Revisão do 1º corte – História – 9º ano – Atividade 5 - 18/03/2021

  1. As ideias republicanas ganharam força a partir do final do século XIX, porém, desde o século XVIII alguns movimentos considerados rebeldes, já defendiam a implantação da república no Brasil. Cite alguns destes movimentos.

Imagens disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=gye2QQxrdfs, https://www.todamateria.com.br/conjuracao-baiana/, https://ceert.org.br/noticias/educacao/10266/revolucao-pernambucana-de-1817, https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-confederacao-equador.htm, https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolucao-farroupilha.htm Acesso em: 16 de fev. de 2020.

2. A partir de 1870, a monarquia brasileira passou a ser questionada por diversos setores da sociedade brasileira. Esse fato, aliado a outros acontecimentos, foi desgastando essa forma de governo. Integrantes da elite, da camada média e da população mais pobre passaram a defender o fim da monarquia e a implantação da república. Os acontecimentos que mais colaboraram para o enfraquecimento da monarquia no Brasil e sua substituição pela república pode ser dividida em quatro questões: Religiosa, Militar, política e abolicionista. No quadro a seguir caracterize cada uma destas questões:

Questão ReligiosaQuestão políticaQuestão militarQuestão abolicionista
                    



3. A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República e ficou marcada pelo predomínio das oligarquias na política nacional. Esse período encerrou-se em 1930.As oligarquias eram forças políticas que baseavam o seu poder em suas posses, isto é, na terra (os oligarcas eram, em geral, grandes proprietários de terra).O predomínio das oligarquias resultou em algumas características que são consideradas grandes marcas da Primeira República. Quais são estas características? E o que elas significavam?

Imagens disponíveis em:https://infoenem.com.br/republica-oligarquica-coronelismo-clientelismo-e-mandonismo/https://www.todoestudo.com.br/historia/politica-do-cafe-com-leite Acesso em: 23 de fev. de 2021.

4. A Primeira República iniciou sua fase decadente na década de 1920. Quais foram os fatores que contribuíram para o seu fim?

5. A mobilização pelo fim da escravidão aconteceu em diferentes níveis e contou com a participação de intelectuais, classes populares e, principalmente, com o envolvimento das próprias pessoas escravizadas. Escreva um breve relato de como se seu deu este processo de mobilização.

6. Em 13 de maio de 1888, foi aprovada a Lei Áurea. Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor.A vida destas pessoas pós-abolição continuou não sendo fácil. Alguns fatores retrata a dificuldade destas pessoas após serem libertas. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.

a) (   ) Não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.

b) (   ) Começaram a sofrer com a repressão e foram sendo taxados de vadiagem e vagabundagem.

c) (  ) Alguns dos grandes fazendeiros e antigos donos de pessoas escravizadas impediam que os libertos fizessem suas mudanças.

d) (   ) Existiram senhores de escravos que não aceitavam pagar salários para os libertos.

e) (  ) Não foi realizada reforma agrária,assim, a grande maioria dos 700 mil libertos, a partir de 1888, não teve acesso à terra.

f) (   ) Falta de acesso à educação.

7. Desde o início de nossa república a questão indígena ficou à mercê das constituições e com pouco amparo das leis vigentes. Ou seja, por mais irônico que possa ser, compreende-se que o Estado é o responsável pelas “nações” indígenas, nas na prática e na constituição isto é pouco esclarecido. Cite alguns fatos que evidenciam isso.

8. O texto a seguir esta faltando algumas palavras para que ele tenha sentido. No banco de palavras escolha as que encaixam corretamente para que o texto ganhe sentido. Depois leia o texto e compreenda a importante do respeito à diversidade.

InclusãoValoresDiscriminatóriasHeranças culturaisSociedade humana
DiversidadeRespeitoIndivíduos diferentesAmbiente saudávelBom senso

A diversidade é uma característica básica da_________________, que permite condições para um mundo mais dinâmico. Ela permite que um grupo seleto de pessoas, pense de forma independente (Malcolm Forbes). O ___________ recomenda que o respeito pelas diferenças deve ocorrer tais como: ____________, crenças, religiões e ____________________. Da mesma forma, promover atitudes positivas referentes às diferenças, propiciando um _________________ e possibilitando o diálogo através de uma comunicação aberta e agir com firmeza e calma diante de situações __________________, o que consiste em, (repito) respeitar as diferenças dos outros. O ___________ à diversidade é também uma forma de promover ______________ das pessoas em determinado grupo social, uma vez que o respeito é fundamental como forma de permitir e aceitar o outro. A __________ é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de _____________ em uma cidade, em um país, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais completo.

Disponível em: https://www.jornalodiario.com.br/acesso em: 17 de nov de 2020

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.