Revisão do 2º Corte – Matemática – 7º ano – Atividade 11 - 17/06/2021
ATIVIDADES
1. Pedro resolveu esconder um prêmio em um dos números da reta numérica, ilustrada a seguir.
Somos Educação/Arquivo da Editora
Para que uma pessoa descubra onde o prêmio está escondido, deve seguir os passos:
I. Inicie na posição – 1.
II. Ande 3 unidades para a direita.
III. Ande 4 unidades para a esquerda.
IV. Ande 5 unidades para a direita.
V. Ande 7 unidades para a esquerda.
VI. Você está no número onde o prêmio está escondido.
Qual das opções indica o número onde está o prêmio?
A) ( ) – 4
B) ( ) – 3
C) ( ) – 2
D) ( ) – 1
2. Observe os números inteiros a seguir.
Somos Educação/Arquivo da Editora
Se colocarmos esses números em ordem crescente, obteremos a sequência
A) ( ) 11, 7, 1, 0, – 2, – 5, – 8
B) ( ) – 2, – 5, – 8, 0, 1, 7, 11
C) ( ) – 8, – 2, – 5, 0, 1, 7, 11
D) ( ) – 8, – 5, – 2, 0, 1, 7, 11
3. Renata mora em Londres, onde existe uma grande variação de temperatura durante um mesmo dia. Em determinado dia, Renata anotou as seguintes temperaturas no período das 10 às 14 horas:
Qual foi a amplitude térmica calculada por Renata para esse período que ela anotou?
Observação: A amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto.
4. Em uma prova com 50 questões, as seguintes regras de pontuação foram adotadas:
* Para cada questão correta, o candidato ganha 3 pontos.
* Para cada questão incorreta, o candidato perde 2 pontos.
* para cada questão em branco, o candidato perde 1 ponto.
Gustavo fez essa prova e, ao verificar o gabarito, percebeu que tinha acertado 42 questões e errado 5. Qual foi a pontuação de Gustavo?
A) ( )105 pontos.
B) ( ) 110 pontos.
C) ( ) 113 pontos.
D) ( ) 115 pontos.
5. A professora Fernanda solicitou a João que resolvesse no quadro a seguinte expressão.
X = (- 363) ÷ 112 – (- 64) . (- 4)0
O valor de X é igual a
A) ( ) – 61
B) ( ) – 35
C) ( )61
D) ( )35
6. Observe a sequência numérica a seguir e responda o que se pede.
(7, 11, 15, 19, 23, …)
a) Qual é o quarto termo dessa sequência?
b) Essa sequência é finita ou infinita?
c) Qual é o próximo termo dessa sequência?
d) Que lei de formação recursiva pode expressar essa sequência?
7. Complete o quadro de acordo com cada situação e determine se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
8. Divida o número 65 em partes inversamente proporcionais a 2, 3 e 4.
9. Escreva os pares ordenados que representam os pontos correspondentes aos vértices do polígono.
proibidocolar.blogspot.com
10. Construa no plano cartesiano o triângulo cujos vértices são os pontosA(3, 2), B(- 1, – 2) e C(- 2, 3).
Observe as figuras a seguir, e sobre ela responda as atividades 11 e 12.
11. Que tipo de isometria há nas figuras acima?
12. A simetria entre as figuras é central ou axial? Justifique.
Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.