Portal NetEscola

Revisão do 2º corte – História – 9 Ano – Atividade 11 - 14/06/2021

ATIVIDADES

  1. Qual foi o evento que teve início na Inglaterra no começo do século XVIII, foi caracterizada pelo aperfeiçoamento dos processos de trabalho industrial, contribuindo para a substituição das ferramentas pelas máquinas e foi fundamental para a consolidação do capitalismo?

a) (   ) Revolução Francesa b) (   ) Revolução Industrial c) (   ) Revolução burguesa d)(   ) Revolução Inglesa

2. O imperialismo do século XIX constituiu um processo complexo de expansão territorial e disputa entre as nações europeias. Sobre o imperialismo das alternativas a seguir marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

3. Quando o assunto é Imperialismo, alguns conceitos devem ser compreendidos e analisados. Relacione cada um dos conceitos a seguir as suas devidas especificações. 

4. Faça um mapa metal ou esquema da Primeira guerra mundial destacando os principais aspectos. (Caso o espaço seja insuficiente você poderá desenhar o seu mapa mental no caderno destacando cada um desses aspectos).

5. A Primeira Guerra Mundial foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total e durou de 1914 a 1918. Enquanto isso na Rússia, neste mesmo século, em 1917, antes mesmo do fim a Primeira Guerra acontecia um conflito interno, a Revolução Russa. Descreva o que foi a Revolução Russa e quais foram os seus resultados.

6. No começo do século XX, a Rússia era um país de economia considerada atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas). Qual era a situação dos camponeses ou trabalhadores rurais e dos trabalhadores urbanos no contexto da Revolução Russa?

7. Qual era a forma de governo na Rússia Czarista?

8. A Revolução Russa compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917, pelo calendário ocidental) e a Revolução de Outubro (novembro de 1917, pelo calendário ocidental). O que marcou cada uma dessas fases e quais foram os principais personagens de cada uma delas?

9. Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. De acordo com os seus conhecimentos adquiridos com o estudo dos textos nas atividades anteriores, o que é o Socialismo?

10. Complete a citação a seguir usando corretamente as palavras do quadro:

“Lançando a obra_______________________, Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na ideia de que, ao longo da História, as sociedades foram marcadas pelo__________________. Dessa maneira, a sociedade industrial dividia-se em dois grupos principais: de um lado, a___________, detentora dos meios de produção (máquinas, fábricas e terras); e do outro, o ____________________, que vendia sua força de trabalho ao burguês em troca de um salário que o sustentasse”.

11. Segundo os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, a oposição de interesses dessas classes (Burguesia e Proletariado) representava um tipo de antagonismo que, ao longo da trajetória das civilizações, configurou-se de diferentes formas. Segundo eles essa luta de classes era originada por qual motivo?

12. Em relação ao Socialismo, segundo Karl Marx e Friedrich Engels, das alternativas a seguir marque (V)     para as verdadeiras e (F) para as falsas.

13. A Segunda Guerra Mundial compreende o período entre os anos de 1939 e 1945 no qual ocorreu o conflito armado de maior escala da história da humanidade até os dias de hoje. No quadro a seguir especifique as principais causas e consequências da Segunda Guerra Mundial.

14. O que consistiu no período entre guerras?

15. Os regimes Nazista e fascistas foram responsáveis por várias atrocidades no mundo. Dessas atrocidades podemos destacar alguns conceitos como: genocídio, racismo, xenofobia, homofobia dentre outros. Relacione estes conceitos as suas devidas especificações.  

16. Após a Primeira Guerra Mundial, com medo de uma novo conflito Mundial e milhões de mortos, a Inglaterra, França e seus aliados buscaram uma postura amigável, onde em 1938 na Conferência de Munique buscaram pacificar a Europa. Essa tentativa de pacificação foi chamada de Política do Apaziguamento. Explique como se deu essa política de apaziguamento.

17. Complete as citações a seguir com os termos grifados no quadro.

18. Explique com suas palavras porque alguns desses termos da citação estão entre aspas.

19. A partilha da África ocorreu de forma gradual a partir do início do século XIX. Para aplacar os conflitos por territórios, os países interessados se reuniram na Conferência de Berlim. Realizada nos anos de 1884 e 1885. Qual era o principal objetivo desta conferência?

20. Os movimentos de independência da primeira metade do século XX, de modo geral, tiveram pouco sucesso. Após a segunda Guerra Mundial (1939-1945), porém, surgiram condições mais propícias para as lutas. A aprovação de um documento de nível universal veio garantir aos povos do mundo o direito de autodeterminação. Qual foi esse documento?

21. Das alternativas a seguir assinale (V) para as que são verdadeiras e (F) para as que são falsas. A cooperação internacional na busca pela paz entre os povos é um dos principais objetivos da ONU. Por meio da Carta das Nações Unidas, a organização prevê suas metas e missões. Esse documento retrata as expectativas e propósitos da organização para com os povos e governos. Segundo a ONU, os principais propósitos e princípios da organização são:

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.