O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias – 1ª SEMANA – História – 7° Ano - 04/08/2020

Bem vindos para mais uma aula pessoal.!

I- OBJETO DE CONHECIMENTO: O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias.

II- ATIVIDADES:

1- Quando o assunto são as Grandes Navegações, o pioneirismo português sempre se destaca, isso porque Portugal reunia condições políticas, econômicas, comerciais e geográficas. Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal. dos fatores relacionados a seguir, identifique os que verdade dos que são Fake News em relação a esse pioneirismo.

2- Escolha no banco de palavras a seguir 15 palavras que você julga estar mais relacionada a expansão marítima e comercial europeia, a partir das palavras escolhidas escreva um pequeno texto caracterizando este evento.

3- A Expansão Marítima Europeia foi um dos grandes feitos realizados pela humanidade. Os navegadores tiveram que superar perigos reais e imaginários na transposição dos oceanos no século XV. A charge a seguir é uma das representações do imaginário das Grandes Navegações. Analise a imagem e comente em um parágrafo em que consistia o imaginário das grandes navegações.

Disponível em: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5742/os-perigos-do-imaginario Acesso em 30 de jun. de 2020.

4- As Grandes Navegações conduziram uma série de mudanças que já estavam em curso na Europa desde o século XII. O mundo europeu sofreu grandes transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Liste pelo menos uma transformação em cada um destes campos.

5- Agora que você já tem várias informações sobre este evento produza um mapa mental retratando o que foi a expansão marítima e comercial europeia e as grandes navegações.

Por hoje é só pessoal! Fique em casa, se for sair use máscaras e lave bem as mãos!