O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; A crise capitalista de 1929 – 9º ano – História – 3ª semana - 26/08/2020

OI PESSOAL! VAMOS PARA MAIS UMA AULA?

1- A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi um conflito político e militar entre as principais potências econômicas do início do século XX. A Grande Guerra devastou as nações envolvidas, gerando traumas, problemas econômicos e muitas outras consequências.  Identifique os fatores relacionados a este evento, que o coloca como um conflito relacionados ao sistema capitalista.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_vurwo16kY8 Acesso em 10 de ago. de 2020.

2- A Primeira Guerra Mundial gerou aproximadamente 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou campos agrícolas, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos. Sobre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial das alternativas a seguir identifique as que são verdade e as que são Fake News.

 VerdadeFake News
Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.  
Desintegração dos impérios Otomano e Austro-Húngaro.  
Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial.  
Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.  
Assinatura do Tratado de Versalhes não impôs nenhuma penalidade a derrotada Alemanha.  
Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares.  
A entrada dos Estados Unidos neste conflito não teve nenhuma relevância.  
Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.  

3- A Revolução Russa de 1917 estabeleceu uma nova ordem política, econômica e social. Agora elabore você mesmo um mapa metal da revolução Russa, destacando aspectos como: Contexto histórico, grupos políticos participantes, causas, consequências, relação com a Primeira Guerra Mundial entre outros que você achar relevante.

4- Explique as duas etapas do processo da revolução Russa:

Primeira etapa:

Segunda etapa:

5- A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da

  1. (    ) União Soviética
  2. (    ) União Europeia
  3. (    ) União da Tríplice Aliança
  4. (    ) União capitalista

6- A crise da economia norte-americana, em 1929, ofereceu uma grande ameaça ao sistema capitalista. Durante o início do século XX, os Estados Unidos transformaram-se no grande paradigma de consumo e prosperidade material do mundo. Sobre a crise de 1929 pode-se dizer que

  1. (   ) com o fim da Primeira Guerra Mundial, a euforia consumista foi intensificada.
  2. (    ) nações inteiras tinham sua balança comercial arraigada na onda de consumo e na concessão de empréstimos feitos pelos cofres dos países europeus.
  3. (  ) a quebra da bolsa e a grande depressão exigiram a remodelação do sistema econômico capitalista.
  4. (   ) a esperança no lucro certo das empresas e negócios estadunidenses incentivava a população a investir sua renda na compra de empreendimentos imobiliários.

7- Escreva com suas palavras sobre os desdobramentos da crise de 1929 no Brasil.

Deixe um comentário