Voleibol – Aulas 1 e 2 - 01/06/2020

Introdução ao Voleibol

Histórico

 

¨O Voleibol foi inventado por William Morgan, em 1895 na cidade de Massachussetts nos Estados Unidos. Inspirado no badminton e desenvolvido para ser um jogo recreativo para senhores, consistia em manter a bola em voleio por cima da rede que dividia a quadra ao meio. Daí o nome “Voleibol”.

 

O primeiro nome do voleibol foi Mintonette ( Minton de badminton e net: rede em inglês).

A primeira bola foi feita a partir de uma câmara de ar de uma bola de basquete.

Mais tarde, Morgan solicitou a firma A.G..Stalding &.Brothers a fabricação uma bola para o referido esporte. 

CARACTERÍSTICAS DO JOGO

 

O voleibol é um jogo em que os jogadores usam principalmente as mãos, porém não é permitido carregar (conduzir) ou segurar a bola. A bola deve ser lançada para o campo adversário, e vice-versa, por cima da rede que separa os campos de cada equipe.


 

¨O objetivo do jogo é fazer com que a bola caia no chão do campo adversário. Quando uma equipe não consegue devolver a bola dentro da área de jogo (bola fora) ou quando, utilizando até 3 toques, não consegue devolver a bola, a equipe adversária marca ponto.

 

¨Uma partida é disputada com 12 jogadores, 6 de cada equipe, sendo 1 deles o líbero.

 

¨O voleibol é disputado em sets. Para vencer um set a equipe deve marcar 25 pontos e obter uma diferença mínima de 2 pontos sobre o adversário (ex.: 25×23). Caso não consiga esta diferença (ex.:25×24), o set continua até que uma das equipes obtenha 2 pontos de diferença sobre a outra (ex.:26×24; 27×25…).

¨Para vencer uma partida, a equipe deve ganhar 3 sets.

¨Quando há empate em 2 sets (ex.: 2×2), a partida é decidida no 5º set chamado Tie Break, onde é necessário atingir a contagem de apenas 15 pontos com uma diferença mínima de 2 pontos em relação ao adversário (ex.: 15×13).

 

¨Os jogos oficiais de Voleibol devem ser conduzidos por 2 árbitros, 2 ou 4 fiscais de linha e 1 anotador.

 

 

Material produzido por: Professor André Rocha.

Deixe um comentário