Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Voleibol – Aula 3 - 08/06/2020

Voleibol no Brasil

 

Praticado no Brasil, pela primeira vez, em 1915, hoje o voleibol é um esporte muito conhecido. Inicialmente, era considerado um jogo para meninas, mas com o passar do tempo isso foi mudando.

Vale notar que em 1984 o time de voleibol masculino brasileiro ganhou a sua primeira medalha olímpica nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A medalha conquistada foi de prata, motivo pelo qual a equipe ficou conhecida como Geração de Prata, mas a sua importância foi tão grande que teve o mesmo peso que uma medalha de ouro. Esse momento foi um grande passo para disseminar o vôlei entre homens e mulheres.

 

A Geração de Prata conquistou a primeira medalha olímpica no vôlei masculino para o Brasil

Oito anos depois, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a equipe masculina de vôlei conquistou o tão sonhado ouro. Ao todo, os homens somam 6 medalhas olímpicas, sendo 3 de ouro (1992, 2004 e 2016) e 3 de prata (1984, 2008 e 2012).

Quanto ao time feminino, as mulheres conquistaram 4 medalhas olímpicas, sendo 2 de ouro (2008 e 2012) e duas de bronze (1996 e 2000).

No Brasil, além do voleibol de quadra é muito comum a prática desse esporte na praia. O vôlei de praia começou a ser praticado no nosso país em 1930.

Curiosidades sobre o voleibol

 

  1. Os primeiros jogos de vôlei foram realizados com uma bola constituída por uma câmara de bola de basquete coberta de couro. Hoje ela é geralmente mais leve e feita de couro sintético.

  2. A primeira quadra de voleibol tinha cerca de 15 metros de comprimento por 7,60 metros de largura. Atualmente, a quadra mede 18 metros por 9 metros.

  3. A primeira rede de vôlei possuía uma altura de 1,98 m (do chão ao bordo superior). Atualmente, ela é colocada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.

  4. Inicialmente, a rede tinha um comprimento aproximado de 8,3 metros. Já hoje, ela possui 9,5 a 10 metros de comprimento.

  5. Dia 27 de junho é comemorado o “Dia Nacional do Vôlei”.

 

 

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/voleibol/

 

 

 

 

Equipe Responsável:

Adriana Pereira Santos Silva – Professora de Educação Física – CRE de Quirinópolis

André Rocha – Professor de Educação Física – CRE de Anápolis

Claudinei Lima de Oliveira – Professor de Educação Física – CRE de Morrinhos

Cremilda Martins Batista – Superintendência de Desporto, Arte e Educação

Roberto Cabral dos Santos – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde.

Ronair – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *