Povos da Antiguidade na África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos)/ Formas de registros – 2 ª Aula de História 6° Ano - 11/05/2020

OLÁ GALERA! CONTINUAREMOS APRENDENDO SOBRE AS FORMAS DE REGISTROS ESCRITOS DAS SOCIEDADES ANTIGAS.

Vamos atravessar o oceano e conhecer a forma de registro das sociedades (pré-colombianas) nas Américas, mais especificamente a Civilização Maia.

Leia o texto:

A Civilização Maia e a importância da escrita  

A civilização maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, e que possui uma relevância incontestável, principalmente por ser a única civilização do novo mundo (termo relacionado ao continente americano) que possui uma linguagem escrita que podia representar completamente o idioma falado. Com o suporte que a linguagem escrita oferece a civilização maia conseguiu evoluir imensamente em comparação a maioria das civilizações e povos que viviam ao seu redor, conseguindo assim criar modelos matemáticos desenvolvidos, fazer previsões e sistemas astronômicos e possuíam uma arte e arquitetura muito mais profunda. Com isso é possível se fazer uma clara alusão entre a escrita e a evolução de uma sociedade, e ao analisar vemos que foi graças a ela que os maias chegaram a um nível colossal em sua evolução social.    
Disponível em: https://rekishinomichi.wordpress.com/2018/09/27/civilizacao-maia-e-a-importancia-da-escrita/ Acesso em: 22 de abr. de 2020.

Responda no seu caderno

1 – Com o suporte que a linguagem escrita ofereceu, a civilização Maia conseguiu evoluir imensamente em comparação a maioria das civilizações e povos que viviam ao seu redor. Quais são os grandes feitos que esta civilização conseguiu com isso? 

2- Para revisar a aula passada, faça um esquema, que caracterize os tipos de escrita estudados até o momento.

Escrita cuneiforme; 
Escrita Hieroglífica; 
Escrita civilização Maia.   

3- A imagem a seguir retrata a evolução da linguagem escrita. Quais são as semelhanças que você consegue perceber entre estes tipos de escritas representados? Registre no seu caderno.

Disponível em: https://medium.com/@voxpress/a-escrita-em-tempos-de-seo-68a5ffd7a5da Acesso em: 23 de abr. de 2020.

HORA DE DIVERTIR…

4- Imagine que você é um egípcio e precisa escrever o seu nome. Use o quadro de hieróglifos (que não é o egípcio, mas tem semelhanças) e registre-o em seu caderno.  

Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUJw5U4KMCYRYdWERP6bYJgVv3FZqDRc6ZAx5Z6suQWnb5NqQYR9ugkaH5Ta/his6-07und04-quadro-de-hieroglifos-e-suas-letras-correspondentes.pdf Acesso em; 23 de abr. de 2020.

E AÍ? GOSTOU DE ESCREVER EM FORMA DE HIERÓGLIFOS? POR HOJE É SÓ…

ATÉ BREVE!

Deixe um comentário