Portal NetEscola

Uso consciente de energia elétrica – 3 ª e 4 ª Aula – Ciências – 8 º Ano - 20/05/2020

Olá pessoal? Como estão de quarentena? Vamos para as atividades de hoje?

   Essas atitudes pequenas podem fazer uma grande diferença na conta de energia, mas as casas não são os únicos consumidores de energia elétrica. As escolas, empresas e lojas também podem adotar práticas de economia de energia, como substituir as lâmpadas, usar equipamentos elétricos que consumam menos energia. Os maiores consumidores de energia elétrica são as grandes indústrias, com seus maquinários pesados.

   O impacto do consumo de energia elétrica vai muito além de apenas uma conta cara, os impactos naturais são visíveis também. Quanto maior a demanda de energia elétrica, as usinas hidrelétricas, predominantes no estado de Goiás e no Brasil, ou termelétricas aumentam em quantidade e as consequências podem ser: aumento das áreas de alagamento para fazer a hidrelétrica, aumento da poluição pelo consumo de combustíveis das termelétricas, entre outros.

   Existem várias fontes de energia, como eólica, geotérmica, solar, além da hidrelétrica. Uma opção viável para suprir essa demanda energética, mas com pouco incentivo no Brasil, é o uso de energia fotovoltaica, conhecida como energia solar. Que possui várias vantagens pela proporção de quantidade de energia gerada, desde o espaço usado para instalar quanto pelo custo de instalação.

   A energia fotovoltaica é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento. Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas.

Desejo a todos uma ótima semana! Abraços!

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *