Portal NetEscola

Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)/ Formas de registros – 1 ª Aula de História – 6 ° Ano - 06/05/2020

OLÁ GALERA!!!! TUDO BEM? VOCÊS ACHAM FÁCEIS A NOSSA ESCRITA? MAS NEM SEMPRE FOI COMO HOJE… VEJAMOS COMO TUDO COMEÇOU COM EGÍPCIOS E MESOPOTÂMICOS.

Antes assistam esse vídeo do Canal Futura que trata de assunto.

INSCRIÇÃO GRÁFICA: Todas as formas de inscrição gráfica se originam da necessidade humana de se comunicar e se exprimir. Mesmo antes da invenção das escritas já existia formas que os homens utilizavam para se expressar, uma delas são as pinturas rupestres. A invenção da escrita é um divisor de águas na história da humanidade. A sua história remonta há milhares de anos e conta com a participação de povos distintos, de forma independente e em épocas diferentes.  Vamos conhecer algumas formas de registro de algumas sociedades antigas. Para isso vamos começar analisando a evolução dos pictogramas por meio da história.

VAMOS PESQUISAR UM POUCO SOBRE O TEMA?

EM SEGUIDA VÁ REGISTRANDO TUDO NO SEU CADERNO.

 1- Pesquise no dicionário o significado de pictograma.

2- Atualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalização de locais públicos, e em várias representações esquemáticas de diversas peças de design gráfico. Vamos identificar alguns deles:


Imagens disponíveis  em: https://www.google.com/search?rlz=1C1GGRV_enBR765BR766&sxsrf=ALeKk02YH1Qmg6zQV3SUGBXodqOVfUXncw:1587576689893&q=sinais+pictograficos+atuais Acesso em 22 de abr. de 2020.

3- Veja que não foi difícil você identificar o que cada um destes pictogramas representa. Agora dê a sua opinião! Por que ainda hoje os pictogramas são usados?

4- AGORA VAMOS CONHECER ALGUMAS FORMAS DE REGISTRO DE ALGUMAS SOCIEDADES ANTIGAS QUE FORAM PIONEIRAS NO USO DOS PICTOGRAMAS. PARA ISSO VAMOS LER ALGUNS TEXTOS.

ESCRITA CUNEIFORME A escrita cuneiforme é, juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita.  A escrita cuneiforme é considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida, e é definida como uma escrita produzida com o auxílio de objetos em formato de cunha, que é uma pequena ferramenta de entalhe. Foi criada pelos sumérios por volta de 3.500 a.C, na antiga Mesopotâmia. A escrita representava pictogramas, que eram gravados em tabuletas de argila. (Foto: depositphotos)   No início, a escrita representava pictogramas, que eram gravados em tabuletas de argila, em sequências verticais, com o auxílio de um estilete feito de cana. Posteriormente, as formas tornaram-se mais simples, que aos poucos foi se transformando em um conjunto de centenas de sinais fonéticos e silábicos. Com o decorrer do tempo, houve outra mudança: deixou de ser escrita em colunas e começou a ser escrita em linhas (escrita horizontal) e da esquerda para a direita. Com o ajuste da posição relativa da tabuleta ao estilete, o escritor poderia traçar uma grande variedade de signos. As tabuletas cuneiformes eram empregadas de duas maneiras: eram cozidas em fornos para um registro permanente; ou eram reaproveitadas, caso a informação não fosse tão importante. A escrita cuneiforme foi se popularizando e foi adotada por outros povos, incluindo os acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, mas, com a popularização deste tipo de escrita, ela passou a ser utilizada na comunicação e no trabalho. A escrita cuneiforme foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, mas foi somente no século XX que documentos esclareciam alguns pontos para a compreensão deste tipo de escrita. No entanto, a compreensão dos textos sumérios pode ser difícil até para especialistas, principalmente os mais antigos, por não mostrarem a estrutura gramatical de uma maneira sólida. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/escrita-cuneiforme/ Acesso em: 22 de abr. de 2020.

a) No trecho a seguir: “A escrita cuneiforme foi se popularizando e foi adotada por outros povos, incluindo os acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios. O seu principal uso foi na contabilidade e na administração, mas, com a popularização deste tipo de escrita, ela passou a ser utilizada na comunicação e no trabalho”. O que os termos grifados significam?

b) Por que este tipo de escrita levou este nome?

c) A escrita cuneiforme é considerada a mais antiga língua humana escrita conhecida, e é definida como uma escrita produzida por quem? Quando? Onde?

AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE A ESCRITA DOS SUMÉRIOS, VAMOS ATÉ O EGITO CONHECER OUTRO TIPO DE FORMA DE REGISTRO!

Para isso, acesse o link que se segue e leia atentamente o texto:

https://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-escrita-antigo-egito.htm. Acesso em: 22/04/ 2020.

Responda o que se pede a seguir, no seu caderno:

1 – Faça um pequeno texto sobre a escrita hieroglífica, destacando como foi criada, o que ela significou para os povos egípcios, quem conseguiu decifrá-la pela primeira e onde ocorreu esse processo.

E AÍ? QUER ESCREVER COMO NO PASSADO? OU NOSSA FORMA DE ESCRITA ATUAL É MAIS FÁCIL? ATÉ A PRÓXIMA AULA GALERA.

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *