Posição dos EUA e dos BRICS no cenário socioeconômico mundial – 8º ANO – 4ª semana – Geografia - 27/08/2020

Olá, tudo bem?

Vamos para mais uma atividade hoje?

1. “A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O’Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS”.

(IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/).

Sobre o BRICS, assinale o que for correto:

a) (   ) corresponde a um bloco econômico em processo de formação.

b) (   ) é um agrupamento informal de cunho diplomático.

c) (   ) é um organismo internacional paralelo à ONU.

d) (   ) representa todas as nações emergentes do planeta sob a liderança de cinco países.

 2. Sobre os BRICS, assinale o que for INCORRETO:

a) (  ) É um grupo formado pelos países considerados emergentes, formando um dos maiores blocos econômicos do planeta, atrás apenas da União Europeia.

b) (   ) Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o BRICS é um acordo internacional diplomático entre nações consideradas emergentes.

c) (   ) Até 2011, a sigla era conhecida apenas por “BRIC”, sendo alterada após a inclusão da África do Sul no grupo.

d) (   ) Recentemente, os BRICS vêm discutindo sobre a criação de um banco internacional próprio do grupo, paralelo ao FMI e ao Banco Mundial.

Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 3 e 4.

 Alinhamento “automático” do Brasil com EUA causa atritos na cúpula dos Brics.

Itamaraty* quer tirar de documento do bloco crítica a unilateralismo* e apoio a agência para refugiados palestinos

BRASÍLIA – 2.nov.2019 às 19h54

“O governo Jair Bolsonaro abraçou posições dos Estados Unidos e abriu uma disputa com os demais parceiros nos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Nas negociações para formular a declaração oficial da cúpula, que acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), o Itamaraty atua para convencer os membros da aliança a retirar do documento trechos que contrariam interesses norte-americanos no Oriente Médio. Os principais pontos de atrito causados pelo alinhamento automático do Brasil aos EUA são menções a palestinos, unilateralismo e Irã.” 

Disponível em: https://tinyurl.com/brics-789 Acesso em: 05 de ago de 2020

*Itamaraty: neste contexto, diz respeito ao Ministério das Relações Exteriores.

**Unilateralismo: defesa de um só ponto de vista ou posicionamento político, partidário, econômico, etc (geralmente se tratando de indivíduos ou grupos de indivíduos que buscam que todas as coisas ocorram à sua maneira).

3. O posicionamento do Brasil em relação aos EUA pode prejudicar seu relacionamento junto aos BRICS?

4. Este posicionamento traz algum benefício ao Brasil? Por quê?

  

Leia o fragmento de reportagem a seguir para responder as questões 5 e 6.

Porque o governo Trump estuda banir o TikTok dos EUA

Com sua mistura eclética de dança, desenhos de comédia e sincronização labial, o TikTok se tornou um fenômeno entre os jovens.

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo gratuito, uma espécie de versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme banco de dados de músicas e filtros.

A China poderia usar o TikTok para espionar pessoas?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, alegou que os usuários do TikTok correm o risco de seus dados acabarem “nas mãos do Partido Comunista Chinês”.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53489720 Acesso em: 13 de ago de 2020ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

5. Qual é o motivo dos EUA resolver banir o acesso de um aplicativo chinês de seu país? Nesse contexto, como pode ser descrita a relação destes países?

 

 

6. Muitos especialistas observam este embate (dentre vários outros envolvendo ambos países) e o classifica como sendo parte do cenário de uma segunda Guerra Fria. Por que eles fazem esta afirmação?

 

 

7. Faça uma pesquisa sobre invasão de privacidade, roubo de dados e escândalos de espionagem recentes e indique quais países possuem mais participação nestes fatos.


Deixe um comentário