos é de quanto?

07. A respeito do produto entre números inteiros, assinale a alternativa correta.

(A) O produto entre dois números inteiros sempre tem resultado positivo.

(B) O produto entre dois números inteiros com sinais negativos tem resultado negativo.

(C) O produto entre dois números inteiros com sinais positivos tem resultado negativo.

(D) O produto entre dois números inteiros diferentes tem resultado negativo. (E) O produto entre dois números com sinais diferentes tem resultado negativo.

08. Marlene vai pagar uma dívida de R$ 300,00, dividindo-a em 5 parcelas iguais. Represente essa situação escrevendo uma operação com números negativos e positivos.

Ufa!! Acabamos por aqui!

Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas e professores.

Até a próxima, pessoal!!!

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