Povos da Antiguidade no Oriente Médio (mesopotâmicos) e nas Américas (pré-colombianos) – Atividade 7 - 20/04/2021

Na atividade anterior você estudou sobre as formas de registro e a invenção da escrita. A invenção da escrita aconteceu aproximadamente em 4.000 a.C. e proporcionou às civilizações um recurso de comunicação. Funcionou e funciona até hoje como método para registrar acontecimentos. Um dos marcos para dividir a história da humanidade foi a escrita. Com a invenção da escrita inicia-se o período da História denominado de História da Idade Antiga.

Disponível em: https://medium.com/@voxpress/a-escrita-em-tempos-de-seo-68a5ffd7a5da Acesso em: 23 de abr. de 2020

Vamos conhecer um pouco sobre alguns dos povos deste período. Para isso leia o texto a seguir.

ÉPOCA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE QUE SURGEM AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES

A Antiguidade foi o período na história da humanidade em que surgiram os primeiros povos civilizados. Também chamada de Idade Antiga, essa época se refere desde o momento de descoberta e uso da escrita até o declínio do Império Romano Ocidental em 476 d.C.

A Antiguidade vem logo depois da Pré-História e é seguida pela Idade Média, Idade Moderna e, posteriormente, pela Idade Contemporânea.

A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Apesar disso, cada local possuía uma forma de distinguir seu período histórico. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista: oriental e ocidental ou clássica.

ANTIGUIDADE ORIENTAL

Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles dominavam principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África. 

A economia do Egito Antigo e da Mesopotâmia, maiores e principais sociedades da época, era firmada na produção agrícola proporcionada pelas terras férteis ao lado dos rios Tigres e Eufrates e rio Nilo. O sistema de produção era baseado em regimes de servidão coletiva, na qual todo produtor deveria separar parte da mercadoria adquirida para o Estado.

https://www.slideshare.net/rafonhastz/histria-geral-egito-e-mesopotmia

A história do Egito foi marcada por ciclos que se iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo Império, Médio Império e Novo Império, este último levando a civilização egípcia a uma fase de declínio com agitações e invasões estrangeiras. No auge do império, as sociedades eram dominadas pelos faraós. Eles eram vistos como deuses, já que a crença religiosa da época era politeísta, ou seja, acreditavam em mais de um deus.

A Mesopotâmia foi formada pelos povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se organizavam em cidades-estados autônomas e com seu próprio governo. Também possuíam uma crença politeísta e o mesmo sistema de servidão coletiva.

Os sumérios se destacavam pela criação da escrita cuneiforme e os amoritas pelo Código de Hamurabi. Na época de domínio dos caldeus, houve um rei de significativa importância chamado Nabucodonosor, o responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e pela escravização dos hebreus.

Os fenícios viviam na Ásia, costa oriental do Mediterrâneo, onde exerciam enorme influência no comércio marítimo. Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto composto por 22 letras, servindo de base para a construção do alfabeto atual.

Os Persas habitaram o norte do Golfo Pérsico e, posteriormente, a Ásia Menor e a Mesopotâmia com a larga expansão territorial. Já os hebreus viveram na Palestina, mas foram escravizados pelos egípcios e depois pelos neobabilônicos (povo caldeu).

Algumas das primeiras civilizações desenvolveram-se na Mesopotâmia. Atualmente, a região faz parte do Iraque. https://escola.britannica.com.br/artigo/Mesopot%C3%A2mia/481886

Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/antiguidade Acesso em: 05 de maio de 2020.

  1. A história da Idade Antiga é baseada em eventos históricos ocorridos nas regiões da Europa, Ásia e África, onde surgiram as primeiras cidades civilizadas e com organização política e econômica. Em se tratando disso, foi possível dividir a idade antiga em dois pontos de vista. Quais são eles?

2. Os egípcios, hebreus, fenícios e mesopotâmicos foram algumas das civilizações a formar o Oriente durante a Idade Antiga. Eles dominavam principalmente a região do Oriente Médio e do norte da África. Relacione os povos às suas respectivas especificidades.

Egito(    ) Criaram o código de Hamurabi.
Mesopotâmia(   ) Esse povo se destacou pela criação do primeiro alfabeto composto por 22 letras, servindo de base para a construção do alfabeto atual.
Sumérios(   ) Habitaram o norte do Golfo Pérsico e, posteriormente, a Ásia Menor e a Mesopotâmia com a larga expansão territorial.
Amoritas(   ) Viveram na Palestina, mas foram escravizados pelos egípcios e depois pelos neobabilônicos (povo caldeu).
Fenícios(    ) Foi formada pelos povos assírios, acádios, caldeus, sumérios e amoritas, que se organizavam em cidades-estados autônomas e com seu próprio governo.
Persas(   )  Sua história foi marcada por ciclos que se iniciaram no período Arcaico seguido do Antigo Império, Médio Império e Novo Império.
Hebreus(    ) Se destacavam pela criação da escrita cuneiforme.

Os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria e o Alasca), durante os três últimos períodos glaciais. A história da América, está dividida entre antes e depois de sua descoberta por Cristóvão Colombo, em 1492. Essa divisão foi estabelecida não apenas para facilitar nossos estudos, mas também para indicar a importância e a singularidade do “choque” ou “encontro” entre europeus e nativos americanos. O período anterior a esse “encontro” é denominado pelos historiadores e demais estudiosos como “Período Pré-Colombiano”, e as civilizações que se desenvolveram nesse período sã o conhecidas como “civilizações pré-colombianas”.

Disponível em: http://ptdocz.com/doc/1238664/civiliza%C3%A7%C3%B5es-pr%C3%A9-colombianas-e-a-domina%C3%A7%C3%A3o-espanhola Acesso em: 04 de maio de 2020

3. Relacione os impérios as suas respectivas localidades na atualidade:

Maias(    ) Se estendeu da região dos atuais Equador até o Chile.
Astecas(    ) Viviam na península de Yucatán, ao sul do atual México, e se espalharam pelos territórios hoje pertencentes a Guatemala, Honduras, Belize e El Salvador.
Incas(   ) Originário do Norte do atual México.

4. De acordo com a leitura do texto identifique aportes ou contribuições culturais, científicos, sociais e econômicos de cada um destes povos:

5. Coloque (V) para as alternativas verdadeira e (F) para as alternativas falsas. 

a) (    ) A maior autoridade política, militar e religiosa dos Maias era o rei.

b) (    ) Os Astecas construíram observatórios astronômicos para estudar os corpos celestes.

c) (    ) Os Maias construíram calendário próprio que previa as estações do ano.

d) (    ) Os Astecas foram um dos únicos povos da América que desenvolveram uma forma de escrita.

e) (    ) Os Astecas inicialmente eram nômades e viviam da caça e coleta de alimentos.

f) (    ) Os Astecas preservavam as edificações construídas pelos povos dominados e erguiam outras utilizando as técnicas existentes.

g) (    ) Os Incas dominaram mais de cem povos que habitavam a cordilheira dos Andes.

6. Uma das bases econômicas dos Incas era a agricultura. Explique como era o modo de produção deste povo.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.