Semelhança de triângulos – 9° ANO – 3ª semana – Matemática - 27/08/2020
Olá…tudo bem? Vamos iniciar mais uma atividade de matemática? Então vamos lá!!!
1. Observe a figura abaixo
Sabendo que os triângulos ABC e EDC são retângulos em A e D respectivamente, determine a medida do segmento CD.
2. Observe os triângulos abaixo
Sabendo que os triângulos ABC e DEF são semelhantes, determine a medida do segmento EF.
3. Seja o triângulo ABC da figura abaixo com as seguintes medidas: AC = 50 cm; AE = 20 cm e AD = 10 cm.
Sabendo que é paralelo ao lado , determine a medida do lado .
4. Para medir a largura x de um rio sem necessidade de cruzá-lo, foram feitas várias medições como mostra a figura abaixo. Calcule a largura x do rio.
5. Um pai quer dividir um terreno triangular entre dois irmãos, de forma que a cerca de comprimento y que separa o terreno seja paralela a um dos seus lados e que as suas dimensões, em metros, sejam como mostra a figura a seguir.
Determine as dimensões x e y.
6. Na figura abaixo, o segmento BC é paralelo ao segmento ED. Se , e , então a medida do segmento AC é igual a
a) ( ) 180 cm.
b) ( ) 168 cm.
c) ( ) 186 cm.
d) ( ) 160 cm.
7. Uma pessoa, após caminhar 10,5 metros sobre uma rampa plana com inclinação de radianos, em relação a um piso horizontal, e altura de h metros na sua parte mais alta, está a 1,5 metros de altura em relação ao piso e a 17,5 metros do ponto mais alto da rampa.
Sendo assim, a altura h da rampa, em metros, é de:
a) ( ) 2,5
b) ( ) 4,0
c) ( ) 7,0
d) ( ) 8,5
Concluímos!!! Vamos revisar!!!