Revisão do 1º corte – Língua Portuguesa-Atividade 5 - 17/03/2021



Leia o texto, a seguir, para responder às atividades 1, 2 e 3.

Uma opinião sobre o debate de opinião (regrado)

“[…] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo. Sem querer ser pedante, é o que dizia Voltaire, séculos atrás: Aprendi a respeitar as ideias alheias, a compreender antes de discutir, a discutir antes de condenar. Todo mundo ganha com isso.”

(FAUSTO, Sergio. Educação para o debate. O Estado de S.Paulo, 29 maio 2011)

1. O que é e para que serve um debate regrado?

2. Sobre os elementos do debate, marque a alternativa correta:

a) (   ) O debate é um gênero textual oral, onde a argumentação se dá de forma espontânea.

b) (   ) O debate é um gênero textual jornalístico, onde a argumentação é previamente estudada e decorada.

c) (   ) O debate é um gênero textual narrativo, onde a argumentação é narrada como um conto.

d) (   ) O debate é um gênero textual expositivo, onde a argumentação é feita como um seminário.

3. Considere o trecho: “[…] É ótimo que todos queiram participar. Mas é preciso educar-se para o debate. Isso implica desde logo dar-se ao trabalho de conhecer o tema em pauta e ter a disposição de entender o ponto de vista alheio antes de desqualificá-lo.”

Entre as estratégias de progressão textual presentes nesse trecho, identifica-se o emprego de elementos conectores. O elemento conectivo destacado evidencia a ideia de

a) (  ) contraste, oposição, restrição, ressalva.

b) (  ) causa, consequência e explicação.

c) (  ) condição ou hipótese.

d) (  ) prioridade e relevância.

Leia o texto a seguir para responder às atividades 4, 5 e 6.

ABAIXO-ASSINADO Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Lisiópolis   Os cidadãos abaixo assinados, residentes e domiciliados no Bairro Flores, neste município, se valem do presente para solicitar a Vossa Excelência a construção de uma lombada (quebra-molas) na Avenida C, antes do cruzamento com a Rua 14, tendo em vista que esta é a principal via de entrada e saída do bairro, mas cujo acesso é difícil e perigoso em razão da grande velocidade desenvolvida pelos veículos que trafegam naquela avenida.   Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos o presente documento em 15 folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos.   Nomeamos o Sr. Marcos Fabio Rego Ciraulo, como nosso representante caso sejam necessárias maiores informações.   Lisiópolis- SP, 25 de fevereiro de 2021.  
Leonardo Trajano Ferreira                       Rosangela Freitas De Souza
Francinete Maria Paiva                                                       Patricia Ravena Bezerra De Menezes
Hamana Oliveira Queiroz                                                   Emmanuel Albuquerque  

Disponível em < https://www.modelosimples.com.br/modelo_de_abaixo_assinado.html> Acesso em 25 de fev. de 2021. (Adaptada)

4. Que gênero textual é este?

5. Considerando as quatro partes que compõem um abaixo-assinado, complete o quadro abaixo:

Vocativo 
Corpo do texto 
Área de assinatura 
Fim do texto 

6. Assinale V ou F nos parênteses a seguir quanto ao gênero abaixo-assinado:

a) (   ) O abaixo-assinado não é um gênero textual.

b) (   ) O abaixo-assinado é um texto com objetivo de protestar.

c) (   ) Na estrutura deste texto não é preciso parágrafos.

d) (   ) A linguagem usada para fazer um texto assim é a língua popular.

e) (   ) Na estrutura deste texto é preciso vocativo, corpo do texto, local, data, assinaturas.

Leia o texto, a seguir, para responder as atividades 7 e 8.

Relato de experiência científica

O relato de experimento científico tem a função comunicativa de apresentar as etapas de um experimento, os dados obtidos e as conclusões. Para isso, é importante detalhar a sequência de procedimentos que constituirão a experiência. Nesse contexto, entram em cena os materiais a serem utilizados, o manuseio adequado de cada um deles, a descrição detalhada de cada etapa. Aliadas a essa estrutura do texto, reúnem-se outras características típicas do gênero, objetividade, precisão, clareza, frases curtas e impessoalidade.

Disponível em < http://colegioamericanobatista.com.br/acontece-no-cab/relato-de-um-experimento-cientifico-uma-proposta-interdisciplinar-envolvendo-a-quimica-e-redacao/#:~:text=O%20relato%20de%20experimento%20cient%C3%ADfico,procedimentos%20que%20constituir%C3%A3o%20a%20experi%C3%AAncia.> Acesso em 26 de fev. de 2021

7. Quem produz um relato de experiência científica?

a) (   ) Médico.

b) (   ) Jornalista.

c) (   ) Romancista.

d) (   ) Cientista.

8. Cite a função do relato de experiência científica.

Leia o texto, a seguir, para responder as atividades 9, 10, 11, 12.

CONTINHO

Paulo Mendes Campos

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:

— Você aí, menino, para onde vai essa estrada?

— Ela não vai não: nós é que vamos nela.

— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?

— Eu não me chamo não: os outros é que me chamam de Zé.

Disponível em <https://answers.yahoo.com/question/index?qid=20100512115823AADvVXF&guccounter=1> Acesso em 26 de fev. de 2021.

9. O texto é narrativo. Por que é possível fazer essa afirmação?

10. Que tipo de narrador conta a história?

11. Que palavras nos permitem descobrir o foco narrativo escolhido para narrar o continho?

Disponível em <https://armazemdetexto.blogspot.com/2019/05/conto-continho-paulo-mendes-campos-com.html> Acesso em 26 de fev. de 2021.

12. Na frase: “— Ela não vai não: nós é que vamos nela.” As palavras destacadas são pronomes que se referem ao substantivo

a) (   ) soalheira.

b) (   ) poeira; 

c) (   ) figa;

d) (   ) estrada.

Disponível em <http://mgme1.blogspot.com/p/texto-e-interpretacao.html> Acesso em 26 de fev. de 2021

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.