Portal NetEscola

Portal de conteúdo para alunos da Rede Pública de Goiás.

Voleibol – Um pouco de História de Voleibol - 01/06/2020

O voleibol foi idealizado por WILLIAM MORGOAN na Associação Cristã de Holyoke, Massachusetts, Estado Unidos da América, por volta de 1895.

Inspirado no tênis e desenvolvido para um jogo recreativo para senhores, o voleibol era lento e pouco movimentado. Consistia em manter a bola em voleio por cima da rede que dividia a quadra ao meio a 190m do chão. Daí o nome voleibol.

Introduzido nas escolas, logo alcançou grande popularidade e, com modificação de algumas características, tornou-se um jogo rápido e movimentado que exige bom preparo físico e técnica apurada.

Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que regulamenta o esporte em todo Mundo.

Hoje o voleibol disputa a preferência internacional como um dos Desportos mais praticados da atualidade.

Não se sabe ao certo quando o voleibol chegou ao Brasil. Há quem afirme que o Colégio Marista de Pernambuco foi quem realizou a primeira partida de voleibol em solo brasileiro. Hoje temos documentos que provam que o voleibol foi introduzido no Brasil pela Associação Cristã de Moços.

No primeiro Campeonato Sul-Americano de Voleibol, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em 1951, o Brasil ganhou o título nas categorias masculina e feminina. Participando pela primeira vez de uma Olimpíada, em 1964, no Japão, a seleção classificou-se em sétimo lugar na categoria masculina.

Em agosto de 1954, foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol, com a finalidade de regulamentar a prática do esporte no país.

Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado lugar de destaque no voleibol internacional. No masculino conquistou a medalha de prata nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1988, e se consagrou definitivamente ao chegar à medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 e na Liga Mundial em 1993. De 2002 a 2006, a Seleção completou quatro anos de domínio absoluto no vôlei, com dois títulos Mundiais e um Olímpico. Façanha só conseguida pela então URSS e pelos EUA.

Em julho de 2010 a seleção brasileira conquistou o ênea campeonato da Liga Mundial da FIVB (1993, 2001, 2003, 20042005, 2006200720092010), tornando-se a seleção nacional mais bem-sucedida da história do campeonato.

No feminino, conquistou a medalha de ouro pela Grand Prix em 1994, na disputa realizada na Ásia, e medalha de prata no mundial realizado no Brasil em 1994. É o time mais bem-sucedido na história do Grand Prix da FIVB, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou o torneio com doze títulos (1994199619982004, 20052006, 2008200920132014 2016 e 2017).  Em 23 de agosto de 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica e nos Jogos de Londres em 2012 sagrou-se bicampeã Olímpica.

 

Riscos de jogar voleibol

Qualquer prática de atividade física pode oferecer algum risco se não for praticada com orientação e concentração.

O que mais costuma se destacar no vôlei são as lesões de torção. Isso porque, pelo movimento de pular e aterrissar sob o solo, o jogador corre o risco de torcer os pés se não cair estabilizado.

Cuidados para praticar

 

A prática de esporte deve ser regular e constante para evitar lesões e complicações cardíacas.

Cuidar da alimentação é essencial e realizar exames periódicos pode ajudar a evitar problemas posteriores. Até por isso é essencial ter um acompanhamento profissional, para que você consiga ser orientado da maneira correta.

Quando associada a outras atividades físicas, o vôlei apresenta menos riscos de lesões.

 

 

Contra indicações

 

O vôlei é um esporte que praticamente não apresenta contraindicações, já que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Antes de começar a praticar, é fundamental realizar exames médicos para avaliar a condição física e de saúde. Essas pessoas com problemas de saúde precisam consultar um médico para saber quais são suas restrições.

Não é aconselhado praticar o esporte as pessoas que sofrem de alguma restrição física dos braços, problemas de coluna ou nos joelhos, pessoas que possuam alguma restrição cardiovascular também devem ficar atentas. Todas essas condições devem ser avaliadas por um profissional.

 

ATIVIDADE PROPOSTA

  1. Em que consistia o voleibol?

  2. Qual o nome do idealizador do Voleibol? Onde e quando ele foi idealizado?

  3. Em que ano foi fundada a FIVB?

  4. Por ser um jogo rápido e movimentado o que o voleibol exige do jogador?

  5. O que significa CBD?

  6. O que foi criado em 1954? E qual a sua finalidade?

  7. Complete as lacunas de acordo como texto:

 

a) Qualquer prática de atividade física pode oferecer algum risco se não for praticada com _______________________ e _________________________.

 

b) Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado lugar de destaque no voleibol ___________________________. No masculino conquistou a medalha de prata nos jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1988, e se consagrou definitivamente ao chegar à medalha de ouro nos jogos _________________________ _____ ________________________ em 1992.

 

c) Cuidar da ________________________ é essencial e realizar exames periódicos pode ajudar a evitar problemas posteriores. Até por isso é essencial ter um acompanhamento ________________________, para que você consiga ser orientado da maneira correta.

 

d) O vôlei é um esporte que praticamente não apresenta contraindicações, já que pode ser praticado por pessoas de ________________

Antes de começar a praticar, é fundamental realizar __________________ para avaliar a condição física e de saúde. 

 

Material Produzido por:

Adriana Pereira Santos Silva – Professora de Educação Física – CRE de Quirinópolis

André Rocha – Professor de Educação Física – CRE de Anápolis

Claudinei Lima de Oliveira – Professor de Educação Física – CRE de Morrinhos

Cremilda Martins Batista – Superintendência de Desporto, Arte e Educação

Roberto Cabral dos Santos – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde.

Ronair – Professor de Educação Física – CRE de Rio Verde

Últimos Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *