Sexualidade e Sistema Endócrino – 8º Ano – 2ª quinzena – 3º corte – AULA e IMPRESSÃO - 15/09/2020

OLÁ!!! VAMOS INICIAR NOSSA ATIVIDADE!!!

 

Hormônios Sexuais

A testosterona, produzida nos testículos, e a progesterona e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais. Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (em indivíduos do gênero masculino) e progesterona e estrógeno nos ovários (em indivíduos do gênero feminino).Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias:

                                                              
Masculinas (13 a 16 anos) → surgimento de pelos pelo corpo (na face, na axila e na região pubiana), aumento em tamanho do pênis, espessamento das cordas vocais, iniciação da espermatogênese.
Femininas (12 a 15 anos) → surgimento de pelos pelo corpo, desenvolvimento da cintura pélvica (quadril), desenvolvimento dos seios, início do ciclo menstrual e ovogênese.

                 A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo hipotálamo (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos), liberando fatores hormonais gonadotróficos, com ação na hipófise (glândula do sistema nervoso) que libera FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante), atuando sobre as gônadas.

                Nos testículos o FSH estimula as células dos tubos seminíferos a desencadearem o processo de divisão meiótica para produção de espermatozoides, enquanto o LH estimula as células intersticiais na produção de testosterona afirmando os caracteres sexuais secundários.

               Nos ovários, o FSH inicia o amadurecimento das células foliculares, estimulando a secreção de estrógeno que prosseguirá com o desenvolvimento do folículo. O LH promove ainda mais a secreção de estrógeno, induzido a ovulação, rompendo o folículo e liberando o ovócito primário.

 

Hormônios e ciclo menstrual

Figura: Ciclo Ovulatório – Variação dos Hormônios. Fonte: MD.Saúde. Acesso em 27 ago. 2020.

 

Na primeira fase do ciclo menstrual, a hipófise secreta o hormônio folículo estimulante (FSH), que, como o nome já diz, irá estimular o desenvolvimento de folículos ovarianos. Por sua vez, os folículos produzem o estrógeno, que estimula o crescimento das células da parede interna do útero, o endométrio, que se torna mais espesso e vascularizado. Essas mudanças preparam o útero para o caso da implantação de um embrião, ou seja, de uma gravidez.

A queda nos níveis de estrogênio e progesterona faz com que as células endometriais se desprendam da parede uterina. Estas células são expulsas do corpo, através do canal vaginal, causando o sangramento característico da menstruação.http://Disponível em: https://tinyurl.com/y4oz5kqf Acesso em: 27 ago 2020.

 

Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor, também chamado de sistema genital, é responsável por proporcionar as condições adequadas para a nossa reprodução. O sistema reprodutor masculino é responsável por garantir a produção do gameta masculino (espermatozoide) e depositá-lo no interior do corpo da mulher. O sistema reprodutor feminino, por sua vez, atua produzindo o gameta feminino (óvulo ou ovócito secundário) e também servindo de local para a fecundação e desenvolvimento do bebê.

Figura: Sistema Reprodutor Masculino e Feminino. Fonte: Brasil Escola. Acesso em 27 ago.

 

Sistema Reprodutor Masculino

                         O sistema reprodutor masculino garante a produção dos espermatozoides e a transferência desses gametas para o corpo da fêmea. Ele é formado por órgãos externos e internos. O pênis e o saco escrotal são os chamados órgãos reprodutivos externos do homem, enquanto os testículos, os epidídimos, os ductos deferentes, os ductos ejaculatórios, a uretra, as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são órgãos reprodutivos internos.

 

 

Sistema Reprodutor Feminino

               O sistema reprodutor feminino servirá de local para a fecundação e também para o desenvolvimento do bebê, além de ser responsável pela produção dos gametas femininos e hormônios. Assim como no masculino, o sistema reprodutor feminino apresenta órgãos externos e internos. Os órgãos externos recebem a denominação geral de vulva e incluem os lábios maiores, lábios menores, clitóris e as aberturas da uretra e vagina. Já os órgãos internos incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero e a vagina.

 

ATIVIDADES

1. Para que surja um novo ser, no caso da reprodução sexuada, são necessárias duas células reprodutoras: a masculina e a feminina. Em nossa espécie, qual a célula reprodutora:

a) Masculina?

b) Feminina?

 

2. Selecione a alternativa que completa as lacunas das afirmações seguintes:

I – A _______________, produzida nos testículos, e a _______________ e o estrógeno, produzidos nos ovários, são exemplos de hormônios sexuais.

II – A produção desses hormônios ocorre devido a estímulos emitidos pelo _______________ (região do cérebro com função reguladora de processos metabólicos).

  1. (  ) hipófise – proteína – cerebelo.
  2. (  ) testosterona – progesterona – hipotálamo.
  3. (  ) gonadotrofina – testosterona – córtex.
  4. (  ) FSH – gônada – ventrículo.

3. Organize as palavras no quadro abaixo e revele a frase relacionada à reprodução dos seres vivos.

Na mulher, uma vez por mês, normalmente um ___________________ sai de um dos seus___________________ e percorre uma das ___________________, encaminhando-se para o útero numa longa viagem. Durante este percurso pode encontrar um __________________________ e dá-se a ___________________. Forma-se então o ___________________ que é a primeira célula do novo ser vivo.

 

4. Analise as afirmações a seguir relacionadas aos processos reprodutivos dos seres vivos.

I – Os ovários são duas estruturas, uma de cada lado do corpo, situadas dentro da cavidade pélvica. São responsáveis pela produção dos óvulos, após o início da puberdade.

II – Os testículos são órgãos pares e ovoides. Após o início da puberdade produzem os espermatozoides e secretam testosterona.

III – Os órgãos genitais femininos externos compreendem os lábios maiores, os lábios menores, o vestíbulo da vagina, o clitóris e o útero.

Quais estão corretas?

a) (  ) Apenas I.

b) (  ) Apenas II.

c) (  ) Apenas I e III.

d) (  ) Apenas I e II.

 

5. Relacione os termos à sua definição adequada.

( A ) Progesterona

( B ) Estrogênio

( C ) Testosterona

(   ) É um hormônio produzido ainda na fase embrionária e a sua presença no embrião é que determinará o desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos.

(     ) É um hormônio produzido pelo corpo lúteo e atua nas diversas fases do ciclo menstrual.

(    ) Hormônio responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual.

 

6. Os hormônios sexuais femininos são responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. São hormônios sexuais femininos:

a) (  ) insulina e glucagon.

b) (  ) testosterona e TSH.

c) (  ) progesterona e estrógeno.

d) (  ) estrógeno e glucagon.

 

                                          Um Forte Abraço - Um Forte Abraço updated their cover photo. | Facebook
                                                               ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!!!
8˚-CIE-2a-quinzena-3˚-Corte-2-1-2Baixar

Baixe aqui seu arquivo e imprima.

CLIQUE AQUI E ASSISTA SOBRE O TEMA HORMÔNIOS.https://youtu.be/oHaVYp4v5NI