Semelhança de triângulos – 9° ANO – 3ª semana – Matemática - 27/08/2020

Olá…tudo bem? Vamos iniciar mais uma atividade de matemática? Então vamos lá!!!

1. Observe a figura abaixo

Sabendo que os triângulos ABC e EDC são retângulos em A e D respectivamente, determine a medida do segmento CD.

2. Observe os triângulos abaixo

Sabendo que os triângulos ABC e DEF são semelhantes, determine a medida do segmento EF.

 3. Seja o triângulo ABC da figura abaixo com as seguintes medidas: AC = 50 cm; AE = 20 cm e AD = 10 cm.

Sabendo que  é paralelo ao lado , determine a medida do lado .

4. Para medir a largura x de um rio sem necessidade de cruzá-lo, foram feitas várias medições como mostra a figura abaixo. Calcule a largura x do rio.

5. Um pai quer dividir um terreno triangular entre dois irmãos, de forma que a cerca de comprimento y que separa o terreno seja paralela a um dos seus lados e que as suas dimensões, em metros, sejam como mostra a figura a seguir.

Determine as dimensões x e y.

6. Na figura abaixo, o segmento BC é paralelo ao segmento ED. Se ,  e , então a medida do segmento AC é igual a

a) (    ) 180 cm.

b) (    ) 168 cm.

c) (    ) 186 cm.

d) (    ) 160 cm.

7. Uma pessoa, após caminhar 10,5 metros sobre uma rampa plana com inclinação de  radianos, em relação a um piso horizontal, e altura de h metros na sua parte mais alta, está a 1,5 metros de altura em relação ao piso e a 17,5 metros do ponto mais alto da rampa.

Sendo assim, a altura h da rampa, em metros, é de:

a)  (    ) 2,5

b)  (    ) 4,0

c)  (    ) 7,0

d)  (    ) 8,5

 

Concluímos!!! Vamos revisar!!!

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