Probabilidade e Estatística – 2 ª Aula Matemática- 8 ° Ano – 13/05/2020 - 13/05/2020

Olá pessoal! Vamos aprender hoje sobre Probabilidade e Estatística.

Para relembrar sobre a atividade anterior, veja o vídeo a seguir.

Na atividade anterior, relembramos os conceitos de experimentos aleatórios, espaço amostral, evento e probabilidade. Nesta atividade, resolveremos mais alguns problemas envolvendo probabilidade.

Resolva-os em seu caderno.

01. Numa lanchonete há 4 tipos de suco: laranja, abacaxi, morango e abacaxi. Eles são servidos em copos de 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. Observe a imagem a seguir e responda, quantas são as possibilidades de escolha ao pedir um suco?

02. Uma loja tem 5 caixas com 5 bonecas cada uma, sabe-se que cada boneca é composta de outras 5 bonequinhas cada vez menores e uma dentro da outra. Observe a imagem a seguir.

Qual a quantidade total de bonecas dentro dessas 5 caixas nessa loja?

03. Observe o boneco representado na figura a seguir. De quantas maneiras e possível vestir esse boneco?

04. Fabiana precisa ir a uma festa. Ao abrir seu guarda roupa percebeu que tem várias escolhas, veja na imagem a seguir suas opções. De quantas maneiras Fabiana pode se vestir para ir a essa festa?

05. As placas dos automóveis são formadas por três letras seguidas de quatro algarismos. Na cidade de Goiás, as placas só podem ser formadas por algarismos pares (0,2,4,6,8) e as letras do nome da própria cidade, sem repetição em ambos. É possível ter quantas placas distintas nessa cidade?   (Dica: encontre o número de letras presentes no nome da cidade e também o número de algarismos pares).

06.Uma classe possui 18 meninos e 20 meninas. Quantos casais diferentes podem ser formados para a festa junina do colégio?

07. Antônio é um homem de negócios e possui 5 ternos, 4 camisas, 3 gravatas, 2 calças e 2 pares de sapatos. Veja as peças de roupa dele representadas na imagem a seguir. De quantas maneiras ele poderá se arrumar para uma reunião importante, sendo que vai usar um terno, uma camisa, uma gravata e um par de sapato?

08. Uma prova possui 5 questões de múltipla escolha, onde cada uma possui 4 opções distintas. De quantas maneiras a prova pode ser resolvida?

(A) 512

(B) 1024

(C) 525

(D) 2056

09. Quantos números de três algarismos distintos existem?

Ufa!! Acabamos por aqui!

Lembrem-se de compartilhar essa atividade com seus colegas seu professor.

Até a próxima, pessoal!!!

Deixe um comentário