Voleibol – Aula 5 - 22/06/2020

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE O CORPO HUMANO.

  • Cérebro:

Proporciona sensação de bem estar.

Melhora a autoestima.

Reduz sintomas depressivos e ansiosos.

Melhora o controle do apetite.

 

  • Como funciona:

A atividade física estimula a liberação de substâncias (serotonina) que melhoram o funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC).

  • Nariz e Garganta

Reduz a ocorrência de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral.

 

  • Como Funciona:

A atividade física estimula a produção de alguns aminoácidos

(Componentes das proteínas) que melhoram a ação protetora do sistema imunológico.                        

  • Pulmões:

Melhora a capacidade pulmonar.

Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio     

 

  • Como funciona:

A atividade física aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares (estrutura de troca de gases), melhora o aproveitamento de oxigênio pelos pulmões. Desse modo, a respiração fica mais eficiente.

 

  • Coração:

Melhora o funcionamento do coração (para um mesmo esforço, o trabalho cardíaco passa a ser menor).

Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse

Reduz doenças cardíacas (angina, infarto, arritmias, insuficiência etc.)

Aumenta a sobrevivência até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto.

       

  • Como funciona:

Estimula uma melhor vascularização (aumenta a irrigação de sangue para o próprio coração), o que garante melhor funcionamento do órgão.

Reduzem fatores de risco para artérias coronárias – como pressão arterial e colesterol.

  • Abdome saliente (barriga):

Facilita a perda de peso ou a manutenção do peso desejado.     Combate a obesidade.

 

  • Como funciona:

Reduz a gordura localizada no abdome e aumenta a massa muscular.

O músculo é um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia.

  • Pâncreas:

Facilita o controle do diabetes.

 

  • Como funciona:

Diminui a resistência a ação da insulina (hormônio que facilita a entrada de glicose nas células), favorecendo um melhor controle dos níveis de açúcar no sangue.

  • Pernas:

Diminui edemas, varizes e o risco de trombose

 

  • Como funciona:

Aumenta a pressão dos músculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espécie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a força da gravidade e voltar mais facilmente ao coração.

 

  • Vasos Sanguíneos:

Reduzem obstruções nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gorduras), derrames cerebrais e infartos.

  • Como funciona:

Reduzem as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol bom), que protege contra formação de placas de gorduras nas artérias. Combate a hipertensão, reduzindo os níveis de pressão arterial.

  • Músculos:

Fortalece a massa muscular.

Aumenta a flexibilidade.

 

  • Como funciona:

 A atividade física estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do corpo humano.

 

 

  • Ossos:

Reduzem os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.

 

  • Como funciona:

Estimula a proliferação dos chamados osteoblastos (células que contribuem para o crescimento do tecido ósseo).

 

ATIVIDADE PROPOSTA

 

1) Marque a alternativa correta:

 

(  ) A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na Cultura Corporal.

 

(  ) A disciplina de Educação Física não auxilia no desenvolvimento global do indivíduo?

 

2)Cite quatro benefícios da prática de Atividade Física regular:

 

 

3)Cite dois efeitos do Exercício Físico sobre o corpo humano:

 

4)Cite dois efeitos do Exercício Físico sobre o Cérebro:

 

 

5)Cite dois efeitos do Exercício Físico sobre os Pulmões. E como funciona?

 

 

6)Cite dois efeitos do Exercício Físico sobre os músculos. E como funciona?

 

 

 

 

 

Equipe Responsável:

Adriana Pereira Santos Silva – Professora de Educação Física – CRE de Quirinópolis

André Rocha – Professor de Educação Física – CRE de Anápolis

Claudinei Lima de Oliveira – Professor de Educação Física – CRE de Morrinhos

Cremilda Martins Batista – Superintendência de Desporto, Arte e Educação

Roberto Cabral dos Santos – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde.

Ronair – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde

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