Revisão do 1º corte- Língua Portuguesa- 7º ano- Atividade 5 - 17/03/2021

Após a leitura do texto a seguir, responda às atividades de 1 a 5:

Novo método para extrair proteína do milho deve colocar mais bioplásticos no mercado

Técnica criada por pesquisador da USP faz a zeína (proteína do milho) ser obtida de forma mais eficiente, possibilitando que usinas de etanol e indústrias de bioplásticos tenham um lucro de, pelo menos, 200%

Uma nova técnica de extração da zeína (proteína do milho) a partir dos resíduos oriundos dos grãos do milho permitirá no Brasil a inserção de bioplásticos que utilizam o composto como matéria-prima. Atualmente, os métodos utilizados no País para extrair a proteína dos resíduos não conseguem remover nem metade dela, o que desmotiva empresas a investirem no seu uso. No entanto, com a nova estratégia proposta por um pesquisador do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, a zeína poderá ser totalmente retirada, permitindo que usinas interessadas em extraí-la para venda ou indústrias que pensam em produzir bioplásticos sustentáveis e biodegradáveis possam obter um lucro de pelo menos 200%. Um pedido de “patente verde” da nova técnica já foi submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

“Além de ser mais eficiente, nossa técnica é mais barata, simples e rápida que as utilizadas atualmente para extrair zeína dos resíduos dos grãos de milho”, conta Sérgio A. Yoshioka, autor do trabalho e professor do IQSC. A técnica convencional para obtenção da proteína utiliza os resíduos dos grãos de milho misturados com etanol comum, que passa por processos de evaporação e solubilização para permitir que a zeína seja extraída. Já no método idealizado pelo docente, o procedimento é basicamente o mesmo, mas o etanol tem sua acidez ou alcalinidade alterada, gerando reações químicas que possibilitam a extração de uma quantidade maior da substância (próximo a 100%).

A partir da zeína extraída com a nova técnica, o pesquisador produziu alguns biomateriais 100% biodegradáveis, comestíveis, compostáveis e recicláveis, como saboneteira e canudos. Pelo fato da proteína do milho também poder ser utilizada como filme para revestir alimentos e evitar a invasão de bactérias, aumentando o tempo de prateleira dos produtos, o docente aproveitou a matéria-prima obtida para revestir um queijo e ilustrar sua aplicação. No Brasil, não há bioplásticos fabricados com zeína devido à baixa eficiência dos atuais processos de extração da proteína, o que pode ser ainda mais lamentável tendo em vista que o País é o quarto maior produtor de grãos de milho do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). […]

Um dos objetivos do professor Sérgio, assim como o de todos os pesquisadores que trabalham com o desenvolvimento de diferentes tipos de bioplásticos, é proporcionar novas alternativas ao plástico comum, de origem do petróleo, que pode levar até 100 anos para se degradar e causar graves impactos ao meio ambiente, como a contaminação de rios e intoxicações ou mortes de animais que corriqueiramente ingerem produtos descartados de forma incorreta, como é o caso das tartarugas-marinhas e baleias. Diversas cidades brasileiras, inclusive, têm proibido o uso ou distribuição de plásticos descartáveis, como talheres, copos, pratos, marmitex, canudos de sucos, entre outros. Já os bioplásticos feitos com a zeína poderão se decompor em cerca de três meses.

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), 25/02/2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/novo-metodo-para-extrair-proteina-do-milho-deve-colocar-mais-bioplasticos-no-mercado/ Acesso em 25, fev. 2021

1. Quais elementos estruturais demonstram que esse texto é uma notícia?

2. Qual é o fato noticiado? Em qual parte do texto você encontra essa informação?

3.Qual é a função do subtítulo da notícia?

4. Em qual veículo de informação esta notícia foi publicada? Quais informações você observou sobre a publicação da notícia?

5. Como é chamado o primeiro parágrafo da notícia? Precisa responder a quais perguntas?

O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos. O poema visual tem forma livre e agrega sentido ao todo, é possível retirar alguma interpretação do formato em que o texto foi arranjado.

Leia o poema visual a seguir e responda ao que se pede nas atividades de 6 a 9:

A primavera endoideceu

6. Qual é o assunto do texto?

7. A repetição de algumas palavras do poema demonstra que o autor menciona uma brincadeira, qual?

8. O título e a imagem do poema remetem

a) (  ) à natureza.

b) (  ) aos animais em geral.

c) (  ) às brincadeiras em geral.

d) ( ) aos olhos de alguém.

9. A sonoridade das palavras “zum zum zum…” repetidamente presentes, no centro do poema, pode ser associada

a) (  ) ao voo de um pássaro.

b) (  ) ao movimento de uma abelha.

c) (  )  ao barulho das águas.

d) (  ) à queda de um animal.

10. Sobre o poema visual marque falso ou verdadeiro

a) (  ) é um poema que combina palavras com recursos visuais e gráficos.

b) (  ) no poema visual os recursos visuais e gráficos correspondem às imagens, às cores e à organização das palavras na página.

c) (  )  os poemas visuais não procuram dar movimento e múltiplas significações às palavras escritas.

d) (  ) poemas visuais usam como recursos apenas o verso, a estrofe e a rima.

INFOGRÁFICO

11.  Após a leitura do infográfico, analise as perguntas e responda:

a) Qual a finalidade desse tipo de gênero textual?

b) Qual o assunto abordado no texto?

c) Em que meios de comunicação encontramos textos como esse?

d) Que tipo de informação principal esse texto apresenta ao leitor?

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a atividade, ok?