Com dificuldades de estudar em casa? - 02/04/2020

A gente preparou algumas dicas legais para você?

Apesar de já estarmos habituados com a internet, redes sociais e a tecnologia dentro de nossas casas, na hora que é para estudar nem sempre é tão fácil.

Os pais, irmãos, gato, cachorro, o vizinho chamando, a televisão ligada, nossa como tem coisas que nos tiram a atenção. Mas saiba que, apesar disto tem alguns jeitinhos para tornar o estudo algo legal e você se sair bem neste período de quarentena.

Então vamos lá!

1. O ambiente

Hum, sabemos que nem todo mundo tem possibilidade de ter um canto para “chamar de seu”, mas é possível arrumar um jeito de criar um ambiente favorável aos estudos. Em primeiro lugar este canto deve ser único, não fique de galho em galho, um dia na sala, outro dia na cozinha e por ai vai. Se você não tem um lugar exclusivo, escolha um lugar que tenha boa iluminação, que seja o mais longe possível de coisas que irão tirar sua atenção. Não deixe televisão ligada ou qualquer coisa que irá atrapalhar sua concentração. E nesta hora, você terá que contar com a ajuda de sua família, converse com seus pais e irmãos para que eles não tirem sua atenção no momento em que estiver estudando. Há, este local tem que ter um certo aconchego, você deve se sentir bem neste ambiente, então coloque algumas coisas que façam você se sentir bem, como um quadro, alguns adereços, use sua criatividade. Se possível, uma mesa adequada e cadeira que se sinta confortável, tudo isso ajuda a você se sentir bem e concentrado em seus estudos. E evite estudar na cama, pois você terá que lutar com aquele soninho que bate quando estamos estudando. O ideal é mante os pés direto no chão, faz com que o corpo fique mais acordado.

2. A Internet é uma ótima aliada

Não adianta ser organizado e impecável com seus materiais, saber de tudo que precisa fazer, se você não puder estudar porque sua conexão não está legal. Certifique-se sempre que está tudo certo com a sua internet – ela será a sua grande aliada.

3. Seja organizado e crie uma rotina de estudos

Sabemos que se você não estivesse que estudar em casa, certamente estaria na escola por, no mínimo quatro horas, então continue a reservar o mesmo tempo para os estudos, a vantagem de se estar em casa, é que você pode intercalar os estudos de maneira a não cansar tanto.

Crie um horário para cada matéria, não pare no meio do caminho, se estiver cansado, pare no final de um tópico, levante, faça alongamentos, tome uma água ou faça um lanchinho, mas retorne logo para os estudos e termine o que foi planejado para aquele momento.

4. Estabeleça Metas

Faça uma lista de tudo que deverá estudar e dos exercícios que fará no dia, na semana. Coloque tudo por escrito e siga rigorosamente o seu planejamento. Existem vários aplicativos na internet que poderá lhe auxiliar nesta organização.

Tenha Metas

5. Dê umas paradinhas

Você não está na escola, então não precisa estudar 4 horas seguidas, até mesmo na escola você para um pouquinho não é. Na sua programação, crie intervalos de tanto em tanto tempo. Existe um método chamado Pomodoro, não não é molho de tomate, é um método que consiste em intercalar períodos de trabalho e descanso. Por exemplo, você pode estudar 25 minutos intercalando com uma pausa de 5 minutos. Isso tudo para melhorar a sua produtividade. Agora, se você for distraído e achar que isso pode te prejudicar, faça uma pausa a cada hora. Aproveite para ir ao banheiro, veja o céu (se puder), tome uma água ou coma alguma coisinha. Você vai ver como o seu estudo será mais dinâmico e produtivo!

6. Cuidado com o Celular

Redes sociais na hora do estudo é uma tentação, mas não se deixe levar. Foque no conteúdo repassado, nas videoaulas, veja o que os professores têm a dizer, foque nos resumos, mas não pegue o celular. Uma dica legal é deixar no modo avião ou configurar para não notificar a cada mensagem recebida. Outra dica importante, além do uso do celular, é evitar deixar as redes sociais abertas no computar enquanto você estuda. E se você usa somente o celular para estudar ai é interessante desativar as redes sociais, a não ser aquela que você necessita para tirar dúvidas com colegas e professores.

Cuidado com o Celular

7. Faça resumos e revise com frequência

Faça resumo de todo material que lhe foi enviado, discuta com professores e colegas de classe, participe de fóruns de discussão e, por fim, faça sempre revisões. Se possível, a cada conclusão de matéria ou de um assunto.

As revisões vão te ajudar a fixar o conteúdo. Consulte as anotações, pesquise com material complementar, amarre muito bem os assuntos que você, com certeza, vai mandar bem! Para lhe ajudar nisto, pesquise sobre mapas mentais, são ótimos para memorização do conteúdo.

É isso ai, é só um pouquinho que fará diferença nos seus estudos e você sairá muito bem nas avaliações, além é claro de aprender mais sobre o conteúdo, o que é o mais importante!

E se precisar de mais conteúdos para aprimorar seus conhecimentos, veja as dicas de Sites de Conteúdos clicando na imagem abaixo:

Últimos Comentários

Comentários não permitidos.