Portal NetEscola

Rebeliões na América Portuguesa: as conjurações mineiras e baiana – 8º Ano – História – 2ª Semana - 25/08/2020

Oieeee… tudo bem com você? Vamos voltar na história? É conhecendo o passado  que podemos compreender o presente e planejar o futuro…..

Vamos revisar esse assunto? →


  1. Observe no mapa a seguir – “Brasil: das conjurações à independência” nele está representado os movimentos sociais e rebeliões na América portuguesa.

Disponível em: http://gohannippo.blogspot.com/2018/06/crise-no-sistema-colonial-brasileiro.html Acesso em: 07 de maio de 2020.

Relacione as revoltas representadas no mapa, pesquise sobre elas, destacando o local, as causas e as principais reivindicações destes movimentos  e preencha o quadro a seguir:

 

 

2. Qual dessas revoltas reivindicava o fim da escravidão e igualdade entre negros e brancos?

3. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram movimentos que ocorreram no final do período colonial e que tinham características semelhantes. Identifique quais são as características que são semelhantes nos dois movimentos e escreva-as no seu caderno.

Uma paradinha pra uma dancinha. Topa o desafio? Então vamos lá!

4. O infográfico a seguir representa as revoltas na América Portuguesa. Quais delas tinham interesses na independência do Brasil?

5. O infográfico a seguir representa as revoltas na América Portuguesa. Quais delas tinham interesses na independência do Brasil?

6.Segundo as informações do infográfico qual é a diferença do caráter das revoltas de Beckman, Gerra dos Mascates e Revolta de Vila Rica com os da Conjuração Baiana e inconfidência Mineira?

  1. A inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana foram dois movimentos sociais importante e articulavam as temáticas locais e suas interfaces com processos ocorridos na Europa e nas Américas. Pesquise e elabore um quadro comparativo destes dois movimentos e destaque no quadro os principais elementos desta articulação.

 

Finalizamos mais uma atividade! Então…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *