Revisão do 2º Corte – Matemática – 7º ano – Atividade 11 - 17/06/2021

ATIVIDADES

1. Pedro resolveu esconder um prêmio em um dos números da reta numérica, ilustrada  a seguir.

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Para que uma pessoa descubra onde o prêmio está escondido, deve seguir os passos:

I. Inicie na posição – 1.

II. Ande 3 unidades para a direita.

III. Ande 4 unidades para a esquerda.

IV. Ande 5 unidades para a direita.

V. Ande 7 unidades para a esquerda.

VI. Você está no número onde o prêmio está escondido.

Qual das opções indica o número onde está o prêmio?

A) (   ) – 4

B) (   ) – 3

C) (   ) – 2

D) (   ) – 1

2. Observe os números inteiros a seguir.

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Se colocarmos esses números em ordem crescente, obteremos a sequência

A) (   ) 11, 7, 1, 0, – 2, – 5, – 8

B) (   ) – 2, – 5, – 8, 0, 1, 7, 11

C) (   ) – 8, – 2, – 5, 0, 1, 7, 11

D) (   ) – 8, – 5, – 2, 0, 1, 7, 11

3. Renata mora em Londres, onde existe uma grande variação de temperatura durante um mesmo dia. Em determinado dia, Renata anotou as seguintes temperaturas no período das 10 às 14 horas:

Qual foi a amplitude térmica calculada por Renata para esse período que ela anotou?

Observação: A amplitude é a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto.

4. Em uma prova com 50 questões, as seguintes regras de pontuação foram adotadas:

* Para cada questão correta, o candidato ganha 3 pontos.

* Para cada questão incorreta, o candidato perde 2 pontos.

* para cada questão em branco, o candidato perde 1 ponto.

Gustavo fez essa prova e, ao verificar o gabarito, percebeu que tinha acertado 42 questões e errado 5. Qual foi a pontuação de Gustavo?

A) (   )105 pontos.

B) (   ) 110 pontos.

C) (   ) 113 pontos.

D) (   ) 115 pontos.

5. A professora Fernanda solicitou a João que resolvesse no quadro a seguinte expressão.

X = (- 363) ÷ 112 – (- 64) . (- 4)0

O valor de X é igual a

A) (   ) – 61

B) (   ) – 35

C) (   )61

D) (   )35

6. Observe a sequência numérica a seguir e responda o que se pede.

(7, 11, 15, 19, 23, …)

a) Qual é o quarto termo dessa sequência?

b) Essa sequência é finita ou infinita?

c) Qual é o próximo termo dessa sequência?

d) Que lei de formação recursiva pode expressar essa sequência?

7. Complete o quadro de acordo com cada situação e determine se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.

8. Divida o número 65 em partes inversamente proporcionais a 2, 3 e 4.

9. Escreva os pares ordenados que representam os pontos correspondentes aos vértices do polígono.

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10. Construa no plano cartesiano o triângulo cujos vértices são os pontosA(3, 2), B(- 1, – 2) e C(- 2, 3).

Observe as figuras a seguir, e sobre ela responda as atividades 11 e 12.

11. Que tipo de isometria há nas figuras acima?

12. A simetria entre as figuras é central ou axial? Justifique.

Se for possível, clique aqui para baixar ou imprimir a aula.